TV Escola, modo de usar

 

A Secretaria de Educação a Distância do MEC inicio curso dirigido a professores e gestores com o objetivo de intensoficar o uso pedagógico dos programas da TV Escola.

No dia do professor de 2001 foi lançado o curso de capacitação A TV escola e os desafios de hoje, criado pela Secretária de Educação a Distância – Seed, com o objetivo de intensificar e aprimorar o uso pedagógico dos programas, contribuindo com o desenvolvimento profissional dos professores.

O curso atende à demanda por mais treinamento, reafirma em pesquisa realizada no fim do ano passado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – Nepp, da Unicamp, que constatou: 86% das escolas avaliam como "insuficiente e inadequado" o treinamento já recebido das secretarias de Educação e do MEC.

"A partir deste dado, resolvemos fazer uma capacitação a distância, ampla e intencional, dirigida a professores e outros profissionais de ensino, como coordenadores pedagógicos, para que eles descubram novas formas de explorar a TV Escola e outras tecnologias, também", explica Carmen Moreira de Castro Neves, diretora de Política de Educação a Distância da Seed.

O curso é desenvolvido em parceria com a recém-criada Universidade Virtual Pública do Brasil, a UniRede – um consórcio de 62 universidades públicas de todos o País dedicado à educação a distância.

A TV na escola e os desafios de hoje é oferecido a profissionais do ensino fundamental e médio, de escolas públicas estaduais e municipais ligadas na rede TV Escola. Participa do curso, com direito a certificado, quem se matriculou por meio de ficha enviada pela Seed às escolas. A aceitação do certificado para fins de promoção depende da política de recursos humanos de cada Estado.

O curso tem duração equivalente a 180 horas (em três módulos de 60 horas), considerando-se, além das transmissões, o tempo previsto para leitura dos textos e desenvolvimento das atividades sugeridas.

Os professores cursistas recebem, em casa, um kit de material impresso de apoio, com Guia de estudo e apostilas dos três módulos.

O curso é produzido e desenvolvido pela UniRede, sob coordenação da Universidade de Brasília – UnB, com orientação da Seed e apoio de consultores indicados por esta. Em cada Estado, universidades da Unirede farão monitoramento e avaliação do trabalho realizado pelos cursistas e fornecerão os certificados.

"As universidades públicas têm a estrutura necessária para fazer este trabalho. E, além do mais, esta é a nossa atividade-fim: trabalhar para o ensino público", diz a professora Dóris Faria, pró-reitora de Extensão da Unb e integrante da Coordenação Geral da UniRede.

O formato do curso começou a ser esboçado pela Seed nas oficinas de capacitação da TV Escola realizadas em Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Nesses encontros, os professores recebiam sugestões para trabalhar com programas da TV Escola, em projetos que utilizassem a tecnologia em uma visão multidisciplinar.

No terceiro módulo do curso transmitido agora às escolas, os participantes deverão criar um projeto pedagógico de uso da tecnologia em suas escolas.

"A tecnologia muda a forma de gestão da escola, criando novos desafios", diz Carmen Moreira de Castro Neves. "Queremos mostrar, com este curso, como a tecnologia e a TV Escola podem também contribuir para um projeto pedagógico mais rico e contemporâneo".

O conteúdo do curso

O curso A TV na escola e os desafios de hoje é dividido em três módulos, com o seguinte conteúdo:

Módulo 1: Tecnologias e educação

Apresenta uma visão geral do curso e mostra a importância das tecnologias na prática pedagógica. Explora os usos da TV e do vídeo na escola. Reflete sobre a linguagem da televisão e os novos modos de compreendê-la. Explora sua relação com o cinema, o rádio, o livro e os textos eletrônicos, situando alguns destes recursos na TV Escola.

Módulo 2: Usos de TV e vídeo na Escola

Mostra diversos usos e do vídeo no currículo escolar. Explora diferentes formatos e funções destas tecnologias e indica formas de usá-las para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e para a formação continuada.

Módulo 3: Experimentação : planejando, produzindo, analisando

Oferece um espaço para planejamento, experimentação e registro das atividades com TV e vídeo. Parte da análise e recriação de programas para desenvolver atividades curriculares em sala de aula.

 


Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (  174   ) mai/jun 02