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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 15
- nº 3776- terça-feira - 15 de junho de 2010
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ProUni abre inscrições |
O Programa Universidade para Todos abre
nesta terça-feira suas inscrições para o segundo semestre deste ano. Os
interessados poderão se inscrever até o dia 19 para concorrer a uma das
60.488 bolsas oferecidas pelo programa em 1.255 instituições.
Podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino
Médio em 2009 e têm média mínima de 400 pontos nas cinco notas, além de
terem cursado todo o ensino médio em escola pública ou em instituição
particular com bolsa integral de estudo.
A primeira chamada será divulgada
no dia 21 de junho. Se não forem preenchidas todas as vagas
poderão ser realizadas mais cinco chamadas. Os estudantes devem escolher
até três opções de instituição ou
curso.
Outras informações na página
http://www.mec.gov.br/
(IPAE
073 - 06/10)
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Estudo aponta crescimento do
número de doutores no Brasil
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Os
consultores Eduardo Baumgratz Viotti (Universidade de
Brasília) e Rosana Boeninger (Universidade de Campinas), do
CGEE, apresentaram na quarta-feira
(10) um estudo que mostra um crescimento de 278% no
número de doutores titulados no Brasil, o que corresponde a
uma taxa média de 11,9% de crescimento ao ano. O estudo foi
realizado com cruzamentos de dados da Capes, do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),
e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e
Emprego e da Previdência Social.
A conclusão revela taxas significativas de crescimento em
todas as grandes áreas do conhecimento. Entre as que mais
cresceram, destacam-se as ciências sociais aplicadas e as
ciências humanas, que apresentaram crescimento de 14,8% e
13,6% em média ao ano. Entre as que cresceram abaixo da
média, 11,9%, estão as áreas de ciências exatas e da terra.
Além do aumento no número de titulados, o estudo apresenta a
área da educação como a que mais emprega doutores no Brasil.
De cada dez doutores, oito trabalham em educação.
Segundo os consultores, o grande destaque do estudo foi o
desempenho da área multidisciplinar, que, teve um
crescimento médio de titulados de 59,8%. Em 2008, 415
doutores foram titulados na área, representando 3,9% do
total de titulados no ano. A conclusão do estudo do Centro
de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao
Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foi transformado
na publicação
"Doutores
2010: estudos da demografia da base técnico-científica
brasileira".
(IPAE 074 - 06/10)
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Seminário apresenta resultado de
pesquisa sobre Educação Infantil |
Na segunda (14) e
terça-feira (15) aconteceu em São Paulo, no hotel Blue Tree Towers, o
Seminário Internacional sobre Avaliação na Qualidade de Educação
Infantil promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento teve como objetivo apresentar aos educadores o resultado da
pesquisa Educação Infantil no Brasil: Avaliação Qualitativa e
Quantitativa feita entre 2009 e 2010. O estudo elaborado pela Fundação
Carlos Chagas analisou 147 instituições de educação infantil de Belém,
Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina.
A conclusão da pesquisa é que a educação infantil brasileira merece nota
3,4, numa escala de zero a dez. O estudo mediu
a qualidade da creche (de 0 a 3 anos) e da pré-escola (4 e 5 anos).
Foram avaliados 43 aspectos e o que recebeu a nota mais baixa (1,6) está
na área que avalia a disponibilidade de materiais para aulas de
ciências, como livros e jogos temáticos. A que recebeu a nota mais alta,
6,7, pertence ao quesito interação e analisa se as relações entre
adultos e crianças são empáticas.
O Seminário também abriu discussões e debates sobre a qualidade
do ensino e sua influência no aproveitamento dos alunos no ensino
fundamental. O encontro reuniu 180 especialistas nacionais e
internacionais, representantes de entidades de educação infantil e
gestores educacionais. É a primeira vez que se tem acesso a tópicos aprofundados das condições
do ensino infantil no País.
(IPAE
075 - 06/10)
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FABES disponibiliza edição da revista de junho |
A FABES com o objetivo de publicar
regularmente uma revista artística que tenha a reprodução dos melhores
trabalhos dos artistas do Império; disponibiliza nesse mês de junho a
7ª edição da Revista da FABES.
A Faculdade Béthencourt da Silva é uma instituição isolada de ensino
superior mantida pela Sociedade Propagadora das Belas Artes (SPBA),
que também mantém o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro há 152
anos.
A Revista da FORBES traz no mês de junho, pesquisas abordando
temáticas sobre escolas de samba, matéria sobre a responsabilidade
social, assunto que é recente no dia a dia as pessoas. A conferência
proferida por Odylo Costa Filho em 23 de novembro de 1973, também está
publicada na edição de nº 7, confirmando a visão pioneira do fundador
da FABES, que viu em Béthencourt da Silva a garantia do sistema de uma
educação democrática para o Brasil.
Além disso, traz uma matéria que fala sobre a sala de aula como o
lugar da leitura, sendo uma resposta as graves questões que envolvem o
ensino hoje.
(IPAE 076 - 06/10)
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Revista da
ABMES divulga Legislação Atualizada sobre Ensino Superior |
A Revista da Associação Brasileira de
Mantedoras de Ensino Superior (ABMES), divulga desde 1982
trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por
profissionais reconhecidos nacionalmente, como aprofundamento de
debates e de reflexões no interior das instituições de ensino
superior brasileiras.
Com tiragem de 1.000 exemplares, no mês de junho a ABMES reúne
através da coletânea: “Ensino Superior: Legislação Atualizada”, as
principais normas referentes ao ensino superior no ano de 2009.
Os capítulos se referem às leis, aos decretos, emendas
constitucionais e as resoluções do ensino superior. O objetivo da
edição do mês de junho é de contribuir na orientação, o
desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas das
instituições de ensino superior brasileiras. Permitindo o acesso
as normas emitidas por tais órgãos.
(IPAE
077 - 06/10)
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Curso de Especialização em Educação Infantil |
A Universidade Federal de Roraima (UFRR)
recebe de 21 de junho a 2 de julho currículos dos 266 educadores que
concorrem a 150 vagas do curso de especialização em educação infantil
aberto na instituição. O curso é oferecido por meio de convênio com o
Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica (SEB),
no Programa Nacional de Formação de Professores.
A seleção tem duas etapas. A primeira é a avaliação do currículo e a
segunda uma prova escrita. A segunda parte da seleção será aplicada no
dia 21 de julho, no horário das 18h às 20h, nos pólos de Boa Vista e
Rorainópolis. A divulgação dos selecionados está prevista para 30 de
julho.
O curso é destinado a professores, coordenadores e diretores de creches
e pré-escolas e a equipes da educação infantil dos sistemas públicos de
ensino. O objetivo da formação proposta pelo MEC às universidades e
prefeituras é qualificar quadros das redes públicas de educação básica
e, a partir daí, criar uma rede nacional de formação nos municípios. Ao
concluir o curso, o educador recebe certificado da instituição.
Mais informações:http://www.ufrr.br/component/option,com_docman/Itemid,410/task,doc_view/gid,2436/
(IPAE 078 - 06/10)
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Câmara:
Votação no Plenário sobre projeto sobre banda larga nas escolas
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Acontece na
terça-feira (15) às 18h30, a votação para o Projeto de Lei 1481/07 sobre
banda larga nas escolas que permite o uso de recursos do
Fundo de Universalização dos Serviços de
Telecomunicações (Fust) em serviços como a internet.
O Ministério das Comunicações irá definir anualmente a parcela dos
recursos do Fust que será aplicada para o alcance dessa meta.
Cabe ao Ministério das Comunicações formular as políticas, as diretrizes
gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do Fust e definir
os programas, projetos e atividades financiados com recursos do fundo.
A oposição é contra o projeto, pois considera que falta clareza sobre a
escolha dos programas a serem financiados com dinheiro do Fust por meio
de licitação.
O projeto deverá estar disponível em todas as escolas públicas até o
final de 2013.
(IPAE 079 - 06/10)
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Inscrições aberta para o Programa Milton Santos |
O Ministério da Educação recebe até 11 de
julho as inscrições dos alunos das instituições de ensino superior que
participam do Programa Estudante-Convênio de Graduação candidatos ao
Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
A inscrição deve ser feita pela internet na página do Ministério da
Educação, através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos. O
Promisaes oferece aos estudantes latino-americanos e africanos,
matriculados em universidades federais brasileiras, auxílio financeiro
mensal no valor de um salário mínimo (R$ 510,00), que será pago de julho
de 2010 a junho de 2011.
(IPAE 080-
06/10)
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EXPEDIENTE |
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- Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
- Edição e Administração
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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