Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
ISSN 0104-9895

ano 20 - nº 4944 - quarta-feira - 25 de fevereiro de 2015

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FNDE divulga relatório sobre taxa de utilização do Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou relatório no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24, referente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O documento mostra que a taxa de utilização do Fies foi de 39,27% em 2014, acima da meta definida pelo Governo Federal para o período.
De acordo com o Ministério da Educação, essa taxa calcula a quantidade de contratos em utilização do programa sobre o número de matrículas em instituições do ensino superior privadas. Desde a última segunda-feira, 23, o site do Fies está aberto para inscrições. O prazo vai até o dia 30 de abril.


 

 

 

 

(IPAE 121 - 02/15)

 

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Financiamento do Ciência sem Fronteiras pode mudar nos próximos meses

O financiamento do Programa Ciência sem Fronteiras pode mudar em breve. O novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o bioquímico Hernan Chaimovich, tomou posse nesta terça-feira, 24 e disse que parte dos financiamentos dos recursos destinados ao Programa Ciência sem Fronteiras poderia vir de outras fontes.
Com a chegada de novas fontes de investimentos, o CNPq poderia concentrar esforços em outras atividades. Atualmente, o Ciência sem Fronteiras é financiado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto, através do CNPq e da Capes, respectivamente.
Chaimovich ressaltou a importância do programa de intercâmbio para o Brasil, mas afirmou também que o CNPq pode focar seus financiamentos em outras atividades correlatas ao desenvolvimento cientifico, social e econômico sustentáveis e socialmente do país.


 

 

 

 

(IPAE 122 - 02/15)

 

 

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Congresso de Secretários e Procuradores Institucionais abre a programação de eventos presenciais do semestre

Durante o primeiro semestre de 2015 o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação realizará diversos eventos presenciais e virtuais.
Existirão dois grandes eventos presenciais, sendo o primeiro nos dias 19 e 20 de março (1º Congresso Brasileiro de Secretários e Procuradores Institucionais de Estabelecimentos de Ensino) e o segundo, nos dias 11 e 12 de junho (Congresso Internacional de Educação para o Futuro).
Maiores informações podem, respectivamente, serem obtidas através dos links: http://www.ipae.com.br/ep/12.825.htm e http://www.ipae.com.br/ep/12.829.htm.
Além dos congressos existirão os eventos virtuais. Veja a programação completa através do: http://www.ipae.com.br/portal/br/eventos-virtuais.

 
 

 

 

(IPAE 123 - 02/15)

 

 

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Senador Romário é o mais cotado para assumir a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte

O senador Romário (PSB-RJ) é o principal nome cotado para assumir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O ex-deputado federal recebeu votação expressiva nas últimas eleições e goza de prestígio com as lideranças do partido. De acordo com a divisão partidária das comissões, o PSB já manifestou interesse em comandar este colegiado.
Voz atuante em questões ligadas ao esporte brasileiro, o ex-jogador de futebol assumiu o mandato no Senado Federal falando em lutar pela “moralização do esporte”. Romário foi elogiado por colegas de diversos partidos após o discurso de posse dele. O também representante do PSB, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), chegou a afirmar em plenário que gostaria de ver o senador carioca no comando de uma das comissões da Casa.
A definição das composições das comissões pode sair ainda nesta quarta-feira, 25. As negociações entre os partidos avançaram nos últimos dias e apenas alguns detalhes impedem o anúncio oficial dos nomes. O PMDB, partido de maior bancada, deve assumir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e outras duas. O PT comandará a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


 

(IPAE 124 - 02/15)

 

 

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Unesco promove Semana de Aprendizagem Móvel

A Unesco está promovendo a Semana de Aprendizagem Móvel, que conta com uma série de incentivos para o avanço da tecnologia em favor da educação. O ápice das atividades ocorreu nestas segundas e terça-feira, 23 e 24 de fevereiro, respectivamente, em Paris. A organização abriu os trabalhos com um seminário organizado na capital francesa.
Participaram do encontro especialistas, gestores de políticas, tomadores de decisão sobre políticas e líderes do setor privado de mais de 70 países. A mensagem de abertura do evento alertou para um cenário atual onde, apesar do crescimento tecnológico móvel, muitas meninas e mulheres ainda não têm oportunidades para usar essa tecnologia, sobretudo na educação. Um dos principais desafios da Semana de Aprendizagem Móvel é reverter esse quadro. A Unesco acredita que a tecnologia móvel pode ser um facilitador para a educação, oferecendo aprendizagem onde não haja livros, nem salas de aulas ou mesmo professores
Participante da iniciativa, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) destaca que mais de seis bilhões de pessoas na Terra possuem acesso a um aparelho móvel. Diante disso, a entidade acredita que os telefones celulares representam “a tecnologia mais penetrante e mais rapidamente adotada da história”.
Durante a Semana de Aprendizagem Móvel, os participantes poderão trocar e compartilhar ideias sobre o tema. O programa inclui 80 oficinas para capacitar usuários de aprendizagem móvel. Também inclui um Fórum de Política para que representantes governamentais discutam ideias para integração e ampliação de intervenções bem-sucedidas de aprendizagem móvel para promover a igualdade de gênero na educação, e também discutam o papel da tecnologia móvel na medida em que a comunidade internacional desenvolve novas metas para a educação e o desenvolvimento.

 

 

(IPAE 125 - 02/15)

 

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ITA inicia expansão de sede em São Paulo

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), iniciou, na última quinta-feira (19), as obras de expansão do campus.
O projeto começou com a construção do prédio da Divisão de Ciências Fundamentais, a primeira de uma série de ampliações planejadas para dobrar o número de alunos nos cursos de graduação e aumentar em 50% as vagas de mestrado e de doutorado.
O edifício terá área de 16 mil m² e deve ser entregue no início de 2016. O
Nos dois últimos concursos de admissão, o Instituto ampliou o número de vagas de 120 para 180 alunos. A meta é chegar a 240 vagas. Na parte física, o ITA deve receber ainda novas moradias, um auditório de 1.200 lugares, uma biblioteca para 320 mil volumes e alojamentos para graduandos e pós-graduandos. Também está previsto o lançamento de um edital para a contratação de novos professores. Somente em obras, a previsão é de investimentos de R$ 300 milhões até 2019.


 

 

 

(IPAE 126 - 02/15)

 

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Equivalência de estudos feitos em outras escolas
 

A legislação educacional afirma que cabe às próprias escolas definir os critérios de equivalência e aproveitamento de estudos feitos pelos alunos tanto no Brasil, como no exterior. Inexiste um órgão governamental que dê a garantia de que um diploma ou certificado expedido num outro país sirva de base para prosseguimento de cursos no Brasil. O interessado terá que encaminhar os documentos escolares a uma escola que verificará o que foi aprendido e então validar – ou não – o que foi feito anteriormente. Em caso de estudos de nível básico são competentes os colégios; na hipótese de cursos superiores, a competência é das universidades pública, quando for de programas realizados no exterior e das demais instituições, nas outras situações.
 

 

 

 

 

(IPAE 127 - 02/15)

 

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FNLIJ prepara o 17° Salão do Livro para Crianças e Jovens

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) intensificou os preparativos para o 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Mais uma vez o evento será realizado no pavilhão do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Ao todo, 58 editoras já confirmaram presença no Salão, que ficará aberto entre os dias 10 e 21 de junho deste ano.
Para alocar adequadamente todas as editoras, a FNLIJ realizou um sorteio, em outubro passado para distribuir os estandes. Quase todos os espaços já foram ocupados. Maiores informações podem ser obtidas em: http://www.fnlij.org.br/site/.

 
 

 

 

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EXPEDIENTE

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
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    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas e Administração da Educação – CDU 37.011.001.4

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