Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895

ano 22 - nº 5505 - terça-feira - 30 de maio de 2017

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

 

Seminário Enade 2017 discutirá operação de inscrição e aplicação do exame

 

Em 1º de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá em sua sede, em Brasília, representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país para seu tradicional Seminário Enade. O encontro, realizado todos os anos, debate temas voltados para os cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em cada edição. Este ano, pela primeira vez, o Seminário Enade terá transmissão ao vivo, no portal do Inep. O objetivo é permitir que Procuradores Institucionais (PI) e coordenadores de curso das mais de 2.390 IES distribuídas pelo país possam conhecer melhor aspectos operacionais de inscrição e aplicação do exame.
A programação do Seminário Enade 2017 inclui palestras sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e o Enade, e a forma como o Exame permite produzir os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Será apresentado o fluxograma da elaboração da prova, novidades na edição 2017 e detalhes sobre o Sistema Enade. O seminário será aberto às 9h, com a presença da presidente do Inep, Maria Inês Fini; do diretor de Avaliação da Educação Superior, Rui Barbosa de Brito Júnior; da diretora de Gestão e Planejamento, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, além do Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Paulo Antônio Gomes Cardim.
Nesta edição, com aplicação em 26 de novembro, o Enade é direcionado aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.







 

(IPAE 161 - 05/17)

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Especialistas do Brasil e do exterior discutem políticas públicas e indicadores de TICs no Brasil

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, abre nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), a terceira edição do Encontro Interministerial Diálogos sobre Políticas Públicas e Indicadores de TIC no Brasil. Serão discutidos temas relacionados às políticas desenvolvidas pelo governo federal na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs). O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, também participa do evento.
Ao longo do dia, autoridades e especialistas brasileiros e estrangeiros dialogam sobre os benefícios da digitalização para o desenvolvimento social e econômico, as perspectivas e os indicadores de TICs no país, as políticas de fomento à adoção das TICs na saúde, entre outras temáticas.






 

(IPAE 162 - 05/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/logo_final.png

Projeto estimula criatividade entre crianças e jovens

 

A terceira edição do Desafio Criativos da Escola está buscando projetos transformadores realizados por crianças e jovens de todo o país. O Desafio reconhecerá 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro, a ser realizada em dezembro deste ano. Também haverá também prêmios em dinheiro para o projeto e para o educador responsável.
Uma iniciativa do Instituto Alana, o Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 45 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
As inscrições do Desafio Criativos da Escola 2017 estão abertas do dia 10 de abril até o dia 1 de outubro de 2017. Mais informações no site: www.criativosdaescola.com.br.

Os interessados podem enviar até o dia 1º de outubro de 2017 tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento.




 

(IPAE 163 - 05/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif  

 Comissão de Justiça aprova criação de Política Nacional de Bibliotecas

 

O Brasil poderá contar em breve com uma Política Nacional de Bibliotecas. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 28/2015, de autoria do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e receberá votação final na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Entre as diretrizes da nova política estão a igualdade de acesso à biblioteca; a especificidade de serviços e materiais à disposição de usuários em atenção especial; a elevada qualidade das coleções, produtos e serviços; a vedação da censura; e a independência dos gestores e profissionais para compor os arquivos.
O projeto também determina que a iniciativa privada e qualquer órgão da administração direta ou indireta tenham liberdade para criar bibliotecas, que são conceituadas como “todo espaço físico ou virtual que mantenha bens simbólicos organizados, tecnicamente tratados e que ofereça serviços de consulta e empréstimo”.
Os bens simbólicos, segundo a proposta, são os de cunho artístico, científico, cultural, histórico, técnico ou tecnológico, registrados em suportes materiais e imateriais. Podem ser livros, outros documentos, ou informações disponíveis em qualquer mídia ou suporte. Pelo projeto, as bibliotecas devem selecionar, reunir, organizar e preservar os bens, além de promover acesso universal e irrestrito a eles.









 

(IPAE 164 - 05/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Publicação sobre violência de gênero e orientação sexual nas escolas ganha versão em português

 

A publicação Jogo Aberto: Respostas do setor de educação à violência com base na orientação sexual e na identidade/expressão de gênero, lançada pela sede da UNESCO em 2016, acaba de ganhar a sua versão em português, por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (17/05). A violência cometida contra esses estudantes afeta a aprendizagem, as perspectivas de emprego e o bem-estar desses alunos.
Jogo Aberto parte da premissa do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que busca “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.
A publicação Jogo Aberto tem o objetivo de oferecer uma visão geral das informações mais atualizadas e apresentar um panorama das ações atuais sobre o tema. A publicação também traz algumas recomendações de planejamento e implementação de respostas eficazes à violência baseada na orientação sexual e na identidade/expressão de gênero como parte dos esforços em prevenir e lidar com a violência nas escolas.
O documento pode ser baixado através do link: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/out_in_the_open_education_sector_responses_to_violence_base/
 







 

(IPAE 165 - 05/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Organização divulga carta oficial do 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

 

O momento de encerramento do 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, em Gramado/RS, se apresentou como uma oportunidade ímpar para discutir o que o futuro reserva para a sociedade brasileira e, em especial, para as instituições particulares de educação superior.
Organizou-se o documento final em cinco grandes temas – inovação, sustentabilidade, qualidade, acessibilidade e relevância social, temas estes intensamente debatidos nos três dias de Congresso. São temas fundamentais para o crescimento sustentável das IES brasileiras, e, a partir das ricas contribuições de palestrantes e congressistas, está sendo oferecida uma proposta-síntese como agenda para o futuro do nosso segmento.
Para conhecer o conteúdo completo da Carta de Gramado, acesse:
http://forumensinosuperior.org.br/cms/index.php/2013-08-19-03-51-06/x-congresso-2017







 


(IPAE 166 - 05/17)
 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Glossário de terminologia curricular -   Ambiente de aprendizagem

 

O Jornal da Educação segue apresentando trechos do Glossário de Terminologia Curricular da UNESCO. O IPAE selecionou as principais terminologias apresentadas pela publicação. Nesta edição, destacamos o seguinte termo:

 

   Ambiente de aprendizagem

Termo é usado de diversas formas. Essencialmente, indica o entorno físico imediato do aluno (sala de aula, escola), os recursos disponíveis para apoiar o processo de aprendizagem e a interação social ou tipos de relação social que funcionam nesse contexto e influenciam a aprendizagem.
 
 

 

 

(IPAE 167 - 05/17)

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Conheça os serviços de consultoria em credenciamento em EAD do IPAE

 

A Educação a Distância cresce a cada ano no Brasil. A metodologia segue em franca evolução no País e no mundo. Desde a década de 1980 o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação vem participando ativamente das transformações que ocorrem nas instituições. Dentro desse contexto o IPAE também desenvolve consultoria apoiando Instituições de Ensino Superior no Credenciamento Institucional em EAD junto ao Ministério da Educação (MEC).
Para conhecer mais sobre nossos serviços de Consultoria para Credenciamento, acesse http://www.ipae.com.br/credenciamento/ead.html





 


 

(IPAE 168 - 05/17)

 

 

Suplemento de Negócios

(Acesse Aqui) 

 

 

EXPEDIENTE

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4

http://www.ipae.com.br/logo_final.png

 

Prezado leitor:  Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em http://www.ipae.com.br/site/edicoes-anteriores.html