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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 15
- nº 3880 - terça-feira - 16 de novembro de 2010
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Estudantes já podem pedir correção invertida
para prova do Enem
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Na última sexta-feira, o
Inep
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o
gabarito oficial dos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e liberou o
sistema para reclamações em relação ao cabeçalho trocado da folha de
respostas da prova amarela do Enem 2010, aplicada no sábado.
Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), Os estudantes
interessados em pedir a correção invertida da avaliação terão até a
próxima sexta-feira, dia 19. Aqueles qeue optarem pela inversão, não
poderão mais voltar atrás da decisão.
Apenas serão aceitos requerimentos dos estudantes que preencheram a
folha de respostas seguindo a ordem do cabeçalho. Não poderão utilizar
os sistema os candidatos prejudicados com os erros de impressão da
prova amarela ou que preencheram de acordo com a ordem das questões da
prova.
A divulgação do gabarito e liberação do sistema de reclamações só foi
possível após o
presidente do
Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto
Gurgel de Faria, derrubar a liminar que suspendia as provas do Exame
Nacional do Ensino Médio realizadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo
o país, também na sexta-feira, dia 12.
(IPAE 065 - 11/10)
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Os 120 anos dos periódicos educacionais
brasileiros são comemorados com lançamento de uma série de atividades
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A
imprensa brasileira surgiu com a chegada da Família Real, em 1808. Antes
todos os jornais, livros e revistas eram elaborados no exterior e
passavam pela Real Mesa
Censória, órgão oficial da Colônia que se encarregava em definir o
que poderia ser difundido e o que era proibido em nosso território.
Na
área educacional, contudo, o primeiro periódico só surgiu muito mais tarde,
um ano após a Proclamação da República. O marco referencial foi a “Revista
Pedagogica”, cujo primeiro volume foi lançado em
15 de novembro de 1890.
Seu primeiro diretor foi Menezes Vieira e a mesma era financiada pelo
governo brasileiro, sendo distribuída gratuitamente aos professores públicos
e aos estabelecimentos de ensino.
A
Revista Pedagógica era um misto do que poderíamos dizer um Diário 0ficial da
Educação e um informativo voltado para o progresso dos mestres da época. O
primeiro volume teve 140 páginas repletas de temas interessantes.
O Brasil conta atualmente com centenas de revistas educacionais, impressas
ou virtuais, contudo não conseguimos contar com um periódico tão abrangente
como foi a Revista Pedagógica.
Objetivando
contribuir com um grande debate acerca da relevância dos periódicos
educacionais, especialmente nesse momento de mudanças onde
as revistas
virtuais despontam com grande velocidade, o Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação estará, em comemoração a esse fato, desenvolvendo
até março de 2011 uma série de estudos.
O exemplar, já
digitalizado, encontra-se disponibilizado, como obra rara, na página
eletrônica do IPAE, podendo ser acessada pelo link
www.ipae.com.br/obrasraras.htm
(IPAE 066 - 11/10)
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Câmara e Senado recebem explicações de Haddad esta
semana
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O ministro da Educação,
Fernando Haddad, participa, sta semana, de reunião nas Comissões de
Educaçãõ do Senado e da Câmara, a primeira nesta terça-feira (16)
e a segunda na quarta (17).
O objetivo é que o ministro dê esclarecimento sobre
as falhas ocorridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.
Haddad tentará argumentar que o erro na prova de cor amarela atingiu uma
pequena quantidade de alunos.
O Enem 2010 foi suspenso na última segunda-feira (8) pela Justiça Federal do
Ceará depois de serem identificados erros de impressão no cabeçalho e no
cartão respostas da prova amarela, mas decisão, do
Tribunal Regional Federal, na última sexta-feira, derrubou a liminar.
(IPAE 067 - 11/10)
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Projeto
quer avaliação para profissionais da saúde
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Os profissionais
da área de saúde poderão ter que ser aprovados em avaliação de
conhecimento para que possam exercer a profissão. É o que propõe
Projeto de Lei do deputado Paes de Lira. De acordo com a proposta, o
exame acontecerá em duas fases e será regulamentada pelos conselhos
federais de cada área de atuação.
Paes de Lira argumenta que outras profissões já se submetem a exame,
como os estudantes de Direito, que fazem exame da Ordem dos Advogados
do Brasil para que possam exercer a profissão.
Além disso, o deputado citou ainda dados do Conselho Regional de
Medicina de São Paulo, em que 56% dos candidatos formados em Medicina
foram reprovados na primeira etapa do exame facultativo aplicado pelo
órgão.
As comissões de
Trabalho, de
Administração e Serviço Público; Seguridade Social e Família; e
Constituição e Justiça e de Cidadania analisam o projeto.
(IPAE 068 - 11/10)
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Parceria
debate EAD |
A Associação Brasileira de Educação a
Distância (ABED) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
realizam, em São Paulo, no dia 26 de novembro, a 5ª edição do Encontro
CIEE/ABED de EAD. Na mesma data se comemora o Dia da Educação a
Distância.
Este ano, o evento traz como tema central “Redes Sociais na Educação”.
Para isso, contará com a participação de João Augusto Mattar Neto;
Regina Helena Ribeiro; Wiliam Ferraz Ramalho de Sousa; Stravos
Panagiotis Xanthopoylos; Roberto Leal Lobo; Eduardo Barbosa Sakemi;
entre outros.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Mais informações na página
www.ciee.org.br/portal/eventos ou através do telefone (11) 3040-6541
ou 3040-6542.
(IPAE 069 - 11/10)
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Abertas inscrições para o Projeto Rondon |
No período de 16 a 26 de novembro, as instituições de ensino superior
interessadas podem fazer inscrição para participar do Projeto Rondon
2011, que está previsto para acontecer em julho do próximo ano nos
estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O objetivo do projeto é integrar os universitários com as comunidades
carentes, com o a realização de trabalhos voluntários. Os trabalhos são
voltados para a ampliação do bem-estar das comunidades e contribuem para
o desenvolvimento sustentável das regiões, segundo José Paulo da Cunha
Vitorio, gerente de planejamento do Ministério da Defesa, órgão
responsável pela coordenação da iniciativa.
(IPAE 070 - 11/10)
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Educação e
Desenvolvimento estão em debate esta semana
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Esta semana, nos dias 18 e 19, acontece,
no Rio de Janeiro, o Seminário Desenvolvimento e Educação, que traz a
debate o tema “Qual Desenvolvimento e Educação para qual Sociedade?”.
Estão presentes como palestrantes
Thetônio dos
Santos, economista e cientista político; Laura Tavares, doutora em
Economia; Samuel Pinheiro Guimarães Neto,
Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da
República (SAE); entre outros nomes.
O evento contará com a realização de quatro mesas de debate sobre os
temas: Concepções de desenvolvimento e de educação e o papel do Estado
no Brasil hoje: um balanço crítico; O projeto Brasileiro de
desenvolvimento e sua relação internacional, especialmente em relação á
América Latina; Análise crítica dos indicadores econômicos, sociais,
educacionais e culturais que qualificam qual desenvolvimento e educação
para que sociedade?; e
Ciência, tecnologia e o papel da universidade na
construção do projeto radicalmente democrático de desenvolvimento no
Brasil.
Outras informações na página
http://www.seminarioeducacao.org/
(IPAE 071 - 11/10)
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Novo Plano Nacional de Educação é tema de evento promovido pelo IPAE |
Nos dias 8 e 9 de
dezembro o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE)
promove o Telecongresso Virtual de Educação, cujo tema será O novo Plano
Nacional de Educação (2011/2020): propostas, desafios e construção de um
projeto para o Brasil”.
O evento contará com a realização de diversas palestras sobre temáticas
que vão desde “O
papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade” até
“Financiamento da educação e controle social”.
O Telecongresso
será
transmitido pela
internet, através da Rádio Virtual de Educação do IPAE (www.ipae.com.br).
Os interessados podem enviar questões e perguntas sobre o tema até o
dia 6 de dezembro para e-mail
desenvolvimentoprofissional@ipae.com.br
(IPAE 072 - 11/10)
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EXPEDIENTE |
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Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada
no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927
conforme registro na Biblioteca Nacional.
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Reprodução permitida desde que citada a fonte
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Editor Responsável
- João Roberto Moreira Alves
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Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro -
RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de
Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas
Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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