Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895

ano 22 - nº 5455 - quinta-feira - 16 de março de 2017

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

FNDE oferece capacitação a distância para gestores

 

Estão abertas as inscrições para o segundo período de 2017 dos cursos de capacitação a distância do programa Formação pela Escola. As capacitações são voltadas para gestores e técnicos educacionais das redes públicas de ensino, conselheiros de controle social e cidadãos interessados em conhecer as ações e programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Para se inscrever, o interessado deve procurar a coordenação do programa em seu estado e preencher a ficha cadastral com o curso de preferência.
As capacitações têm como propósito aperfeiçoar a qualidade da gestão e o fortalecimento do controle social sobre os recursos públicos destinados à educação. São nove cursos oferecidos: competências básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); programas de transporte escolar; programas do livro; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); controle social para conselheiros; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e censo escolar da educação básica – Sistema Educacenso.
O interessado deverá procurar a coordenação de seu estado para saber sobre a disponibilidade do curso. A capacitação, realizada por meio da plataforma de educação a distância Moodle, deve ser concluída em até 45 dias. Tutores estão disponíveis para auxiliar os cursistas e solucionar dúvidas dos alunos.
A relação de coordenações estaduais do programa e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal eletrônico do FNDE.
 

 

(IPAE 081 - 03/17)

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Segunda etapa da coleta de dados termina nesta sexta (17)

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira (17) a coleta dos dados do Módulo Situação do Aluno, que corresponde à segunda etapa do Censo Escolar. O módulo reúne informações sobre movimento e rendimento dos alunos, utilizadas para o cálculo das taxas de aprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.
A divulgação dos resultados preliminares dessa etapa está prevista para 3 de abril, por meio dos Relatórios Gestores, no sistema Educacenso. A partir dessa data, as escolas terão o prazo de 15 dias para a retificação dos dados, se necessário. As alterações e correções são feitas diretamente no módulo Situação do Aluno do Sistema Educacenso. Após 18 de abril, as informações não poderão mais ser alteradas.


 

(IPAE 082 - 03/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/logo_final.png

Inep tem até 10 de abril para divulgar espelhos de redação do Enem 2016

 

A partir de 10 de abril os candidatos e candidatas que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 terão acesso aos espelhos de redação.
Os espelhos são as versões digitalizadas das provas de redação dos candidatos. Junto com os espelhos, o Inep também divulga as justificativas para as notas em cada uma das cinco competências avaliadas no exame. Segundo o Inep, 10 de abril é a data limite, mas a divulgação pode acontecer antes.
O Ministério Público Federal (MPF) e o Inep mantêm um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garante que o governo federal divulgue os espelhos de redação até 60 dias após a divulgação das notas do Enem, que foram divulgadas em 18 de janeiro.
 

 

(IPAE 083 - 03/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif  

Debatedores sugerem melhor distribuição de recursos públicos ao Fundeb

 

Convidados da audiência da comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sugeriram uma melhor distribuição dos recursos públicos para o fundo.
O fundo foi criado em 2006 e deve ser estendido até 2020, mas a autora da proposta, deputada Raquel Muniz (PSC-MG), pretende tornar o Fundeb “um instrumento permanente de financiamento da educação, pois tem trazido bons resultados para o setor”.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ildivan Alencar, concordou que o Fundeb deve ser permanente, mas ressaltou a necessidade de alterações na proposta.
Além de tornar o Fundeb permanente, o texto determina que a União complemente o valor do piso salarial dos profissionais da educação básica quando os estados não conseguirem cumprir o teto. Além disso, assegura a participação da sociedade na formulação de políticas sociais e proíbe a suspensão ou diminuição dos direitos à educação já existentes.


 

(IPAE 084 - 03/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

7° Congresso Virtual Ibero-Americano de Qualidade em Educação Virtual e a Distância será em abril

 

Entre os dias 20 e 30 de abril acontece o 7° Congresso Virtual Ibero-Americano de Qualidade em Educação Virtual e a Distância, o EduQ@2017. Os objetivos do evento, que será virtual, são consolidar e continuar desenvolvendo um espaço de reflexão sobre a problemática da qualidade em educação virtual e a distância. Além de analisar os critérios pela qualidade de um programa educativo especialmente em relação aos processos da acreditação institucional. E ainda expor e estudar casos reais das instituições educativas que estão implantando a educação virtual e aceitaram o desafio da avaliação de seus serviços educativos.
Também serão debatidos temas como o impacto das novas tendências tecnológicas da web 2.0 e dos cursos massivos apertos online (MOOC) no futuro da educação virtual.
O evento é organizado pela Fundação Latinoamericana para a Educação a Distância e pela Rede Interinstitucional Dominicana de Educação a Distância.
Para inscrições nas salas virtuais de debate, acesse: http://www.eduqa.net


 

(IPAE 085 - 03/17)

 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Sinepe Rio intensifica preparativos para o 11° Congresso Rio de Educação

 

Um dos principais eventos educacionais do Brasil já tem data e local para acontecer em 2017. O 11° Congresso Rio de Educação será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca. Organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe Rio), o encontro é um dos mais importantes da agenda de educação do país.
A programação já está sendo definida e será divulgada em breve. Assim como informações para inscrições.
Acompanhe as novidades em: http://www.sineperio.org.br/.

 

(IPAE 086 - 03/17)
 

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

Glossário de terminologia curricular - Primeiro nível da educação secundária (Anos finais do ensino fundamental) 

 

O Jornal da Educação segue apresentando trechos do Glossário de Terminologia Curricular da UNESCO. O IPAE selecionou as principais terminologias apresentadas pela publicação. Nesta edição, destacamos o seguinte termo:

 

Primeiro nível da educação secundária (Anos finais do ensino fundamental)

 

Programa tipicamente concebido para dar prosseguimento aos resultados de aprendizagem da educação primária. Usualmente, a meta é consolidar os alicerces para a aprendizagem e o desenvolvimento humano ao longo da vida, sobre os quais sistemas educacionais podem, a seguir, expandir outras oportunidades educacionais. Alguns sistemas educacionais podem oferecer programas de educação profissional nesse nível, a fim de propiciar aos indivíduos habilidades relevantes para o emprego. Nesse nível, os programas são geralmente organizados em torno de um currículo mais orientado por matérias, que introduz conceitos teóricos em uma ampla gama de disciplinas. Tipicamente, os professores possuem formação pedagógica em matérias específicas e, mais frequentemente que no nível primário, uma classe pode ter vários professores com conhecimento especializado das matérias que lecionam.

(IPAE 087 - 03/17)

 

http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/logo_camara_deputados.gif

IPAE e FEMESP realizam Encontro de Secretários de Estabelecimentos de Ensino em São Paulo

 

Em parceria com a Federação das Entidades Mantenedoras de Ensino no Estado de São Paulo (FEMESP), o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE) promove no dia 26 de abril, em São Paulo, o Encontro de Secretários de Estabelecimentos de Ensino. O evento será realizado no Centro Universitário Belas Artes da Cidade de São Paulo, na capital paulista terá como tema “A legislação e a prática aplicáveis às escolas de educação básica”.
O encontro é voltado para secretários e equipes que atuam em estabelecimentos públicos e particulares de educação básica, cursos livres e universidades corporativas.
Entre os objetivos do evento estão: Conhecer e debater os principais temas relacionados com a legislação educacional. Além de debater os novos níveis de exigências dos órgãos de supervisão escolar, dos alunos, famílias e profissionais da educação quanto às relações juspedagógicas e conhecer inovações no campo das tecnologias.
A programação completa está disponível em: http://www.ipae.com.br/ep/12841/. A carga horária é de oito horas. Os participantes receberão certificados de participação.
O Centro Universitário Belas Artes da Cidade de São Paulo, que apoia o evento, fica na Vila Mariana. Para maiores informações, entre em contato pelos telefones (11) 3214-0044, (11) 3257-2121, (21) 3905-0964 ou (21) 3471-6301. Pelos e-mails contato@femesp.org.br ou instituto@ipae.com.br.


 

(IPAE 088 - 03/17)

 

 

Suplemento de Negócios

(Acesse Aqui) 

 

 

EXPEDIENTE

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4

http://www.ipae.com.br/logo_final.png

 

Prezado leitor:  Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em http://www.ipae.com.br/site/edicoes-anteriores.html