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Orientações às instituições educacionais para implantação de mecanismos alternativos para atendimento aos alunos

Diariamente a equipe do IPAE está acompanhando as novas normas aplicáveis às instituições de educação educacionais de todos os níveis e modalidades. Com o objetivo de orientar às entidades vem procedendo a verificação de sua aplicabilidade conforme a característica de cada estabelecimento de ensino.   As universidades, centros universitários e faculdades têm normas federais.   Já as escolas de educação básica (fundamental e médio), as diretrizes são estaduais e as de educação infantil, emanam dos Conselhos Municipais de Educação. Há também as de carater geral.   Um posicionamento inicial do IPAE aborda os seguintes aspectos:

a) adoção de mecanismos que minimizem os riscos de impactos diretos nos professores e demais colaboradores.   Eles são importantes aliados; 

b) intensificação de sistema de relacionamento com alunos e familias; 

c) verificação das melhores formas de transmissão dos conteúdos educacionais para os alunos, respeitando as individualidades; 

d) cômputo desses dias de ausência de aulas presenciais como dias letivos;

e) elaboração, se necessário, de Guias de Estudos para os livros que vinham sendo usados.   Esses guias podem ser em textos, audio ou vídeos; 

f) elaboração de um plano de aprendizagem e envio para os alunos, mantendo os professores nos horários prefixados à disposição dos mesmos;

g) alteração do projeto pedagógico de forma que seja contemplado o que está mencionado no item “c” do voto do relator no Parecer 31, de 2002, do Conselho Nacional de Educação.   Esse procedimento não precisa ser imediato, mas é recomendável que seja ainda nesse semestre). 

h) manutenção da equipe de atendimento em atendimento “home office”; 

i) observância, pelas escolas de educação básica, das normas que estão sendo editadas pelos Conselhos Estaduais (e do DF) de Educação e Conselhos Municipais de Educação e pelas instituições de ensino superior das normas que forem emanadas pelo Ministério da Educação

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