Jornal da Educação
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Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895
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ano 23 - nº 5832 - quarta-feira - 19 de setembro de 2018
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MEC nomeia novo titular da
Secadi
(Fato Relevante) |
A
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi),
do Ministério da Educação, tem novo titular. Em cerimônia realizada na sede
do MEC nesta terça-feira, 18, o ministro da Educação, Rossieli Soares, deu
posse a Júlio César Meireles de Freitas como chefe da área. Ele é pedagogo e
professor da rede estadual do Amazonas, possui mestrado em gestão e
avaliação da educação pública e especializações em gestão escolar,
supervisão escolar e psicopedagogia.
Em seu pronunciamento, o novo secretário ressaltou o compromisso com o olhar
sobre questões mais delicadas que envolvam o direito de minorias à educação.
“Sou ribeirinho, do interior do Pará, e fiz até a segunda série estudando
com luz de lamparina”, relatou. “Entendo que precisamos tratar os diferentes
de maneira diferente, com atenção especial. Estou aqui para aprender,
contribuir e dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido”, numa
referência às administrações anteriores.
A Secadi desenvolve um trabalho transversal, dentro do MEC, no sentido de
promover a articulação e convergência das agendas para garantir o direito de
todos à educação. No contexto da promoção da equidade, valorização da
diversidade e inclusão, a secretaria atua nas áreas da educação especial, de
jovens e adultos, do campo, escolar indígena, escolar quilombola, relações
étnico-raciais e em direitos humanos.
Mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal
de Juiz de Fora (UFJF), Júlio César Meireles de Freitas é pós-graduado em
psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em supervisão
escolar (Universidade Cândido Mendes) e em gestão escolar pela Universidade
do Estado do Amazonas (UEA). É graduado em pedagogia pela Universidade
Federal do Amazonas (UFAM).
Desde 2000 Júlio César Meireles de Freitas é servidor público da Secretaria
de Educação do Estado do Amazonas e Avaliador Educacional do Ministério da
Educação. Na Secretaria de Educação daquele estado, atuou como coordenador
distrital na área de expansão do município de Manaus, quando, apesar da
diversidade geográfica, contribuiu para a certificação da Coordenadoria
Distrital de Educação 7 na Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, tornando-a o
primeiro sistema intermediário educacional público certificado na gestão da
qualidade de seus processos. A certificação contribuiu para a melhoria
significativa dos indicadores de qualidade da gestão escolar e desempenho
das escolas dessa área do Amazonas em 2015. Ultimamente, Júlio César
Meireles de Freitas era diretor do Departamento de Gestão Escolar (Degesc),
da Secretaria de Educação (Seduc/AM), departamento responsável pelo suporte
à gestão escolar.
(IPAE 089 - 09/18)
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MCTIC lança consulta pública
sobre Plano de Dados Abertos 2018-2019
(Destaque nacional) |
O Ministério da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) colocou em consulta pública o
Plano de Dados Abertos (PDA) 2018-2019. O documento orienta a
disponibilização de informações sob responsabilidade da pasta, atendendo à
Lei de Acesso à Informação.
Até 1º de outubro, os cidadãos podem enviar críticas ao PDA, sugestões de
uso para os dados ou indicar novas áreas para serem abertas. Instituído em
2016, o plano atual contém 25 conjuntos de informações nas áreas de
ciência, tecnologia e inovação, radiodifusão, inclusão digital e serviços
postais.
Entre as informações disponíveis estão os Indicadores Nacionais de
Ciência, Tecnologia e Inovação, números sobre o acesso aos serviços de
telecomunicações, outorgas de rádios e TVs, municípios atendidos com
telecentros, Gesac e pelo programa Cidades Digitais, além de localidades
servidas pelos Correios.
(IPAE 090 - 09/18)
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Seminário internacional debate
questões da educação superior
(Destaque internacional) |
Reitores, pró-reitores, professores e especialistas de universidades
públicas brasileiras deram início, na terça-feira, 18, ao Seminário
Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior, promovido pelo
Ministério da Educação. O evento, que segue até 21 de setembro, tem como
objetivo debater as boas práticas na educação superior no país e no
exterior, além de promover debates que incentivem a troca de experiências
sobre inovações nas universidades federais.
O seminário foi aberto pela coordenadora geral de expansão, gestão e
planejamento acadêmico das instituições federais de ensino superior do MEC,
Nara Pimentel. A professora falou sobre a importância de se debater os rumos
da educação superior e, em seguida, sobre consolidação da expansão do setor
no país, bem como das possibilidades que foram abertas.
“Esses são os dados da consolidação da expansão na universidade: de 1995 e
de 2015. Passamos de 894 instituições em 1995 para 2.407 em 2015. Esses são
dados do Censo. Em relação aos cursos, saímos de 6.252 em 1995 para 34.366.
Hoje, no Brasil, temos 2.111 instituições privadas, 68 universidades
federais e 41 institutos da Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica”, destaca a professora.
Nos outros três dias de seminário, outros participantes trazem experiências
de vários estados, como o professor Marcos Masetto, da Universidade de São
Paulo (USP), e a professora doutora Ilma Passos, da Universidade de Brasília
(UnB). No total, 14 universidades de todas as regiões do Brasil farão uma
exposição das melhores práticas de gestão adotadas pelas instituições de que
fazem parte durante as mesas temáticas.
(IPAE 091 - 09/18)
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Teto de gastos pode preservar
recursos para a área social
(Congresso Nacional) |
O teto de gastos na
administração pública pode preservar recursos para setores considerados
fundamentais para a população. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com
este objetivo foi apresentada esta semana. De acordo com o texto, ficam de
fora do teto de gastos as áreas de saúde, educação, segurança pública,
saneamento, ciência e tecnologia, assistência social e gestão ambiental. A
matéria só poderá ser analisada pelos senadores após o fim da intervenção
federal no estado do Rio de Janeiro.
O chamado teto de gastos proíbe o aumento das despesas públicas acima da
inflação do ano anterior. Proposta em 2016 pelo governo Temer para equilibrar
as contas públicas, a EC 95 impôs o Novo Regime Fiscal e estabeleceu um teto
para o crescimento das despesas dos Três Poderes da República.
A PEC 14/2018 será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e
Cidadania (CCJ) após o término da intervenção federal na segurança pública do
Rio de Janeiro. Isso porque são proibidas votações de propostas de emenda à
Constituição durante períodos de intervenção federal.
(IPAE 092 - 09/18)
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IPAE lança Assessoria para
Análise da Regularidade de Instituições e Cursos de Educação Superior
(IPAE) |
O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação lançou recentemente
mais um serviço inovador. A Assessoria para Análise da Regularidade de
Instituições e Cursos de Educação Superior tem como função específica fazer
a verificação do atendimento às normas jurídico-educacionais vigentes, por
parte das entidades mantenedoras e instituições de ensino superior mantidas
e apontar caminhos a serem adotados.
O novo serviço leva em conta os novos procedimentos de regulação, supervisão
e avaliação das universidades, centros universitários e faculdades e seus
respectivos cursos de graduação e graduação tecnológica, presenciais ou a
distância.
Através dessa assessoria o IPAE procede a uma verificação “in loco” ou a
distância de toda a situação da IES e elabora um laudo que permite aos
dirigentes e demais colaboradores uma maior segurança na regularidade da
mantenedora e da mantida, possibilitando a verificação de eventuais
fragilidades e orientando procedimentos internos preventivos.
O serviço é realizado em absoluto sigilo e com cláusula de
confidencialidade. Para saber mais, acesse:
http://www.ipae.com.br/md/907/.
(IPAE 093 - 09/18)
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SINEP/MG divulga sugestão de calendário para 2019
(Entidade em Destaque) |
O
Departamento de Legislação Educacional do SINEP/MG divulga às instituições
de ensino de Educação Básica e Ensino Superior, a sugestão de calendário
para o ano de 2019. O calendário cumpre a legislação educacional e inclui
os recessos e feriados para o próximo ano. As escolas podem acessá-lo
através do link:
http://sinepmg.org.br/calendario.
.
(IPAE 094 - 09/18)
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Fortalecer os afiliados, esse
é o objetivo do Sindelivre/Rio
(Entidade em destaque) |
Uma das entidades específicas que congrega os estabelecimentos de ensino
não credenciados pelo Ministério da Educação ou Secretaria Estadual de
Educação é o Sindicato de Cursos Livres do Estado do Rio de Janeiro.
Ano após ano, benefícios vêm sendo conquistados e possibilitando o
crescimento e enriquecimento de seus filiados.
Pensando no crescimento e desenvolvimento dos filiados o Sindelivre/Rio
vem trabalhando com a arte de fazer parceria entre seus filiados e
empresas de outros sindicatos.
(IPAE 095 - 09/18)
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Glossário
de educação a distância (12)
(Orientação Técnica) |
O Jornal da Educação destacará em algumas edições durante o mês de
setembro, um glossário de educação a distância, mencionando aspectos mais
relevantes dos termos usados pelas instituições que usam a metodologia.
LAN
- Local Area Network, rede de computadores limitada a distâncias de até 10
km.
LCMS - (Learning Content Management System) – Sistema de
gerenciamento de conteúdos educativos software que integra ações relativas
a gerenciamento de cursos, armazenamento de dados e criação de conteúdos.
Left – (Esquerda). Parâmetro de Alinhamento no HTML.
LMS – (Learning Management System) – Sistema de gerenciamento de
aprendizagem, software que automatiza ações administrativas e dados sobre
usuários e cursos.
Link – (Vínculo). Palavras ou imagens destacadas, sensíveis ao
clique do mouse, que levam para outro documento ou parte de um documento
Web.
Lista de discussão - Discussão de assuntos específicos via
eletrônica.
Livro eletrônico – Livro digitalizado por meios eletrônicos.
Lixeira – (Ferramenta TELEDUC) Ferramenta disponível no ambiente
educacional virtual TELEDUC, que tem a finalidade de receber arquivos
deletados, ficando os mesmos armazenados.
Login – Forma de acesso a um sistema computacional.
(IPAE 096 - 09/18)

Suplemento de Negócios
(Acesse
Aqui)

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EXPEDIENTE
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- Publicação diária do Instituto de
Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais
acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional,
sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas
especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
- Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional
de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do
Depósito Legal).
- ISSN (International
Standard Serial Number)
nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado
ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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- Editora do Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação cadastrada no ISBN (International
Standard Book Number)
sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a
fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira
Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro
- RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1
(fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação – CDU 37.011.001.4
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Prezado leitor: Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da
Educação, entre em
http://www.ipae.com.br/site/edicoes-anteriores.html
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