Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 15 - nº 3880 - terça-feira - 16 de novembro de 2010

Estudantes já podem pedir correção invertida para prova do Enem

Na última sexta-feira, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o gabarito oficial dos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e liberou o sistema para reclamações em relação ao cabeçalho trocado da folha de respostas da prova amarela do Enem 2010, aplicada no sábado.
Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), Os estudantes interessados em pedir a correção invertida da avaliação terão até a próxima sexta-feira, dia 19. Aqueles qeue optarem pela inversão, não poderão mais voltar atrás da decisão.

Apenas serão aceitos requerimentos dos estudantes que preencheram a folha de respostas seguindo a ordem do cabeçalho. Não poderão utilizar os sistema os candidatos prejudicados com os erros de impressão da prova amarela ou que preencheram de acordo com a ordem das questões da prova.
A divulgação do gabarito e liberação do sistema de reclamações só foi possível após o
presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubar a liminar que suspendia as provas do Exame Nacional do Ensino Médio realizadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o país, também na sexta-feira, dia 12.

 

(IPAE 065 - 11/10)

 

 

 

Os 120 anos dos periódicos educacionais brasileiros são comemorados com lançamento de uma série de atividades

 

A imprensa brasileira surgiu com a chegada da Família Real, em 1808.  Antes todos os jornais, livros e revistas eram elaborados no exterior e passavam pela Real Mesa Censória, órgão oficial da Colônia que se encarregava em definir o que poderia ser difundido e o que era proibido em nosso território.
 Na área educacional, contudo, o primeiro periódico só surgiu muito mais tarde, um ano após a Proclamação da República. O marco referencial foi a “Revista Pedagogica”, cujo primeiro volume foi lançado em 15 de novembro de 1890.
Seu primeiro diretor foi Menezes Vieira e a mesma era financiada pelo governo brasileiro, sendo distribuída gratuitamente aos professores públicos e aos estabelecimentos de ensino.
 A Revista Pedagógica era um misto do que poderíamos dizer um Diário 0ficial da Educação e um informativo voltado para o progresso dos mestres da época. O primeiro volume teve 140 páginas repletas de temas interessantes.
O Brasil conta atualmente com centenas de revistas educacionais, impressas ou virtuais, contudo não conseguimos contar com um periódico tão abrangente como foi a Revista Pedagógica.
Objetivando contribuir com um grande debate acerca da relevância dos periódicos educacionais, especialmente nesse momento de mudanças onde as revistas virtuais despontam com grande velocidade, o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação estará, em comemoração a esse fato, desenvolvendo até março de 2011 uma série de estudos. 
 O exemplar, já digitalizado, encontra-se disponibilizado, como obra rara, na página eletrônica do IPAE, podendo ser acessada pelo link www.ipae.com.br/obrasraras.htm

 

(IPAE 066 - 11/10)

 

 

 

Câmara e Senado recebem explicações de Haddad esta semana

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa, sta semana, de reunião nas Comissões de Educaçãõ do Senado e da Câmara, a primeira  nesta terça-feira (16) e a segunda na quarta (17).
O objetivo é que o ministro dê esclarecimento sobre as falhas ocorridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Haddad tentará argumentar que o erro na prova de cor amarela atingiu uma pequena quantidade de alunos.
O Enem 2010 foi suspenso na última segunda-feira (8) pela Justiça Federal do Ceará depois de serem identificados erros de impressão no cabeçalho e no cartão respostas da prova amarela, mas decisão, do Tribunal Regional Federal, na última sexta-feira, derrubou a liminar.

 

(IPAE 067 - 11/10)

 

 

Projeto quer avaliação para profissionais da saúde

Os profissionais da área de saúde poderão ter que ser aprovados em avaliação de conhecimento para que possam exercer a profissão. É o que propõe Projeto de Lei do deputado Paes de Lira. De acordo com a proposta, o exame acontecerá em duas fases e será regulamentada pelos conselhos federais de cada área de atuação.
Paes de Lira argumenta que outras profissões já se submetem a exame, como os estudantes de Direito, que fazem exame da Ordem dos Advogados do Brasil para que possam exercer a profissão.
Além disso, o deputado citou ainda dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, em que 56% dos candidatos formados em Medicina foram reprovados na primeira etapa do exame facultativo aplicado pelo órgão.
As comissões de
Trabalho, de Administração e Serviço Público; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania analisam o projeto.

 

 

(IPAE 068 - 11/10)

 

 

Parceria debate EAD

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizam, em São Paulo, no dia 26 de novembro, a 5ª edição do Encontro CIEE/ABED de EAD. Na mesma data se comemora o Dia da Educação a Distância.
Este ano, o evento traz como tema central “Redes Sociais na Educação”. Para isso, contará com a participação de João Augusto Mattar Neto; Regina Helena Ribeiro; Wiliam Ferraz Ramalho de Sousa; Stravos Panagiotis Xanthopoylos; Roberto Leal Lobo; Eduardo Barbosa Sakemi; entre outros.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Mais informações na página www.ciee.org.br/portal/eventos ou através do telefone (11) 3040-6541 ou 3040-6542.

 

(IPAE 069 - 11/10)

 

 

Abertas inscrições para o Projeto Rondon

No período de 16 a 26 de novembro, as instituições de ensino superior interessadas podem fazer inscrição para participar do Projeto Rondon 2011, que está previsto para acontecer em julho do próximo ano nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O objetivo do projeto é integrar os universitários com as comunidades carentes, com o a realização de trabalhos voluntários. Os trabalhos são voltados para a ampliação do bem-estar das comunidades e contribuem para o desenvolvimento sustentável das regiões, segundo José Paulo da Cunha Vitorio, gerente de planejamento do Ministério da Defesa, órgão responsável pela coordenação da iniciativa.

 

 

(IPAE 070 - 11/10)

 

 

Educação e Desenvolvimento estão em debate esta semana

Esta semana, nos dias 18 e 19, acontece, no Rio de Janeiro, o Seminário Desenvolvimento e Educação, que traz a debate o tema “Qual Desenvolvimento e Educação para qual Sociedade?”.
Estão presentes como palestrantes
Thetônio dos Santos, economista e cientista político;  Laura Tavares, doutora em Economia; Samuel Pinheiro Guimarães Neto,
Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE); entre outros nomes.
O evento contará com a realização de quatro mesas de debate sobre os temas: Concepções de desenvolvimento e de educação e o papel do Estado no Brasil hoje: um balanço crítico; O projeto Brasileiro de desenvolvimento e sua relação internacional, especialmente em relação á América Latina; Análise crítica dos indicadores econômicos, sociais, educacionais e culturais que qualificam qual desenvolvimento e educação para que sociedade?; e
Ciência, tecnologia e o papel da universidade na construção do projeto radicalmente democrático de desenvolvimento no Brasil.
Outras informações na página
http://www.seminarioeducacao.org/

 

(IPAE 071 - 11/10)

 

 

Novo Plano Nacional de Educação é tema de evento promovido pelo IPAE

Nos dias 8 e 9 de dezembro o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE) promove o Telecongresso Virtual de Educação, cujo tema será O novo Plano Nacional de Educação (2011/2020): propostas, desafios e construção de um projeto para o Brasil”.
O evento contará com a realização de diversas palestras sobre temáticas que vão desde “
O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade” até “Financiamento da educação e controle social”.
O Telecongresso
será
transmitido pela internet, através da Rádio Virtual de Educação do IPAE (www.ipae.com.br). Os interessados podem enviar questões e perguntas sobre o tema  até o dia 6 de dezembro para e-mail desenvolvimentoprofissional@ipae.com.br

 

(IPAE 072 - 11/10)

 

 

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4

 

Prezado leitor:  Caso tenha interesse em ter acesso a alguma edição anterior do Jornal da Educação, envie e-mail para o endereço instituto@ipae.com.br com o número do jornal ou o dia de publicação desejada.