Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895

ano 20 - nº 5067 - sexta-feira - 21 de agosto de 2015

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Educação é um dos destaques na visita de Angela Merkel ao Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã de quinta-feira, 20, no Palácio do Planalto, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. As duas chefes de Estado posaram para a foto oficial e seguiram para uma reunião de trabalho reservada. Mais cedo, ministros brasileiros e alemães tiveram encontros separados para tratar de acordos de suas áreas, como economia, educação, agricultura, trabalho, energia, cultura, saúde, previdência, meio ambiente, ciência e tecnologia e comércio exterior, entre outras. O Brasil e a Alemanha deverão firmar 17 acordos em áreas como inovação, pesquisa, mineração, marinha, educação, saúde e segurança alimentar.

 

 

 

(IPAE 113 - 08/15)

 

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   Ensino superior privado manifesta preocupação com a situação econômica do país

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou, na última quarta-feira, 19, um manifesto em defesa da educação brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da sociedade civil organizada.
"O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da responsabilidade e da crítica construtiva visando encontrar os melhores caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo", diz o manifesto.
O Fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do total.
As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da população que, segundo elas, afeta sobremaneira o alunado do ensino superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi preservado "como programa social relevante". O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.



 

(IPAE 114 - 08/15)

 

 

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Lei Brasileira da Inclusão será destaque no Fórum Virtual de Direito Educacional

Discutir e analisar sobre a acessibilidade e as condições de acessibilidade nos estabelecimentos de ensino; a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Direito a Educação e a Praticidade da legislação de inclusão nas escolas. Estes são os principais objetivos do Fórum Virtual de Direito Educacional, promovido pelo IPAE no próximo dia 25.
O público-alvo do evento é formado por dirigentes e integrantes de equipes técnicas, administrativas e pedagógicas e pessoas interessadas nos processos educacionais. O Fórum será transmitido pela TV Virtual da Educação, através do site do IPAE.
As inscrições devem ser feitas no link a seguir: http://www.ipae.com.br/ev/12.833.1.htm



 

 

(IPAE 115 - 08/15)

 

 

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 Plenário aprova acordo para ampliar acesso a livros em formatos acessíveis

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 20, o texto do Tratado de Marraqueche, assinado pelo Brasil em 2013. A proposta (PDC 57/15) foi aprovada em primeiro turno com 341 votos favoráveis e apenas um contrário. O acordo busca retirar qualquer barreira à distribuição de obras impressas em formatos acessíveis: braile, Daisy (Digital Accessible Information System - sistema de informação digital acessível) ou áudio book. A intenção é beneficiar deficientes visuais e outras pessoas com dificuldade de leitura, a exemplo dos disléxicos.
Por se tratar de tratado sobre Direitos Humanos, o acordo será equiparado à Emenda à Constituição. Assim, o texto foi aprovado em primeiro turno e ainda precisa de uma nova votação em Plenário. O texto é baseado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Os países signatários do Tratado de Marraqueche se comprometem a alterar a legislação nacional para impedir limitações à reprodução e distribuição de obras em formatos acessíveis.
Atualmente, as publicações em formato áudio e braile esbarram muitas vezes em impedimentos previstos em leis de propriedade intelectual, como a obrigatoriedade de autorização do autor e pagamento de direitos autorais. O acordo internacional também amplia o grupo de beneficiários da medida para além dos deficientes visuais. Pessoas com outros tipos de deficiência que impliquem dificuldades na leitura de materiais impressos, tais como os disléxicos, também serão incluídos.
A proposta aprovada torna obrigatório o aval do Congresso a quaisquer atos que possam resultar em revisão do tratado ou quaisquer ajustes complementares que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.



 


 

(IPAE 116 - 08/15)

 

 

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 Observatório on-line apresenta dados educacionais da América Latina

A Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) lançou esta semana o Observatório Educativo da Reduca, plataforma online com indicadores e informações educacionais dos 14 países das organizações que compõem a rede.
A Reduca, fundada em 2011 com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), congrega 14 organizações que atuam pela melhora da qualidade da Educação pública nos respectivos países, e tem por objetivo promover a garantia do direito a uma Educação inclusiva, equitativa e de qualidade na América Latina. Fazem parte da rede: Asociación Empresarios por la Educación (Peru), Grupo Faro (Equador), Educa – Acción Empresarial por la Educación (República Dominicana), Educación 2020 (Chile), Empresarios por la Educación (Guatemala), Foro Educativo Nicaragüense “Eduquemos” (Nicarágua), Fundación Empresarial para el Desarollo Educativo (El Salvador); Fundación Empresarios Por la Educación (Colômbia), Fundación para la Educación Ernesto Maduro Andreu (Honduras), Juntos por la Educación (Paraguai), Mexicanos Primero (México), Proyecto Educar 2050 (Argentina), Todos Pela Educação (Brasil), Unidos por la Educación (Panamá).
O Observatório Educativo da Reduca tem o objetivo de dar visibilidade aos dados educacionais da região para que a sociedade possa monitorar e avaliar políticas públicas educativas, promover o intercâmbio de boas práticas, de forma a ajudar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas em todos os países a desenvolver soluções para os desafios educacionais. A ideia é provocar um sentimento de corresponsabilidade pela Educação.
As fontes de dados utilizadas para construir os indicadores do Observatório Reduca são principalmente organismos internacionais, como a Unesco e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O site conta também com informações de fontes de cada país, como os censos demográficos, pesquisas domiciliares e avaliações nacionais.
A plataforma também reunirá publicações e estudos sobre Educação, bem como relatórios e infográficos produzidos pela rede.
O Observatório Educativo da Reduca conta com apoio da União Europeia, da Unesco e da CEPAL. Fazem parte do comitê responsável pela plataforma o movimento Todos Pela Educação (Brasil), Educación 2020 (Chile) e Mexicanos Primero (México).
Para saber mais, acesse: http://www.reduca-al.net/observatorio/inicio






 

 

(IPAE 117 - 08/15)

 

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  Florianópolis sedia VIII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional

Termina nesta sexta-feira, 21, em Florianópolis (SC), a VIII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Com participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , o evento tem como tema a Avaliação de larga escala: ensinamentos, aprendizagem e tendências, o encontro debate as mudanças ocorridas ao longo do tempo na avaliação e na educação brasileira e orienta novos rumos.
Criada em 2003, a Abave é um espaço de debate e intercâmbio de experiências entre os acadêmicos, estudantes e profissionais da avaliação educacional. O Inep participa como expositor em um estande no qual divulga as suas principais ações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); o InepData – sistema de consulta a informações e estatísticas educacionais; o Portal Ideb por Escola; e a Provinha Brasil.


 

 

(IPAE 118 - 08/15)

 

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Terminologias da Educação

Colegiado de curso ou equivalente

O Jornal da Educação continua apresentando a série Terminologias da Educação, que tem o objetivo de esclarecer termos e conceitos utilizados no vocabulário de gestores educacionais, educadores e demais pessoas ligadas ao universo educacional. Nesta edição, mostrando a definição sobre colegiado de curso ou equivalente .

Colegiado de curso ou equivalente – Instância de tomada de decisões administrativas e acadêmicas constituída por representação discentes e docentes. 

 

(IPAE 119 - 08/15)

 

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 Seminário da ABMES aborda processos regulatórios das IES na Seres/MEC

A ABMES irá reunir no dia 1º de setembro especialistas do Ministério da Educação para tratar das etapas da atividade regulatória e as principais dificuldades nas análises dos processos, sejam eles oriundos da Seres/MEC ou das próprias IES. O evento será dividido em duas partes, sendo um seminário pela manhã e workshop na parte da tarde. Associados ABMES participam gratuitamente, mediante inscrição prévia.
O SEMINÁRIO ABMES: Processos regulatórios das IES na Seres/MEC será realizado na sede da entidade, em Brasília. E tem como objetivo abrir espaços para a Seres categorizar os principais problemas enfrentados com as análise e as decisões sobre os processos e expor as ações que visam agilizar a tramitação dos processos, em cumprimento às disposições previstas na Constituição Federal e na Lei n.º 9.784/1999; conhecer a situação atual do passivo existente no MEC e as perspectivas de solução a curto e médio prazos; e permitir que os representantes das IES recebam orientações gerais sobre as dificuldades da Seres/MEC nas análises dos processos regulatórios, sejam eles oriundos do MEC e/ou das próprias IES.
O evento tem a coordenação do presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues. Para inscrições, acesse: www.abmes.org.br




 

 

(IPAE 120 - 08/15)

 

 

EXPEDIENTE

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4

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Prezado leitor:  Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da Educação, entre em http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores