Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 14 - nº 3610 - quarta-feira - 07 de outubro de 2009

Nova data do Enem será em 5 e 6 de dezembro

A nova data escolhida para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 5 e 6 de dezembro. No entanto, a data ainda não foi confirmada oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) pois será apresentada na tarde desta terça-feira ao ministro da Justiça, Tarso Genro. O ministério informou que a reunião é necessária para avaliar a atuação da Polícia Federal na aplicação da prova e as medidas de segurança que serão colocadas em prática durante o exame.
As suspeitas de fraude ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação. Nas provas do exame de ensino médio havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia. A Polícia Federal, que instaurou inquérito para apurar o caso, já indiciou duas pessoas. Na última semana, a professora Itana Marques, representante do Connasel, afirmou não ter havido "fragilidade" na segurança dos exercícios. Por ser alvo de investigação da Polícia Federal, a professora evitou dar detalhes de que requisitos de logística seriam aprimorados ou alterados para garantir a segurança das futuras provas.

(IPAE 033 - 10/09)
 

 

Exame tem nova data e será realizado em novembro

 

A data de realização da Prova Brasil foi alterada. Prevista inicialmente para o período de 19 a 30 deste mês, a avaliação será realizada entre 9 e 27 de novembro. Todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas, com mais de 20 alunos em cada série, serão avaliadas.
O exame mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes da quarta e da oitava séries (quinto e nono anos) de escolas públicas. Com os resultados, é possível obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.
Implantada em 2005, a prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.

(IPAE 034 - 10/09)


 

Ano Internacional do Planeta Terra abre concurso para estudantes      

 

O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) está promovendo um concurso que vai eleger quatro estudantes de 18 a 22 anos para participar da solenidade de encerramento do evento, que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro em Lisboa, Portugal. Para participar, os interessados deverão apresentar – até o próximo dia 30 (sexta-feira) – um trabalho sobre um ou mais dos dez temas abordados: Água Subterrânea, Desastres Naturais, Terra e Saúde, Clima, Recursos naturais e Energia, Megacidades, Núcleo e Crosta terrestres, Oceanos, Solos, Terra e Vida.
Os trabalhos, que serão avaliados pelo Comitê Nacional do AIPT – formado também por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – podem ser enviados em formatos diversos, como ensaio, poema, música, desenho, vídeo ou fotografia.
A análise dos trabalhos vai avaliar aspectos como criatividade, originalidade, sintonia com o tópico e estilo da produção. O resultado do processo nacional será anunciado até 5 de novembro (quinta-feira), quando os trabalhos selecionados serão encaminhados ao Comitê Internacional para o julgamento final. Os estudantes selecionados vão receber passagens aéreas e estadias para participar do evento. Mais informações pelo site: http://aipt.mct.gov.br/index.php

(IPAE 035 - 10/09)


 

USCS realiza até dia 9 de outubro Semana da Contabilidade

 

Entre os dias 5 e 9 de outubro, a USCS promove mais uma edição de sua Semana da Contabilidade. O evento é aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (11) 4239-3259 ou pelo site: http://www.uscs.edu.br/comu/noticias.php?ind=1028
Todas as atividades ocorrem entre 19h30 e 22h30 no Auditório Hélcio Quaglio (Campus I - Prédio B).

(IPAE  036 - 10/09)

 

Unesco lança estudo inédito sobre professores brasileiros

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil lançou ontem (6), na 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em Caxambu (MG), estudo inédito sobre a situação dos professores brasileiros. Será às 20h no Hotel Glória.
A pesquisa Professores do Brasil: Impasses e Desafios é a mais abrangente sobre a categoria já feita no país, envolvendo abordagens como condições de trabalho, formação inicial e continuada, carreira e remuneração.
O objetivo do estudo foi examinar aspectos ligados à formação e à profissão docente no ensino básico brasileiro, questões críticas no cenário das políticas contemporâneas, particularmente ligadas ao grande desafio da melhoria da qualidade da educação para todos.

(IPAE 037 - 10/09)


 

6º Fórum Educação Competências e Valores

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, por intermédio do Programa Especial de Formação Pedagógica e da Biblioteca Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim, promoverá o 6º Fórum Educação, Competências e Valores no dia 17 de outubro de 2009.
O objetivo do Fórum é privilegiar os conhecimentos voltados para a formação do educador e da cidadania. O evento é um exercício de leitura e escrita na construção de novos conhecimentos, organização de ideias, formação do pensamento e realização de ações qualitativas, reflexivas e inclusivas. Para mais informações acesse: http://extranet.belasartes.br/forumeducacao/index.html

(IPAE 038 - 10/09)
 

 

 

Haddad falará à CE sobre cancelamento das provas do Enem

 

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá comparecer na próxima terça-feira (13) à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do Senado, para comentar as providências adotadas pelo governo depois do cancelamento das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) pelo presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSDB-PR), que relatou ter mantido contato permanente com a equipe do ministro desde que foram publicadas denúncias de quebra de sigilo do exame.
Ele considerou correta a postura de Haddad diante do episódio, mas ponderou que existem ainda muitas questões em aberto, como a redefinição do calendário de provas e o rumo das investigações. Arns lembrou ao ministro que ele poderia comparecer a uma reunião da comissão mesmo sem a prévia aprovação de um requerimento de convite, desde que ele mesmo se oferecesse a comparecer à CE para falar sobre a questão. Segundo relato do senador, Haddad concordou em falar à comissão, mas pediu que o encontro ocorresse na próxima semana, quando ele terá informações mais concretas a apresentar, principalmente a respeito das investigações.

(IPAE 039 - 10/09)

 

Inglês passa a ser obrigatório para crianças a partir dos 6 anos no Rio

 

Em 2010, crianças a partir dos 6 anos de idade e que estudam na rede municipal do Rio vão começar a aprender inglês. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Educação serão 177 mil alunos do primeiro, segundo e terceiros anos.
Atualmente, os alunos estudam inglês do sexto ao nono anos. A secretária Cláudia Costin acrescentou que em 2010 entram os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos. Em 2011, as crianças do quarto ano passam a integrar o programa do inglês obrigatório e, em 2012, a disciplina passa a fazer parte do currículo também dos estudantes do quinto ano.
Ainda segundo a secretária, atualmente na rede municipal, somente os alunos do 6º ao 9º anos têm aulas de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. Com o novo programa, o inglês passa a ser obrigatório, inclusive para os estudantes a partir do 1º ano.
O objetivo é que os alunos estejam bem preparados para ser bons anfitriões nas Olimpíadas de 2016.

(IPAE 040 - 10/09)

 

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4