Jornal da Educação
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Publicação
do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895
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ano
20 - nº 5067 - sexta-feira - 21 de agosto de 2015
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Educação é um dos destaques na
visita de Angela Merkel ao Brasil |
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã de quinta-feira, 20, no
Palácio do Planalto, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. As duas chefes
de Estado posaram para a foto oficial e seguiram para uma reunião de
trabalho reservada. Mais cedo, ministros brasileiros e alemães tiveram
encontros separados para tratar de acordos de suas áreas, como economia,
educação, agricultura, trabalho, energia, cultura, saúde, previdência, meio
ambiente, ciência e tecnologia e comércio exterior, entre outras. O Brasil e
a Alemanha deverão firmar 17 acordos em áreas como inovação, pesquisa,
mineração, marinha, educação, saúde e segurança alimentar.
(IPAE 113 - 08/15)
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Ensino superior
privado manifesta preocupação com a situação econômica do país |
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
divulgou, na última quarta-feira, 19, um manifesto em defesa da educação
brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da
crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da
sociedade civil organizada.
"O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da
responsabilidade e da crítica construtiva visando encontrar os melhores
caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o
poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo", diz o
manifesto.
O Fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das
instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de
matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do
total.
As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da
população que, segundo elas, afeta sobremaneira o alunado do ensino
superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos
(ProUni) foi preservado "como programa social relevante". O ProUni
oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.
(IPAE 114 - 08/15)
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Lei Brasileira da Inclusão será destaque no Fórum Virtual de Direito
Educacional |
Discutir e analisar sobre a acessibilidade e as condições de
acessibilidade nos estabelecimentos de ensino; a Lei Brasileira da
Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Direito a Educação e a Praticidade
da legislação de inclusão nas escolas. Estes são os principais objetivos
do Fórum Virtual de Direito Educacional, promovido pelo IPAE no próximo
dia 25.
O público-alvo do evento é formado por dirigentes e integrantes de
equipes técnicas, administrativas e pedagógicas e pessoas interessadas
nos processos educacionais. O Fórum será transmitido pela TV Virtual da
Educação, através do site do IPAE.
As inscrições devem ser feitas no link a seguir:
http://www.ipae.com.br/ev/12.833.1.htm.
(IPAE 115 - 08/15)
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Plenário aprova acordo para ampliar acesso a livros em formatos acessíveis |
O
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 20, o texto do
Tratado de Marraqueche, assinado pelo Brasil em 2013. A proposta (PDC 57/15)
foi aprovada em primeiro turno com 341 votos favoráveis e apenas um
contrário. O acordo busca retirar qualquer barreira à distribuição de obras
impressas em formatos acessíveis: braile, Daisy (Digital Accessible
Information System - sistema de informação digital acessível) ou áudio book.
A intenção é beneficiar deficientes visuais e outras pessoas com dificuldade
de leitura, a exemplo dos disléxicos.
Por se tratar de tratado sobre Direitos Humanos, o acordo será equiparado à
Emenda à Constituição. Assim, o texto foi aprovado em primeiro turno e ainda
precisa de uma nova votação em Plenário. O texto é baseado na Convenção das
Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Os países
signatários do Tratado de Marraqueche se comprometem a alterar a legislação
nacional para impedir limitações à reprodução e distribuição de obras em
formatos acessíveis.
Atualmente, as publicações em formato áudio e braile esbarram muitas vezes
em impedimentos previstos em leis de propriedade intelectual, como a
obrigatoriedade de autorização do autor e pagamento de direitos autorais. O
acordo internacional também amplia o grupo de beneficiários da medida para
além dos deficientes visuais. Pessoas com outros tipos de deficiência que
impliquem dificuldades na leitura de materiais impressos, tais como os
disléxicos, também serão incluídos.
A proposta aprovada torna obrigatório o aval do Congresso a quaisquer atos
que possam resultar em revisão do tratado ou quaisquer ajustes
complementares que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio
nacional.
(IPAE 116 - 08/15)
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Observatório on-line apresenta dados educacionais da América Latina |
A Rede
Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca)
lançou esta semana o Observatório Educativo da Reduca, plataforma online com
indicadores e informações educacionais dos 14 países das organizações que
compõem a rede.
A Reduca, fundada em 2011 com apoio do Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID), congrega 14 organizações que atuam pela melhora da
qualidade da Educação pública nos respectivos países, e tem por objetivo
promover a garantia do direito a uma Educação inclusiva, equitativa e de
qualidade na América Latina. Fazem parte da rede: Asociación Empresarios por
la Educación (Peru), Grupo Faro (Equador), Educa – Acción Empresarial por la
Educación (República Dominicana), Educación 2020 (Chile), Empresarios por la
Educación (Guatemala), Foro Educativo Nicaragüense “Eduquemos” (Nicarágua),
Fundación Empresarial para el Desarollo Educativo (El Salvador); Fundación
Empresarios Por la Educación (Colômbia), Fundación para la Educación Ernesto
Maduro Andreu (Honduras), Juntos por la Educación (Paraguai), Mexicanos
Primero (México), Proyecto Educar 2050 (Argentina), Todos Pela Educação
(Brasil), Unidos por la Educación (Panamá).
O Observatório Educativo da Reduca tem o objetivo de dar visibilidade aos
dados educacionais da região para que a sociedade possa monitorar e avaliar
políticas públicas educativas, promover o intercâmbio de boas práticas, de
forma a ajudar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas
em todos os países a desenvolver soluções para os desafios educacionais. A
ideia é provocar um sentimento de corresponsabilidade pela Educação.
As fontes de dados utilizadas para construir os indicadores do Observatório
Reduca são principalmente organismos internacionais, como a Unesco e a
Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O site conta
também com informações de fontes de cada país, como os censos demográficos,
pesquisas domiciliares e avaliações nacionais.
A plataforma também reunirá publicações e estudos sobre Educação, bem como
relatórios e infográficos produzidos pela rede.
O Observatório Educativo da Reduca conta com apoio da União Europeia, da
Unesco e da CEPAL. Fazem parte do comitê responsável pela plataforma o
movimento Todos Pela Educação (Brasil), Educación 2020 (Chile) e Mexicanos
Primero (México).
Para saber mais, acesse:
http://www.reduca-al.net/observatorio/inicio.
(IPAE 117 - 08/15)
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Florianópolis sedia VIII Reunião da Associação Brasileira de
Avaliação Educacional |
Termina nesta sexta-feira, 21, em Florianópolis (SC), a VIII Reunião da
Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Com participação
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) , o evento tem como tema a Avaliação de larga escala:
ensinamentos, aprendizagem e tendências, o encontro debate as mudanças
ocorridas ao longo do tempo na avaliação e na educação brasileira e
orienta novos rumos.
Criada em 2003, a Abave é um espaço de debate e intercâmbio de
experiências entre os acadêmicos, estudantes e profissionais da
avaliação educacional. O Inep participa como expositor em um estande no
qual divulga as suas principais ações, como o Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb); o InepData – sistema de consulta a informações e
estatísticas educacionais; o Portal Ideb por Escola; e a Provinha
Brasil.
(IPAE 118 - 08/15)
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Terminologias da Educação
Colegiado de curso ou
equivalente |
O Jornal
da Educação continua apresentando a série Terminologias da Educação, que
tem o objetivo de esclarecer termos e conceitos utilizados no
vocabulário de gestores educacionais, educadores e demais pessoas
ligadas ao universo educacional. Nesta edição, mostrando a definição
sobre colegiado de curso ou equivalente .
Colegiado de curso ou equivalente – Instância de tomada de decisões
administrativas e acadêmicas constituída por representação discentes e
docentes.
(IPAE 119 - 08/15)
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Seminário da ABMES aborda processos regulatórios das IES na Seres/MEC |
A ABMES
irá reunir no dia 1º de setembro especialistas do Ministério da Educação
para tratar das etapas da atividade regulatória e as principais
dificuldades nas análises dos processos, sejam eles oriundos da
Seres/MEC ou das próprias IES. O evento será dividido em duas partes,
sendo um seminário pela manhã e workshop na parte da tarde. Associados
ABMES participam gratuitamente, mediante inscrição prévia.
O SEMINÁRIO ABMES: Processos regulatórios das IES na Seres/MEC será
realizado na sede da entidade, em Brasília. E tem como objetivo abrir
espaços para a Seres categorizar os principais problemas enfrentados com
as análise e as decisões sobre os processos e expor as ações que visam
agilizar a tramitação dos processos, em cumprimento às disposições
previstas na Constituição Federal e na Lei n.º 9.784/1999; conhecer a
situação atual do passivo existente no MEC e as perspectivas de solução
a curto e médio prazos; e permitir que os representantes das IES recebam
orientações gerais sobre as dificuldades da Seres/MEC nas análises dos
processos regulatórios, sejam eles oriundos do MEC e/ou das próprias IES.
O evento tem a coordenação do presidente da ABMES, Gabriel Mario
Rodrigues. Para inscrições, acesse:
www.abmes.org.br.
(IPAE 120 - 08/15)
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EXPEDIENTE
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- Publicação diária do Instituto de
Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais
acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional,
sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas
especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
- Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional
de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do
Depósito Legal).
- ISSN (International
Standard Serial Number)
nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado
ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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- Editora do Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação cadastrada no ISBN (International
Standard Book Number)
sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a
fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira
Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro
- RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1
(fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação – CDU 37.011.001.4
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Prezado leitor: Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da
Educação, entre em http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores
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