Uma escola a 2000 por hora

 

Ayrton Senna, sentado na mureta dos boxes do Autódromo do Céu, deve estar olhando cá para baixo com um sorriso de orgulho. Não bastasse ser constante lembrado por tudo que fez nas pistas, vê o instituto criado com seu nome fazer ações sociais que vão deixá-lo na memória de muita gente que sequer chegou a ver uma corrida com o piloto Senna. Uma das mais ativas entidades sociais do país, o Instituto Ayrton Senna tem criado programas de todos os tipos, e um deles é especialmente arrojado.

O Sua Escola a 2000 Por Hora é um projeto na área educacional que pretende desenvolver junto a estudantes e professores de todo o país formas de se usar a tecnologia para o ensino, para o aprendizado e para a solução de problemas do dia-a-dia.

Atualmente há 56 escolas participantes do programa, nos estados de Ceará, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Em cada uma delas, há um projeto educacional em que os estudantes trabalham com a tecnologia. Na Escola Estadual Dr. Carlos de Alburquerque, em Montes Claros (MG), por exemplo, os alunos estão desenvolvendo uma revista eletrônica na internet, com temas escolhidos por eles mesmo, feita com ajuda de monitores e professores de todas as disciplinas.

Na Escola Norrnal de Taguatinga, no Distrito Federal, estada-se métodos para possibilitar a estudantes surdos o uso de computadores na informática educativa – um projeto mais ou menos similar ao desenvolvido pela Escola Municipal Octávio Lázaro de Charquadas (RS), que quer integrar os deficientes auditivos em uma rede. Há até mesmo projetos que não diretamente ligados à informática, mas a utilizam como ferramenta fundamental para o trabalho.

"Numa sociedade permeada pela tecnologia, é inconcebível pensar o desenvolvimento pleno da nova geração sem o contato inteligente e criativo com os computadores", afirma Adriana Martinelli, coordenadora do Sua Escola a 2000 Por Hora. A intenção do projeto é, com todas as experiências acumuladas nos trabalhos desenvolvidos nas escolas, criar novas metodologias de ensino (o que o instituto oficialmente denomina tecnologia social) que possam ser aproveitadas em qualquer escola do país. No próprio site do programa www.escola2000.org.br os professores das escolas parceiras registram suas experiências e o desenrolar dos projetos, para que outros professores, mesmo que não sejam participantes do Sua Escola a 2000 Por Hora, possam aproveitar as idéias e descobertas para aplicar em suas próprias escolas ou experiências pedagógicas.

Em junho, o debate dos resultados obtidos, que até agora foi feito pela internet, passará para o mundo real com a realização do primeiro Fórum do Programa Sua Escola a 2000 Por Hora, em Belo Horizonte. O tema do encontro é "A escola que queremos – como alcançá-la?", e sobre ele os professores debaterão a sistematização de experiências e métodos, as dificuldades encontradas nos dois anos do programa e as soluções e revelações do uso da tecnologia como instrumento de ensino. Como a idéia é propôr as metodologias para todas as escolas públicas do país, a organização do evento deixará reservadas vagas para secretarias de educação, estaduais e municipais, dos 10 estados envolvidos no projeto.

O programa educacional do Instituto Ayrton Sennna foi criado e anunciado em 1999. Em 2000, foi dado o primeiro passo para a implantação do Sua Escola a 2000 Por Hora, com a seleção de 20 escolas públicas onde os projetos pedagógicos seriam desenvolvidos. No ano passado, mais 36 escolas foram integradas. Desde o começo o "Sua Escola" (como é chamado na intimidade) é apoiado e financiado por organizações não-governamentais, governo e empresas privadas, tais como a Microsoft, que firmou com o programa um contrato de três anos para investir um total de 3,5 milhões de reais.

A TCO Centro-Oeste Celular é parceira regional no Distrito Federal, em Mato Grosso e em Tocantins. Além das empresas parceiras, os projetos desenvolvidos pelo Instituto têm a sua disposição os recursos da venda de direitos de uso da imagem do tricampeão Ayrton Senna, da marca Senna e Senninha, herói de histórias em quadrinhos e produtos infantis. Como os novos métodos de ensino e aprendizagem estão em concepção ao vivo nos trabalhos das instituições de ensino parceiras do programa, o Sua Escola não estabeleceu ainda regras específicas que devam ser seguidas. Há apenas a orientação pedagógica de que, com o uso aplicado da tecnologia, especialmente de computadores ligados à internet, sejam desenvolvidos projetos que levem os alunos a "aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer", como explica a coordenadora do projeto.

Os alunos passam, então a ter mais autonomia no processo de aprendizagem das disciplinas, o que substitui a metodologia tradicional e secular das aulas expositivas em que o professor é o centro do processo. Ao contrário de muitas propostas similares que vêm sendo colocadas em prática no ensino brasileiro, a idéia do Sua Escola a 2000 Por Hora é de que o uso da informática não seja um fim em si mesmo, nem uma disciplina extra para encher as cabecinhas dos alunos, mas sim instrumento a mais.

"O computador em rede, além de tecnologia que dá acesso à informação e permite sua disponibilização, é tecnologia de comunicação, que torna possível que as pessoas se façam presentes na vida umas das outras, independentemente das distâncias entre elas", argumenta Adriana Martinelli.

As experiências das escolas já dão resultados que serão utilizados na definição das metodologias pedagógicas propostas pelo projeto. Nos fóruns de debates e depoimentos dos professores envolvidos com os vários trabalhos, pode-se perceber a dificuldade em romper as amarras criadas pelo processo tradicional de ensino, tanto por parte dos professores (que afinal foram educados pela velha cartilha) quanto pelos próprios alunos.

"O desenvolvimento do projeto possibilitou a redes redescoberta de conceitos e valores, num trabalho cooperativo. Surgiram muitas dificuldades e atritos. Os obstáculos foram enormes. Mas, apesar dos problemas iniciais, os resultados logo começaram a aparecer e mostraram que a mudança valia a pena, como aponta a Escola Estadual da Bahia, do município de Creto, na Bahia: "A escola ficou mais dinâmica e mais movimenta".

Aliás, não custa lembrar que dinâmica e movimento sempre foram a especialidade de um certo tricampeão de Fórmula 1 que todos nós conhecemos.

(in Revista da Sociedade da Informação - 05/02)

 


Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

(    169    ) mai/jun 02