Relatório PISA 2000

 

Você sabe o que é? Já ouviu falar?

O Programa Internacional de Avaliação de Estudante, PISA é um esforço colaborativo entre os países-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos) para medir até que ponto jovens de 15 anos – próximos, portanto, do final da escolaridade obrigatória – estão preparados para enfrentar os desafios de conhecimento das sociedades de hoje.

O PISA 2000 examinou a capacidade dos jovens de utilizar seus conhecimentos e habilidades para enfrentar desafios da vida real, em vez de avaliar se dominavam um currículo escolar específico.

O programa conta com a qualificação de cientistas de países participantes, em um trabalho articulado por seus governos segundo interesses compartilhados e orientados por políticas.

O programa avalia os níveis de uma ampla diversidade de conhecimentos e habilidades obtidos por jovens de 15 anos nos principais países industrializados.  As principais características que guiaram o desenvolvimento do programa foram:

  • Sua orientação como política, com métodos de planejamento e de apresentação de resultados determinados pelas necessidades dos governos de extrair contribuições para a formulação de políticas.

  • Sua abordagem inovadora com relação ao letramento, não apenas em leitura, mas também em ciências e matemática.

  • Seu foco na demonstração de conhecimentos e habilidades sob formas relevantes para a vida cotidiana.

  • A amplitude de sua cobertura geográfica, com participação de 45 países, representando um terço da população mundial.

  • Sua regularidade, com o compromisso de repetir o levantamento a cada três anos.

  • Sua natureza colaborativa, com os governantes dos países participantes dirigindo conjuntamente o projeto, e um consórcio das mais importantes instituições mundiais no campo da avaliação aplicando competências científicas de ponta.


No Brasil, o PISA é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Foram avaliados 4893 jovens com idade entre 15 e 16 anos.

A participação do Brasil PISA visa obterem-se informações que situem o desempenho de alunos brasileiros no contexto da realidade educacional em nível nacional e internacional.

“O PISA 2000 questionou os alunos sobre seus hábitos de leitura e relacionou as respostas às notas médias.  Entre os brasileiros, apenas 18% declararam não ler por prazer.  A nota média desse grupo está no nível 1.  A maioria, 56%, diz ler por mais de meia hora por dia.  Esses leitores atingiram o nível 2.”

                                                                                                              Folha de S. Paulo.


Com estes resultados o Brasil foi o último colocado entre os países participantes de avaliação.  Isso significa que a maioria de nossos jovens são analfabetos funcionais, isto é, capazes de decodificar as letras, as palavras, mas não compreender o seu significado.  Os jovens brasileiros analisados têm a tendência de “responder pelo que acham e não pelo que efetivamente está escrito”.

Mas você pode estar indagando: Qual foi, afinal, o conteúdo examinado?

O PISA 2000 concentrou-se em letramento em leitura.

Letramento em leitura no PISA é a capacidade de o jovem compreender textos escritos, usá-los e refletir sobre eles de forma a alcançar objetivos próprios, desenvolver conhecimentos e o próprio potencial e participar ativamente da sociedade.  É muito mais que decodificar material escrito e compreendê-lo literalmente.  Leitura incorpora compreensão e reflexão sobre textos.  Letramento envolve a capacidade dos indivíduos de usar informação escrita para atingir seus objetivos, e a conseqüente capacidade das sociedades complexas modernas de usar informação escrita para funcionar de maneira eficiente.

Examinou ainda:

  • O PISA 2000 examinou a capacidade dos jovens de utilizar seus conhecimentos e habilidades para enfrentar desafios da vida real, em vez de avaliar se dominavam um currículo escolar específico.

  • Em cada área foram enfatizados o domínio de processos, a compreensão de conceitos e a capacidade de atuar em situações diversas.

  • Como parte de uma opção internacional feita por 25 países, o PISA 2000 coletou informações sobre atitudes dos estudantes em relação à aprendizagem.


Em cada área foram enfatizados:

  • Domínio de processos;

  • Compreensão de conceitos;

  • Capacidade de atuar nas situações diversas.


O conhecimento é então avaliado em:

  • Conteúdo ou estrutura dos conhecimentos que os estudantes devem adquirir em cada área; por exemplo, familiaridade com conceitos científicos ou com vários tipos de texto.

  • Processos que devem ser realizados; por exemplo, extrair informação escrita de um texto.

  • Contextos em que conhecimentos e habilidades são aplicados; por exemplo, tomar decisões, compreender assuntos mundiais.


O Programa do PISA 2000 foi aplicado em mais de 250 mil estudantes, representando cerca de 17 milhões de jovens de 15 anos matriculados nas escolas dos países participantes (entre eles o Brasil, como país convidado, pois não faz parte da OCDE (que concentra cerca de 30 países, dos vários continentes exceto América do Sul e América Central).

O PISA faz parte do ciclo de eventos “A Educação que queremos” é uma iniciativa da Editora Moderna e da Fundação Santillana - uma entidade voltada à educação e à cultura, ambas pertencentes ao Grupo Santillana e prosseguirá em ciclos de 3 anos.  Em 2003, o foco é o letramento em Matemática e em 2006 será letramento em Ciências.

Relatório Nacional do PISA Brasil

Mais informações no site www.inep.gov.br/internacional/pisa.

 


Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

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07/03


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