Administração da educação

O desenvolvimento das universidades, centros universitários, faculdades, escolas de educação básica, cursos livres e universidades corporativas se deve fundamentalmente à um excelente processo de gestão.
Através de um sistema de consultoria e assessoria, prestadas de forma permanente ou específica, por intermédio de profissionais altamente capacitados, os trabalhos são realizados de forma presencial ou através dos mais eletrônicos.
As consultorias em desenvolvimento institucional têm feito o diferencial em instituições e empresas educacionais em todo o Brasil.
1 – Consultoria e Assessoria
O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação tem suas origens nas atividades de assessoria administrativa, jurídica e educacional.
Desde sua fundação o setor recebe as atenções especiais eis que todas as unidades de ensino, independentemente de possuírem finalidade lucrativa ou meramente social, necessitam ser administradas empresarialmente.
Os serviços são realizados de forma específica ou permanente, dentro das necessidades das entidades mantenedoras ou organizações mantidas.
Existe disponibilidade para três tipos de Consultoria na área de Administração:

Consultoria em Desenvolvimento de Escolas de Educação Básica

Consultoria em Desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior

Consultoria em @dministração da Educação On Line

2 – Revista @dministração da Educação
A revista @dministração da Educação é o mais recente periódico editado pelo Instituto. Contém artigos de especialistas, informações técnicas, textos de apoio ao processo de gestão de escolas públicas e privadas, “cases” exitosos e mecanismos de orientação ao pessoal de alta gerência e a demais colaboradores que atuam no cotidiano de estabelecimentos desde educação infantil até universidades e centros de pesquisas e pós-graduação.
Sua circulação é bimestral sendo disponibilizada pela internet.
3 – Encontros e seminários de Administração da Educação
O Instituto vem promovendo encontros específicos, sob demanda, para atender a itens pontuais de interesse das instituições de ensino.
Realiza, periodicamente, os Seminários Brasileiros de Administração da Educação.
A produção científica dos mesmos é divulgada em edições da Revista @dministração da Educação.
4 – Estudos Técnicos
Uma série especial de trabalhos caracteriza-se pelos Estudos Técnicos, que são desenvolvidos a partir de situações específicas.
Os mesmos são disponibilizados pela internet permitindo não só a orientação aos dirigentes educacionais, como também debates entres os principais colaboradores nas organizações de ensino.
5 – Consultoria e assessoria a entidades e associações que congregam instituições e empresas.
Um outro tipo de serviço é prestado pelo Instituto, com foco, entretanto, nos assuntos macro-educacionais.
Os temas são tratados de forma mais coletiva e a defesa dos interesses é feita para as unidades de ensino associadas.
Vem colaborando atualmente com Associações científicas e Sindicatos de Estabelecimentos de Ensino, permitindo que novos sistemas gerenciais possam implantados, viabilizando o desenvolvimento dos mesmos.
6 – Cursos, palestras e conferências
O Instituto realiza cursos abertos ou fechados (para grupos específicos), palestras e conferências de forma presencial ou através de teleconferências transmitidas pela internet.
7 – Curso de Especialização Profissional em Administração da Educação
O curso tem duração equivalente a 400 horas, sendo ministrado através de Educação a Distância, pela internet. Compõem a estrutura curricular quatro unidades didáticas: Novas Tendências em Administração, Técnicas de Administração da Educação, Legislação da Educação e Administração Estratégica da Educação.
Ao final há uma produção científica mostrando de forma objetiva a agregação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
8 – Curso de Administração da Pequena e Média Escola
O Instituto disponibiliza o Curso de Administração de Pequena e Média Escola que tem por objetivo contribuir com os gestores dos estabelecimentos de ensino no cotidiano educacional. A carga horária equivale 80 horas de estudos, sendo o curso ministrado em módulo único e através de educação a distância.
9 – Guias Práticos
Dentro da área de Administração da Educação são disponibilizados diversos Guias Práticos, todos elaborados pela equipe do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação.
Os mesmos são disponibilizados na versão CD-Rom e impressa, atendendo aos interesses dos dirigentes das instituições.
Atualmente já se encontram disponibilizados:

Guia Prático do Diretor de Escola

Redução de Custos na Escola

Redução de Inadimplência nas Sociedades Educacionais

Sistemas de Matrícula

Modernização de Secretaria Escolar

Planejamento e organização de Colônia de Férias

Técnicas de Organização de Biblioteca Escolar

Orientações Técnicas Aplicáveis às Escolas de Educação Básica e Superior

Direitos e Deveres na Educação

10 – Informativos
Os periódicos representam o sistema de encaminhamento permanente de orientações às instituições de ensino de qualquer grau ou modalidade.
Transmitidos pela internet existem atualmente três tipologias:

Informativo do Ensino Superior

Informativo de Educação Municipal
Todos os periódicos são mensais, contendo as informações mais relevantes para os diretores e demais pessoas ligadas diretamente à instituição.