Jornal da Educação
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Publicação
do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895
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ano
20 - nº 4944 - quarta-feira - 25 de fevereiro de 2015
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FNDE divulga relatório sobre
taxa de utilização do Fies |
O Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou relatório no Diário
Oficial da União desta terça-feira, 24, referente ao Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). O documento mostra que a taxa de utilização do Fies foi
de 39,27% em 2014, acima da meta definida pelo Governo Federal para o
período.
De acordo com o Ministério da Educação, essa taxa calcula a quantidade de
contratos em utilização do programa sobre o número de matrículas em
instituições do ensino superior privadas. Desde a última segunda-feira, 23,
o site do Fies está aberto para inscrições. O prazo vai até o dia 30 de
abril.
(IPAE 121 - 02/15)
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Financiamento do Ciência sem
Fronteiras pode mudar nos próximos meses |
O
financiamento do Programa Ciência sem Fronteiras pode mudar em breve. O
novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq), o bioquímico Hernan Chaimovich, tomou posse nesta
terça-feira, 24 e disse que parte dos financiamentos dos recursos
destinados ao Programa Ciência sem Fronteiras poderia vir de outras
fontes.
Com a chegada de novas fontes de investimentos, o CNPq poderia
concentrar esforços em outras atividades. Atualmente, o Ciência sem
Fronteiras é financiado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto, através
do CNPq e da Capes, respectivamente.
Chaimovich ressaltou a importância do programa de intercâmbio para o
Brasil, mas afirmou também que o CNPq pode focar seus financiamentos em
outras atividades correlatas ao desenvolvimento cientifico, social e
econômico sustentáveis e socialmente do país.
(IPAE 122 - 02/15)
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Congresso de
Secretários e Procuradores Institucionais abre a programação de eventos
presenciais do semestre |
Durante o
primeiro semestre de 2015 o Instituto de Pesquisas e Administração da
Educação realizará diversos eventos presenciais e virtuais.
Existirão dois grandes eventos presenciais, sendo o primeiro nos dias 19
e 20 de março (1º Congresso Brasileiro de Secretários e Procuradores
Institucionais de Estabelecimentos de Ensino) e o segundo, nos dias 11 e
12 de junho (Congresso Internacional de Educação para o Futuro).
Maiores informações podem, respectivamente, serem obtidas através dos
links:
http://www.ipae.com.br/ep/12.825.htm e
http://www.ipae.com.br/ep/12.829.htm.
Além dos congressos existirão os eventos virtuais. Veja a programação
completa através do:
http://www.ipae.com.br/portal/br/eventos-virtuais.
(IPAE 123 - 02/15)
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Senador Romário é o mais
cotado para assumir a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte |
O senador
Romário (PSB-RJ) é o principal nome cotado para assumir a Comissão de
Educação, Cultura e Esporte do Senado. O ex-deputado federal recebeu votação
expressiva nas últimas eleições e goza de prestígio com as lideranças do
partido. De acordo com a divisão partidária das comissões, o PSB já
manifestou interesse em comandar este colegiado.
Voz atuante em questões ligadas ao esporte brasileiro, o ex-jogador de
futebol assumiu o mandato no Senado Federal falando em lutar pela
“moralização do esporte”. Romário foi elogiado por colegas de diversos
partidos após o discurso de posse dele. O também representante do PSB,
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), chegou a afirmar em plenário que gostaria
de ver o senador carioca no comando de uma das comissões da Casa.
A definição das composições das comissões pode sair ainda nesta
quarta-feira, 25. As negociações entre os partidos avançaram nos últimos
dias e apenas alguns detalhes impedem o anúncio oficial dos nomes. O PMDB,
partido de maior bancada, deve assumir a Comissão de Constituição, Justiça e
Cidadania (CCJ) e outras duas. O PT comandará a Comissão de Assuntos
Econômicos (CAE) e a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
(IPAE 124 - 02/15)
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Unesco promove Semana de
Aprendizagem Móvel |
A Unesco está
promovendo a Semana de Aprendizagem Móvel, que conta com uma série de
incentivos para o avanço da tecnologia em favor da educação. O ápice das
atividades ocorreu nestas segundas e terça-feira, 23 e 24 de fevereiro,
respectivamente, em Paris. A organização abriu os trabalhos com um seminário
organizado na capital francesa.
Participaram do encontro especialistas, gestores de políticas, tomadores de
decisão sobre políticas e líderes do setor privado de mais de 70 países. A
mensagem de abertura do evento alertou para um cenário atual onde, apesar do
crescimento tecnológico móvel, muitas meninas e mulheres ainda não têm
oportunidades para usar essa tecnologia, sobretudo na educação. Um dos
principais desafios da Semana de Aprendizagem Móvel é reverter esse quadro.
A Unesco acredita que a tecnologia móvel pode ser um facilitador para a
educação, oferecendo aprendizagem onde não haja livros, nem salas de aulas
ou mesmo professores
Participante da iniciativa, a União Internacional de Telecomunicações (UIT)
destaca que mais de seis bilhões de pessoas na Terra possuem acesso a um
aparelho móvel. Diante disso, a entidade acredita que os telefones celulares
representam “a tecnologia mais penetrante e mais rapidamente adotada da
história”.
Durante a Semana de Aprendizagem Móvel, os participantes poderão trocar e
compartilhar ideias sobre o tema. O programa inclui 80 oficinas para
capacitar usuários de aprendizagem móvel. Também inclui um Fórum de Política
para que representantes governamentais discutam ideias para integração e
ampliação de intervenções bem-sucedidas de aprendizagem móvel para promover
a igualdade de gênero na educação, e também discutam o papel da tecnologia
móvel na medida em que a comunidade internacional desenvolve novas metas
para a educação e o desenvolvimento.
(IPAE 125 - 02/15)
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ITA inicia expansão de sede
em São Paulo |
O
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP),
iniciou, na última quinta-feira (19), as obras de expansão do campus.
O projeto começou com a construção do prédio da Divisão de Ciências
Fundamentais, a primeira de uma série de ampliações planejadas para
dobrar o número de alunos nos cursos de graduação e aumentar em 50% as
vagas de mestrado e de doutorado.
O edifício terá área de 16 mil m² e deve ser entregue no início de 2016.
O
Nos dois últimos concursos de admissão, o Instituto ampliou o número de
vagas de 120 para 180 alunos. A meta é chegar a 240 vagas. Na parte
física, o ITA deve receber ainda novas moradias, um auditório de 1.200
lugares, uma biblioteca para 320 mil volumes e alojamentos para
graduandos e pós-graduandos. Também está previsto o lançamento de um
edital para a contratação de novos professores. Somente em obras, a
previsão é de investimentos de R$ 300 milhões até 2019.
(IPAE 126 - 02/15)
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Equivalência de estudos feitos
em outras escolas
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A
legislação educacional afirma que cabe às próprias escolas definir os
critérios de equivalência e aproveitamento de estudos feitos pelos
alunos tanto no Brasil, como no exterior. Inexiste um órgão
governamental que dê a garantia de que um diploma ou certificado
expedido num outro país sirva de base para prosseguimento de cursos no
Brasil. O interessado terá que encaminhar os documentos escolares a uma
escola que verificará o que foi aprendido e então validar – ou não – o
que foi feito anteriormente. Em caso de estudos de nível básico são
competentes os colégios; na hipótese de cursos superiores, a competência
é das universidades pública, quando for de programas realizados no
exterior e das demais instituições, nas outras situações.
(IPAE 127 - 02/15)
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FNLIJ prepara o 17°
Salão do Livro para Crianças e Jovens |
A Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) intensificou os
preparativos para o 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.
Mais uma vez o evento será realizado no pavilhão do Centro de Convenções
SulAmérica, no Rio de Janeiro. Ao todo, 58 editoras já confirmaram
presença no Salão, que ficará aberto entre os dias 10 e 21 de junho
deste ano.
Para alocar adequadamente todas as editoras, a FNLIJ realizou um
sorteio, em outubro passado para distribuir os estandes. Quase todos os
espaços já foram ocupados. Maiores informações podem ser obtidas em:
http://www.fnlij.org.br/site/.
(IPAE 128 - 02/15)
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EXPEDIENTE
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- Publicação diária do Instituto de
Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais
acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional,
sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas
especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
- Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional
de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do
Depósito Legal).
- ISSN (International
Standard Serial Number)
nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado
ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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- Editora do Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação cadastrada no ISBN (International
Standard Book Number)
sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a
fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira
Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro
- RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1
(fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e
Administração da Educação – CDU 37.011.001.4
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Prezado leitor: Para ter acesso às edições anteriores do Jornal da
Educação, entre em http://www.ipae.com.br/portal/br/edicoes-anteriores
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