PAPED - Programa de Apoio a Pesquisa em Educação a Distância

 

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação a Distância, instituiu em 1997 o PAPED. Embora os recursos destinados ao programa sejam pequenos houve um razoável fluxo de pedidos a alguns trabalho atendidos.

A Revista Brasileira de Educação a Distância relaciona os pesquisadores e respectivos temas nesses anos e ressalta que importantes contribuições científicas aconteceram para o setor.

A listagem completa dos projetos é a seguinte:

 

1997

Nível

Aluno/Instituição

Projeto

M

Alda Maria Duarte A. Castro
(Educação/ UFRN)

Um Salto para o Futuro – uma solução na capacitação do professor?

M Marcia Oliveira Campos (Educação/ UFC)

Cabri- Géomètri: uma aventura epistemológica.

M

Maria Marly de O. Coelho
(Educação / UA)

Educação a Distância: uma proposta metodológica para a formação do professor leigo rural.
M

Luciete Bastos de Andrade
(Educação / UFMT)

Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância – o caso do Curso de Licenciatura Plena em Educação  Básica de 1ª a 4ª Série do 1º Grau através da modalidade de Educação a Distância.

D

Maria Julia Giannasi
(C. Informação/UNB)

Educação Continuada a Distância no Ambiente das Redes Eletrônicas de comunicação.
D

Marcilia Chagas Barreto
(Educação/UFC)

Contribuições do Telensino à Construção de Estruturas Mentais.
D

Mirza Seabra
(Educação/UNIMEP)

O Projeto TV Escola na Formação de Professores Reflexivos.

 

1998

Nível Aluno/Instituição Projeto
M

Manoel José Decon
Hiperlab/UFSC

Desenvolvimento de Ambiente Hipermídia para Capacitação de Professores com Relação a Geometria Analítica.
M

Lúcia Amaral Hidalgo
(P-G Educação/UNESP)

TV Escola e Supervisão Escolar: experiência na Rede Pública de Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Londrina / PR.
M

Maria Bernadeth Abreu Marques
(EBAP / FGV-RJ)

Programas da SEED – TV Escola e PROINFO – impactos nas escolas públicas do RJ.
M

Sofhia Roslindo Pimenta
(PPGE – UERJ)

Avaliando o Impacto da Utilização de Softwares na Escola.
M

Mônica Regina Ferreira Lins
(PUC / UERJ)

Educação a Distância  e TV Escola – a palavra, a imagem e o professor na Era da Informação.
M

Nara Maria Pimentel
(PPG em Educação – UFSC)

Educação Continuada a Distância e o uso das Novas tecnologias de Comunicação e Informação na Formação de Professores.
M

Maria Eveline Leite de Oliveira
(PPG em Educação – UFC)

Internet, Educação e Distância.
M

Antônio José Melo Leite Júnior
(Computação – UFC)

Um Ambiente Virtual Coorporativo Multiusuário Voltado para Aprendizagem.
M

César Olavo de Moura Filho
(LAR - ETFCE)

Uma Investigação no Ensino Tecnológico a Distância, com Ênfase em Videoconferência.
M

Álvaro de Azevedo Dias
(Engª de Produção –  UFSC)

Museu Virtual da Ilha de Santa Cataria.
M Alessandra Meleiro
(Inst. de Artes – UNICAMP)
Contibuição das Novas Tecnologias da Comunicação para o Ensino das Noções sobre Estrutura Atômico-Molecular .
D Rafael Humberto Scarpin
(PPG em Física – USP)
Desenvolvimento, Tese de Avaliação de Ferramentas para o Ensino de Física Via Internet.
D

Edilene Vieira Machado
(PPG em Educação – USP)

Mídia na Escola  – Possíveis Usos da TV no Ensino de Língua Materna.

 

1999

Nível Aluno/Instituição Projeto
M

César Augusto Müller
(UNISC/Informática)

Análise das Interações no Processo de Ensino  e Aprendizagem em Educação a Distância.
M

Edson Luiz Michalkiewicz
(UFPR/Comunicação)

Influência da Telemedicina na Prática Clínica da Cirurgia Pediátrica  do Instituto Materno Infantil de Pernambuco.
M

Ernesto Macedo Reis
(UFRJ/ CEFET/ Informática)

Desenvolvimento e Avaliação de um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância para a Formação Continuada de Professores: Os Primeiros Passos da Academia Virtual.
M

Francine Bica
(UFRGS/Informática)

Eletrotutor III – Uma abordagem Multiagente para o Ensino a Distância.
M

José Marques Soares
(UFC/ Informática)

Modelagem, Análise e Implementação do Sistema IBW Invente – Investigação do Ensino Tecnológico a Distância.
D

Cláudia Maria de Lima
(PUCCAMP/Educação)

Educação a distância e TV Escola: apropriações de professores em formação contínua.
D

Ernani Almeida Ferraz
(UFJF/Comunicação)

Teleducação para o Trabalhador Brasileiro.
D

Frederico Faúla de Sousa
(UFLA/Informática)

Software Educativo – Desenvolvimento de Aplicativo Multimídia de Treinamento em Pós-Colheita de Produtos Agrículas.
D

Marta Costa Rosatelli
(UFSC/
Engenharia de Produção)

Um Ambiente Inteligente para Aprendizado Colaborativo no Ensino a Distância Utilizando o Método de Casos.
D

Simone Albuquerque da Rocha
(UNESP/Educação)

Proformação no Mato Grosso: Um Estudo sobre o Impacto do Programa na Prática dos Professores Leigos.

 

2000

Nível

Aluno/Instituição

Projeto

D Alfredo Eurico Rodrigues Matta
(UFBA - Educação)
Procedimento de Autoria Hipermídia em Rede de Computadores, um Ambiente Mediador Para o Ensino/Aprendizagem de História.
D Araci Hack Catapan
(UFSC - Engenharia de Produção)
Tertiun Indicadores Pedagógicos Para Mediação em Tecnologia Avançada de Comunicação Digital.
D Cássia Virgínia Coelho de Souza
(UFBA - Música)
Educação Musical a Distância: Um estudo sobre um programa de educação musical para professores das quatro primeiras séries do ensino fundamental.
D Elise Barbosa Mendes
(UFSC - Engenharia de Produção)
Construção de Ambientes de Aprendizagem no Ensino Médio por Meio de Computador e WWW.
D Ricardo Azambuja Silveira
(UFRGS - Ciências da Computação)
Modelagem Orientada a Agentes Aplicada a Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino Jade.
M Acyr José Tedeschi
(UFPR - Informática)
Vídeo sob demanda e em Tempo Real para Educação Médica.
M Alessandra Pereira Rodrigues
(UFRGS - Computação)
Agente Avaliação de Ensino-Aprendizagem em Ensino a Distância.
M Luciane Sayuri Sato
(UFRGS - Psicologia Social e Institucional)
A Dinâmica de Auto-Organização de uma Comunidade Virtual como Sistema Enativo.
M Maria de Lourdes Coelho
(UFMG - Educação)
Desejos e Resistências dos Professores Universitários Frente às novas tecnologias da Informação e Comunicação: Um estudo de caso de formação continuada de professores na modalidade de educação a distância via Internet.
M Vanessa Lindmann
(UFRGS - Computação)
Diagnóstico baseado em Modelo para Análise do Comportamento do Aluno em Sistemas Tutores.
M Wesley Peron Seno
(UFSCAR - Ciências da Computação)
Especificação de um ambiente para Suporte à Educação a Distância apoiando por um banco de dados multimídia.

 

2001

Nível Aluno Instituição

Projeto

D Regina Célia de Souza Cajazeira
(UFBA - Música)
Educação à Distância para Músicos de Filarmônica
D Edson Luiz Michalkiewicz
(UFPR - Ciências da Saúde (Medicina III))
Telemedicina em Cirurgia: Aprendizado à Distância em Cirurgia Oncológica Pediátrica
D Jairo Getúlio Ferreira
(UFRGS - Educação)
Discurso e Cognição: Restrições e Possibilidades de Cooperação e Autonomia em Espaço Telemático
D Lúcia Aparecida Ribeiro Nogueira
(UFRJ - Engenharia)
Reengenharia do Processo de Ensino Aprendizagem. Ambientes Multi-Sensoriais para o Ensino a Distância Mediado por Computador: Uma Proposta Alternativa ao Paradigma Excludente da Presencialidade e da Palavra Escrita e Documentada
D Bernardete Trindade
(UFSC - Engenharia)
Ambiente Híbrido para a Aprendizagem dos Fundamentos de Desenho Técnico para as Engenharias
M Daniel Ribeiro Mill
(UFMG - Educação)
Elementos Constitutivos do Processo de Trabalho Docente em Educação a Distância por Ambientes Virtuais de Aprendizagem
M José Pereira Emiliano
(UFRGS - Ciência da Computação)
JAVAL - Um Modelo de Ambiente para Avaliações em ambietes de EAD, Empregando Agentes Embarcados
M Maurício Gregianin Testa
(UFRGS - Ciências Sociais Aplicadas - Administração)

Fatores Críticos de Sucesso na Implementação e Gestão de Programas de Educação a Distância através da Internet

M Giovani Lima de Souza
(UFRGS - Física)
Experimentação Remota para o Ensino de Física
M Taís Rabetti Giannella
(UFRJ - Ciências da Saúde
)
Desenvolvimento e Avaliação de um Ambiente Virtual de Tecnologia Educacional para Docentes Universitários
M Deisi Iara Gomes Alves Tirado
(UFSC - Engenharia)
EducNet: Um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Redes de Banda Larga a Baixo Custo
M Thaís Zerbini
(UNB - Psicologia)
Avaliação dos Recursos e Procedimentos Instrucionais de Treinamento a Distância e seus efeitos sobre Satisfação, Aprendizagem e Transferência de Aprendizagem

 

2002

Nível Aluno Instituição

Projeto

D

Patrícia Augustin Jaques
(Inteligência Artificial na Educação/UFRGS)

Um agente pedagógico animado que interage afetivamente com o aluno
D

Vânia Cristina P. Nogueira Valente
(Engenharia Civil/USP)

Desenvolvimento de um ambiente inteligente e interativo para o aprendizado de Geometria Descritiva
D

Maria Aparecida Martins Souto
(Sistemas de Informação e Inteligência Artificial/UFRGS)

Diagnóstico Cognitivo do Aluno Através do uso de Redes Bayesianas de Crença em um Ambiente de Treinamento Adaptativo na Web
D

Luciano Andreatta C. da Costa
(Engenharia /SUL)

As novas tecnologias de e das comunicações aplicadas ao ensino a distância na engenharia
D

Elomar Christina V. Castilho Barilli
(Ciência da Computação/UFRJ)

Aplicação de Métodos e Técnicas de Realidade Virtual como Elemento Estratégico para Formação Profissional Permanente de Recursos Humanos cuja Competência exija o Desenvolvimento de Habilidades Motoras: uma proposta de aplicação no campo da saúde
D

Roberta Cavalcanti Pereira Nunes
(Engenharia da Produção/UFRJ)

O Aprendizado através do Desenvolvimento de Projetos: Uma proposta de Gerenciador de documentos em Plataforma Web
D

Miramar Ramos Maia Vargas
(Psicologia/UnB)

Educação a Distância e Mudança Organizacional: uma análise do novo modelo de treinamento e desenvolvimento de pessoal nas organizações do século XXI.
D

Rêmulo Maia Alves (Engenharia de Computação/Sistemas de Informação/UFMG)

SAFES: Um servidor de avaliações a distância para o ensino online via Web
D

Tânia Maria Batista de Lima
(Educação e Novas Tecnologias/UFCE)

Formação Docente e Novas Tecnologias: avaliando o impacto do PROINFO para a formação docente no âmbito do sistema educacional brasileiro - os casos do Estado do Ceará e Bahia
D

Dinarte Alexandre Prietto Ballester
(Psiquiatria/UNIFESP)

Avaliação de um sistema de informações em saúde mental na capacitação de médicos dos serviços básicos de saúde
D

Adriana Soares Pereira
(Inteligência Artificial/UFRGS)

Modelo de Adaptação de Ensino Utilizando Agentes Pedagógicos
D

Márcia Oliveira Cavalcante Campos
(Educação a Distância/UFCE)

Quem está por trás do computador remoto? (Um estudo da trajetória de alunos de cursos de graduação a distância pela Internet, tendo como referência estudos sobre aprendizagem de adultos)
M

Rafael Vetromille de Castro
(Logística aplicada/UCPEL)

O papel da usabilidade no ensino via Web de Inglês para leitura
M

Fábio Costa Figuerôa
(Educação/UFSE)

Educação Ambiental: Análise dos Programas Veiculados na TV Escola
M

Valéria Kneipp Sena
(Ciências Sociais/UnB)

O desenvolvimento de competências em ambiente virtual de aprendizagem: a videoconferência como meio didático
M

Eduardo Bugelli Col
(Parasitologia/UNICAMP)

Parasitas de Animais de Laboratório: Um software para ensino semi-presencial na América Latina.
M

Andrea Almeida Perina
(Linguística-Linguagem e Tecnologia/PUC/SP)

As crenças de professores de inglês em relação ao computador : coletando subsídios
M

Francisco Antonio Coelho Junior
(Psicologia/UnB)

Impactos de treinamentos a distância no trabalho e seu relacionamento com suporte à transferência, cultura de aprendizagem contínua e características dos procedimentos instrucionais
M

Elaine Cristina de Freitas Rocha
(Ciências Sociais Aplicadas/
Comunicação Social/UFMG)

Caminhos da Aprendizagem Via Internet
M

Cláudio Luiz Barão
(Tecnologia/CEFET-PR)

Concepção de um Ambiente para Aprendizado Colaborativo Online, a partir dos Modelos de Comunidades de Prática e Teoria da Atividade
M

Liliana Vasconcelos Jacobsohn
(Administração de Empresas/Recursos Humanos/FEA/USP)

Planejamento de E-learning: atendendo a diferentes estilos de aprendizagem
M

Marciano de Almeida Cunha
(Ciências Sociais/PUC/PR)

Tecnologia da Informação e Comunicação mediando o ensino-aprendizagem: caracterização dos elementos constitutivos de um modelo pedagógico inovador
M

Patrick Goltsman Moreno
(Genética/UFRJ)

Desenvolvimento e Análise da Uitlização de um Sistema Interativo para a Aprendizagem de Genética via Web
M

Victor Wagner Silva Lopes
(Morfologia/UERJ)

A utilização de técnicas modernas de microscopia, computação e equipamentos na criação de um Atlas digital de Histologia-Embriologia
M

Suely da Silva Rodrigues
(Tecnologia Educacional/UFRJ)

Programa de Aprendizagem a Distância de Recursos Humanos em Saúde: Análise comparada da implementação de um modelo flexível de educação em sete países da América Latina
M

Edinéa Aparecida Blum
(Educação/UEPG)

A formação de formadores na educação a distância: redescobrindo o papel do professor – tutor
M

Thaisa Barbosa Ferreira
(Avaliação de alunos em cursos de Educação a Distância/UNICAMP)

Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte à Avaliação em Ambientes de Ensino a Distância

 


     Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

      ( 186 )    11/02