Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 15 - nº 3776- terça-feira - 15 de junho de 2010

ProUni abre inscrições

O Programa Universidade para Todos abre nesta terça-feira suas inscrições para o segundo semestre deste ano. Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 para concorrer a uma das 60.488 bolsas oferecidas pelo programa em 1.255 instituições.
Podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2009 e têm média mínima de 400 pontos nas cinco notas, além de terem cursado todo o ensino médio em escola pública ou em instituição particular com bolsa integral de estudo.
A primeira chama
da será divulgada no dia 21 de junho. Se não forem preenchidas todas as vagas  poderão ser realizadas mais cinco chamadas. Os estudantes devem escolher até três opções de instituição ou curso.
Outras informações na página http://www.mec.gov.br/

 (IPAE 073 - 06/10)

 

Estudo aponta crescimento do número de doutores no Brasil

Os consultores Eduardo Baumgratz Viotti (Universidade de Brasília) e Rosana Boeninger (Universidade de Campinas), do CGEE, apresentaram na quarta-feira (10) um estudo que mostra um crescimento de 278% no número de doutores titulados no Brasil, o que corresponde a uma taxa média de 11,9% de crescimento ao ano. O estudo foi realizado com cruzamentos de dados da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.
A conclusão revela taxas significativas de crescimento em todas as grandes áreas do conhecimento. Entre as que mais cresceram, destacam-se as ciências sociais aplicadas e as ciências humanas, que apresentaram crescimento de 14,8% e 13,6% em média ao ano. Entre as que cresceram abaixo da média, 11,9%, estão as áreas de ciências exatas e da terra. Além do aumento no número de titulados, o estudo apresenta a área da educação como a que mais emprega doutores no Brasil. De cada dez doutores, oito trabalham em educação.

Segundo os consultores, o grande destaque do estudo foi o desempenho da área multidisciplinar, que, teve um crescimento médio de titulados de 59,8%. Em 2008, 415 doutores foram titulados na área, representando 3,9% do total de titulados no ano. A conclusão do estudo do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi transformado na publicação
"Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira".

(IPAE 074 - 06/10)

 

Seminário apresenta resultado de pesquisa sobre Educação Infantil

Na segunda (14) e terça-feira (15) aconteceu em São Paulo, no hotel Blue Tree Towers, o Seminário Internacional sobre Avaliação na Qualidade de Educação Infantil promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento teve como objetivo apresentar aos educadores o resultado da pesquisa Educação Infantil no Brasil: Avaliação Qualitativa e Quantitativa feita entre 2009 e 2010.  O estudo elaborado pela Fundação Carlos Chagas analisou 147 instituições de educação infantil de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina.
A conclusão da pesquisa é que a educação infantil brasileira merece nota 3,4, numa escala de zero a dez. O estudo mediu a qualidade da creche (de 0 a 3 anos) e da pré-escola (4 e 5 anos). Foram avaliados 43 aspectos e o que recebeu a nota mais baixa (1,6) está na área que avalia a disponibilidade de materiais para aulas de ciências, como livros e jogos temáticos. A que recebeu a nota mais alta, 6,7, pertence ao quesito interação e analisa se as relações entre adultos e crianças são empáticas.
O Seminário também abriu discussões e debates sobre a qualidade do ensino e sua influência no aproveitamento dos alunos no ensino fundamental. O encontro reuniu 180 especialistas nacionais e internacionais, representantes de entidades de educação infantil e gestores educacionais. É a primeira vez que se tem acesso a tópicos aprofundados das condições do ensino infantil no País.

(IPAE 075 - 06/10)

 

FABES disponibiliza edição da revista de junho

A FABES com o objetivo de publicar regularmente uma revista artística que tenha a reprodução dos melhores trabalhos dos artistas do Império; disponibiliza nesse mês de junho a 7ª edição da Revista da FABES.
A Faculdade Béthencourt da Silva é uma instituição isolada de ensino superior mantida pela Sociedade Propagadora das Belas Artes (SPBA), que também mantém o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro há 152 anos.
A Revista da FORBES traz no mês de junho, pesquisas abordando temáticas sobre escolas de samba, matéria sobre a responsabilidade social, assunto que é recente no dia a dia as pessoas. A conferência proferida por Odylo Costa Filho em 23 de novembro de 1973, também está publicada na edição de nº 7, confirmando a visão pioneira do fundador da FABES, que viu em Béthencourt da Silva a garantia do sistema de uma educação democrática para o Brasil.
Além disso, traz uma matéria que fala sobre a sala de aula como o lugar da leitura, sendo uma resposta as graves questões que envolvem o ensino hoje.


                                                                                                     
(IPAE 076 - 06/10)

 

Revista da ABMES divulga Legislação Atualizada sobre Ensino Superior

A Revista da Associação Brasileira de Mantedoras de Ensino Superior (ABMES), divulga desde 1982 trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como aprofundamento de debates e de reflexões no interior das instituições de ensino superior brasileiras.
Com tiragem de 1.000 exemplares, no mês de junho a ABMES reúne através da coletânea: “Ensino Superior: Legislação Atualizada”, as principais normas referentes ao ensino superior no ano de 2009.
Os capítulos se referem às leis, aos decretos, emendas constitucionais e as resoluções do ensino superior. O objetivo da edição do mês de junho é de contribuir na orientação, o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas das instituições de ensino superior brasileiras. Permitindo o acesso as normas emitidas por tais órgãos.

(IPAE 077 - 06/10)

 

Curso de Especialização em Educação Infantil

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebe de 21 de junho a 2 de julho currículos dos 266 educadores que concorrem a 150 vagas do curso de especialização em educação infantil aberto na instituição. O curso é oferecido por meio de convênio com o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica (SEB), no Programa Nacional de Formação de Professores.
A seleção tem duas etapas. A primeira é a avaliação do currículo e a segunda uma prova escrita. A segunda parte da seleção será aplicada no dia 21 de julho, no horário das 18h às 20h, nos pólos de Boa Vista e Rorainópolis. A divulgação dos selecionados está prevista para 30 de julho.
O curso é destinado a professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas e a equipes da educação infantil dos sistemas públicos de ensino. O objetivo da formação proposta pelo MEC às universidades e prefeituras é qualificar quadros das redes públicas de educação básica e, a partir daí, criar uma rede nacional de formação nos municípios. Ao concluir o curso, o educador recebe certificado da instituição.

Mais informações:http://www.ufrr.br/component/option,com_docman/Itemid,410/task,doc_view/gid,2436/

 

(IPAE 078  - 06/10)

 


 

Câmara: Votação no Plenário sobre  projeto sobre banda larga nas escolas

 

Acontece na terça-feira (15) às 18h30, a votação para o Projeto de Lei 1481/07 sobre banda larga nas escolas que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) em serviços como a internet.
O Ministério das Comunicações irá definir anualmente a parcela dos recursos do Fust que será aplicada para o alcance dessa meta. Cabe ao Ministério das Comunicações formular as políticas, as diretrizes gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do Fust e definir os programas, projetos e atividades financiados com recursos do fundo. A oposição é contra o projeto, pois considera que falta clareza sobre a escolha dos programas a serem financiados com dinheiro do Fust por meio de licitação.
O projeto deverá estar disponível em todas as escolas públicas até o final de 2013.

(IPAE 079 - 06/10)

 

Inscrições aberta para o Programa Milton Santos

O Ministério da Educação recebe até 11 de julho as inscrições dos alunos das instituições de ensino superior que participam do Programa Estudante-Convênio de Graduação candidatos ao Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
A inscrição deve ser feita pela internet na página do Ministério da Educação, através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos. O Promisaes oferece aos estudantes latino-americanos e africanos, matriculados em universidades federais brasileiras, auxílio financeiro mensal no valor de um salário mínimo (R$ 510,00), que será pago de julho de 2010 a junho de 2011.
 

(IPAE 080- 06/10)

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4