Educação em Foco

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0103-0949

ano 22 - nº 192 - outubro de 2013 

 

O mês de setembro de 2013 foi marcado por duas novas leis na área da educação. A primeira, que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. A segunda, que versa sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. A partir de agora, a titulação de doutor passa a ser requisito para ingresso na carreira do magistério superior nas universidades federais.
Outro fato relevante foi a divulgação do Censo da Educação Superior de 2012. De acordo com os números a educação superior brasileira ultrapassou a marca de sete milhões de alunos. Corresponde a uma elevação de 4,4% em relação a 2011. Ao todo, o Brasil conta com 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação, em 31.866 cursos. O país tem cadastradas 2.416 instituições, sendo 304 públicas e 2.112 particulares. O Censo mostrou ainda que, no ano passado, 2.747.089 alunos ingressaram no ensino superior, enquanto 1.050.413 concluíram seus cursos. As universidades são responsáveis por mais de 54% das matrículas. As faculdades concentram 28,9%. Os demais estão nos centros universitários.
Foram divulgados também os resultados preliminares do Censo da Educação Básica de 2013.
Mereceu destaque a XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com número recorde de autores internacionais na programação principal.
Foram aprovadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Jornalismo e Relações Públicas.
Outro tema que foi registrado é que o Brasil perdeu oito posições no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial. O país ocupa agora a 56ª posição entre 148 nações listadas. Especialistas indicam que a queda do Brasil em alguns indicadores explica a perda de posições na lista. O ranking analisa 12 tópicos, como inovação e infraestrutura. Itens como inflação, educação e qualidade de vida também são considerados. Outros países considerados em crescimento, como México e África do Sul ultrapassaram o Brasil na lista.
A Secretaria de Supervisão e Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação descredenciou uma faculdade do Distrito Federal. Foi a primeira vez que se aplicou as novas regras de transferência assistida dos alunos, que foram definidas recentemente.
Uma pesquisa foi divulgada apontando que 23% dos alunos com 16 anos ou mais acham que a educação integral é uma forma de evitar criminalidade, violência e o uso de drogas. Mais de dois mil alunos, a maioria de escolas públicas, de 132 municípios brasileiros, foram entrevistados. O estudo teve como objetivo levantar o tema educação integral e avaliar o conhecimento dos brasileiros sobre o assunto.
O Ministro da Educação editou estabelecendo as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos colégios de aplicação vinculados às universidades federais. Embora seja um ato específico para as universidades, centros universitários e faculdades mantidas pela União, o mesmo define que "consideram-se colégios de aplicação as unidades de educação básica que têm como finalidade desenvolver, de forma indissociável, atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas e na formação de docentes”.
Um estudo revelou que o faturamento das instituições particulares de ensino superior cresceu 30% de 2011 a 2013. O documento aponta que os ganhos subiram de R$ 24,7 bilhões para R$ 32 bilhões neste período, considerando estimativas de 2013. Especialistas destacaram recentes fusões entre grandes instituições como um dos principais motivos do aumento, além do crescente contingente de alunos no ensino superior, cerca de cinco milhões de estudantes o Brasil inteiro.
O Movimento Todos Pela Educação promoveu, em Brasília, o congresso 'Educação: agenda de todos, prioridade nacional'. O evento foi realizado na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE).
No âmbito regional, destaque para o IV Congresso Sergipano de Educação, promovido pela Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe.
O mês de setembro registrou também um relatório divulgado por uma empresa multinacional mostrando que os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos em periódicos em 2012. O número é equivalente a 2,2% de toda produção publicada no ano passado e colocou o Brasil em 14° no ranking mundial de publicações de 2012.
Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking. A primeira colocação no ano passado ficou com a China, seguida por Estados Unidos e Japão. A área que mais produziu artigos no Brasil foi a de medicina clínica, logo após aparece a ciência de plantas e animais, e ciências agrárias.
Um estudo mostra que existem 240 instituições de ensino superior aptas a trabalharem com cursos de graduação e/ou pós-graduação metodologia a distância. Somente esse ano foram seis novas IES. O censo de 2012 mostra que o aumento da demanda na EAD foi de 12%, enquanto que na presencial foi de apenas 3%
A Portaria publicada pelo Ministério da Educação fez a acreditação de 32 cursos ministrados por 24 instituições (publicas e particulares), o que permite o acolhimento de diplomas expedidos por instituições de ensino superior situadas no Mercosul e Estados Associados.
O ato tem por base o "Acordo sobre a Criação e a Implementação de um Sistema de Acreditação de Cursos de Graduação para o Reconhecimento Regional da Qualidade Acadêmica dos Respectivos Diplomas no MERCOSUL e Estados Associados", aprovado por decisão de 2008, do Conselho Mercado Comum, e por Decreto Legislativo no 131, de 2011.
Fato positivo foi que o Brasil ficou em primeiro lugar na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), disputada no Panamá. A equipe brasileira foi representada por quatro estudantes que ganharam medalhas de ouro e prata. A competição reuniu 78 jovens, entre 13 e 18 anos de idade, de 20 países da América Latina, além de Portugal e Espanha.
É o segundo ano consecutivo que o Brasil conquista a primeira colocação geral da OIM. Os brasileiros somaram 158 pontos, contra 154 de Portugal e 153 do México. Os alunos responderam durante dois dias questões sobre álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Participaram da competição Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
No âmbito internacional, um instituto de pesquisas dos Estados Unidos apresentou estudo apontando a língua japonesa como a mais difícil de ser aprendida por pessoas que têm o inglês como primeiro idioma. O português apareceu como uma das mais fáceis para esse mesmo público. O ranking considerou o número de horas suficientes para aprender cada idioma. O japonês leva cerca de 2.200 horas de aprendizagem. O árabe e o chinês foram outras línguas consideradas mais difíceis para aprendizado entre os nativos de língua inglesa.
Outra notícia daquele país é que o titular da área de educação apresentou uma proposta sugerindo que as escolas norte-americanas adiem suas atividades matutinas, retardando o início das aulas dos estudantes do período da manhã. Para ele, começar as aulas um pouco mais tarde pode melhorar o desempenho dos alunos. Atualmente, o governo americano permite que as aulas comecem entre 7h e 9h, de acordo com a preferência de cada estado. A diretora do centro de pesquisas aplicadas em desenvolvimento da educação de uma universidade, defende que os jovens precisam de uma boa noite de sono para ter desempenhos satisfatórios na escola, além de evitar problemas como depressão e obesidade. Segundo ela, que estuda esse tema há 17 anos, os adolescentes necessitam de descanso para encarar o dia-a-dia. A preocupação é compartilhada por outros especialistas do país, que compartilham da ideia de que um jovem que dorme mal apresenta dificuldades de aprendizado. Diante do quadro, algumas cidades já adotaram a técnica de adiar a entrada dos alunos do turno da manhã, o que pode se transformar em uma tendência nos Estados Unidos.
Uma associação voluntária de advogados e estudantes de direito, divulgou um documento preliminar com propostas para reformar o ensino de Direito nos EUA. A associação criou um grupo de trabalho no ano passado e vem estudando soluções nesse sentido. O colegiado já apresentou cinco medidas para colocar em debate na sociedade. Um dos pontos abordados é o alto custo de um curso de Direito no país, o que acaba endividando e criando uma pressão muito grande sobre os estudantes. A reforma também foca o mercado de trabalho, que não é mais tão vasto quanto antes para os novos formados.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil recebeu o vice-ministro da Educação e Pesquisa da Alemanha para tratar de uma cooperação bilateral em diversas áreas, como ciências do mar, bioeconomia e sustentabilidade, entre outras. As relações entre Brasil e Alemanha no ramo tecnológico vêm desde 1996, quando os dois países assinaram o Acordo-Quadro sobre Cooperação em Pesquisa Científica e desenvolvimento Tecnológico.
Assim foi setembro, mês em que se comemora o Dia da Pátria. O fato foi pouco comemorado no Brasil e nas escolas existiram reduzidas cerimônias cívicas..

 

(IPAE 186 – 10/13)

EXPEDIENTE

Educação em Foco

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FICHA CATALOGRÁFICA

Educação em Foco
 
 - Nº 1 ( 1987). - Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas e Administração da Educação, 1980 - N.1 ; 29.5 cm - Mensal Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação.
 ISSN - 0103-0949