0s professores num contexto internacional

 

 

A formação dos professores e suas diversas formas de tratamento são analisados neste capítulo, possibilitando uma visão internacional dos diferentes sistemas de ensino adotado em nações industrializadas e em desenvolvimento.

Alemanha

Na Alemanha, uma das principais potências da Europa, a carreira do magistério está voltada para a formação em Nível Superior, com especialização exigida em pelo menos duas áreas do conhecimento. Em relação a escolha do local de trabalho os candidatos optam entre as escolas em que há vagas, enquanto a direção da escola decide a classe. Ainda na Alemanha a jornada estabelecida e de 21 horas por semana, mais o horario de planejamento. O ano letivo é de 185 dias, em média variando de acordo com o estado. As férias são de 12 semanas por ano e o salário inicial e de 2.800 doláres mensais. Os benefícios em alguns estados são pagos o décimo terceiro salário integral e em outros apenas 50%; aumento de salário de pagamento de parte do seguro saúde apenas após alguns anos de serviço; funcionários públicos são isentos de encargos sociais. A promoção é por concurso e na avaliação não existe padrão. Quem avalia é própria direção da escola. Sobre aposentadoria o desconto é de 19% sobre o salário quando na ativa. Aos 65 anos de idade, o valor é proporcional ao tempo de serviço, sendo o máximo 80% do último salário após 45 anos de trabalho.

Angola


Dando prosseguimento as matérias sobre a carreira de magistério em diversos países, o Jornal da Educação nesta edição aborda o continente africano através de Angola. Em Angola a formação do professor é de nível médio e a escolha de local de trabalho e determinado pelo Ministério da Educação. A jornada de trabalho do professor é de 20 horas semanais e o ano letivo é de 200 dias. As férias são de 12 semanas por ano, o salário inicial é de 200 dólares mensais e os benefícios registram o 13º salário e férias. Não há promoção e a avaliação é realizada periodicamente através de inspetores municipais que assistem às aulas e analisam planos de aula. Quanto a aposentadoria, o desconto é de 3% do salário e outros 8% são pagos pela própria escola para os professores que completam 30 anos de serviço.

 

Argentina

Na Argentina a formação do professor é de nível superior e os professores mais antigos na carreira têm prioridade na escolha do local de trabalho. A jornada é de 20 horas semanais e ano letivo é de 180 dias. As férias são de seis semanas por ano e o salário é de 130 dólares mensais. Os benefícios registram o 13º salário, salário-família e prêmio por tempo de serviço ao se aposentar. A promoção é feita por concurso e a avaliação é anual, por desempenho e por titulação. Na aposentadoria o desconto é de 16% do salário. Aos 50 anos, com um mínimo de 25 anos de serviço. Na província de Buenos Aires, homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 60. sendo 80% dos últimos vencimentos.

Brasil

No Brasil a formação do professor é de nível médio para educação infantil e de 1º a 4º série; e nível superior de 5º e 8º séries. A escolha de local de trabalho é realizada entre os concursados, por ordem de classificação. Os temporários são designados pelas delegacias de ensino às escolas onde existem vagas. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais, dependendo da rede e o ano letivo é de 200 dias. As férias são de quatro semanas por ano e mais um recesso, variando de acordo com a rede de ensino. O salário inicial é em media de 170 a 240 dólares mensais e nos benefícios constam o 13º salário e bonificação por tempo de serviço, variando de acordo com a rede, e estabilidade no emprego. Em relação a promoção, cada estado e município tem autonomia para elaborar seu plano de carreira e não existe sistema nacional de avaliação de desempenho do professor.

 

Chile

No Chile é obrigatório o docente ter nível superior e não há critério para escolha do local de trabalho. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais e as férias são de oito semanas por ano. O salário do docente chileno é de 680 dólares mensais. No Sistema de Avaliação do Desempenho Profissional Docente, quem é classificado com básico ou insatisfatório é encaminhado para o aprimoramento profissional. Se fracassar duas vezes no exame, o docente deve abandonar o ensino. Em relação a aposentadoria no sistema chileno o desconto é de 10% do salário. Os Homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 60 anos. O valor da aposentadoria varia de acordo com o montante acumulado em sua conta individual.

Cingapura

Em Cingapura a formação do docente é de nível técnico, para ensinar algumas disciplinas da escola primária, e superior. A escolha de local de trabalho é determinada pela diretoria da escola e a jornada de trabalho é flexível, de acordo com a necessidade da escola.O ano letivo é de 200 dias e as férias são de 12 semanas por ano. O salário inicial docente é de 1.135 dólares, para quem tem nível superior e está em treinamento, dado pelo Ministério da Educação e 980 dólares para o docente de nível técnico durante o processo de capacitação. Os benefícios são o 13º salário e um adicional que depende do desempenho econômico do país; atendimento médico e dentário, além de licença saúde. A promoção leva-se em conta desempenho e cursos e a avaliação e classificação, que é feita sigilosamente, é realizada pela direção da escola. A aposentadoria do docente tem desconto de 13% do salário e é proporcional a partir dos 45 anos, podendo retornar à ativa, e compulsória aos 65 anos de idade.

Colômbia

Neste país da América do Sul o docente tem formação em Nível médio e na escolha do local de trabalho é dada prioridade para os mais antigos na carreira; e para os mais titulados. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e ano letivo é de mil horas; as férias são de 11 semanas por ano e o salário inicial do docente colombiano é de 200 dólares mensais. Os benefícios contam com o 13º salário e a promoção é por tempo de serviço, por capacitação permanente e por titulação. A avaliação do docente é feita pelo Ministério da Educação e sua aposentadoria é com 55 anos de idade e 20 anos de serviço e o valor é de 80% do último salário.

 


Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

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08/2004