Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 14 - nº 3540 - terça-feira - 30 de junho de 2009

Número de alunos de graduação a distância dobra no país

 

Cada vez mais alunos de graduação ligam o computador, inserem a senha e estão em sala de aula. O número de matriculados em cursos superiores a distância cresceu 106% entre 2007 e 2008, segundo o MEC (Ministério da Educação).
A oferta de vagas continua sendo maior que a procura. Em todo o país há mais de 1,5 milhão de vagas de curso superior a distância, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, as instituições estão incorporando a modalidade de ensino a distância. O resultado disso, afirma, é que a quantidade de alunos dobrou de 2007 para 2008 e tende a continuar a crescer. Entretanto, há questionamento sobre a qualidade dos cursos. Especialistas em recursos humanos apontam a recepção dúbia que esse diploma tem no mercado de trabalho.

(IPAE 161 - 06/09)
 

 

MEC decide mudar nomes de cursos de engenharia

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira (29) que irá mudar nomes de cursos de engenharia após consulta pública. O meio acadêmico e a sociedade poderão propor mudanças e inclusões até o dia 31 de julho, pela internet. Os 258 nomes diferentes para essas graduações deverão ser reagrupados em 22 nomenclaturas.
O excesso de nomes ocorre pelo acréscimo de "sobrenomes" ou de digitação errada, segundo o diretor de regulação e supervisão da Sesu (Secretaria de Educação Superior), Paulo Wollinger. Assim, as nomenclaturas engenharia elétrica, elétrica e eletrônica, eletrotécnica, elétrica e das energias e elétrica industrial passarão a ser denominadas apenas como engenharia elétrica, por exemplo. O objetivo é organizar as nomenclaturas.
As instituições podem criar cursos, desde que o perfil profissional contenha diferenças substanciais em relação a algum já existente. No ensino superior, dos 26 mil cursos de graduação existentes, sete mil têm nomes diferentes para o mesmo projeto pedagógico.

(IPAE 162 - 06/09)
 

 

Curso prepara professores de creches e pré-escolas públicas

 

Cerca de 12 mil educadores que trabalham em creches e pré-escolas das redes públicas de 18 estados ingressam, no segundo semestre deste ano, no Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). O Proinfantil é um curso de nível médio, modalidade normal, para professores que estão em atividade, mas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Criado em 2005, o Proinfantil é desenvolvido por uma parceria que reúne o Ministério da Educação, universidades federais e municípios. Dados da Seed indicam que o Proinfantil já qualificou 5.627 educadores e que neste ano outros 3.600 concluem a formação. Com o ingresso de 12 mil novos educadores em 2009, a meta de qualificar 22 mil professores, até 2011, deve ser alcançada.

(IPAE 163 - 06/09)
 

 

UVA sediará III Mostra Regional de Práticas em Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realiza a Mostra Regional de Práticas em Psicologia nos dias 16 e 18 de julho no Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, na Rua Ibituruna, 108 – Tijuca.
O objetivo neste terceiro ano, é contar mais uma vez com a presença dos psicólogos, graduandos, professores e pesquisadores com o objetivo de expor diversas experiências profissionais em Psicologia, compromissadas com o desenvolvimento social neste país e, com isso, proporcionar um intercâmbio político, técnico, científico e cultural.

As inscrições dos trabalhos e dos participantes via internet vai até o dia 5 de julho e para participar como Ouvinte, sem acesso ao certificado e ao material promocional, basta comparecer. A entrada será franca. Mais informações pelo telefone(21) 2139 5439 ou pelo site www.crprj.org.br/mostra.

(IPAE  164 - 06/09)


 

Decidida nova data da Confintea VI

De 1 a 4 de dezembro, a educação de adultos estará em foco proporcionando o debate sobre a política e promoção da aprendizagem deste parte da sociedade e da educação não-formal no âmbito internacional na Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI). O evento, que seria realizado em maio em Belém do Pará, teve a data de alterada devido ao vírus N1H1.
Com o tema principal Vivendo e aprendendo para um futuro viável: o poder da aprendizagem e da educação de adultos, a conferência tem como um de seus objetivos impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator que contribui com a aprendizagem ao longo da vida, sendo a alfabetização o alicerce.
O debate se estenderá a sete temáticas a serem exploradas: Estruturas, financiamento e políticas públicas para a educação; aprendizagem de adultos; inclusão e participação; qualidade na educação e aprendizagem de adultos; alfabetização e outras competências-chave essenciais e fundamentais; erradicação da pobreza; e por fim, cidadania crítica.
 A confintea terá a realização de sessões plenárias, discursos, mesas redondas e comissão. Além disso, as agências das nações Unidas, organizações não governamentais e organizações parceiras organizarão cerca de 30 workshops paralelos. Exposições e eventos especiais também comporão a programação da conferência.
O Confintea VI foi antecedido por conferências preparatórias. No Brasil, forma realizados 27 encontros estaduais, 5 regionais e um nacional, em maio. Centenas de pessoas participaram do evento, que contou com a presença de governos estaduais, municipais e federal, delegados de segmentos diversificados, além de educadores, alunos e movimentos sociais.
A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos está sendo organizada pelo instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao longo da Vida (UILL). Mais informações na página http://www.unesco.org/pt/confinteavi/confintea-vi/news-archive/

(IPAE 165 - 06/09)


 

Evento fala sobre questões trabalhistas nas instituições de ensino

A Humus Consultoria realiza no dia 30 de setembro o Seminário Gestão dos Aspectos Trabalhistas nas Instituições Educacionais. O evento oferecerá aos participantes a oportunidade de saber o que deve fazer para não correr riscos e estar em dia com sua equipe de trabalho.
Os temas abordados serão:
O que gera fiscalização na sua Instituição de Ensino?; A terceirização da força de trabalho sem fraudar a CLT; Aspectos trabalhistas relevantes nos estabelecimentos de ensino; Dano moral e assédio moral.
Após o seminário será realizado workshop Gestão do Risco Eletrônico nas Instituições de Ensino com o tema
Saiba como proteger a instituição e seus colaboradores dos novos riscos inerentes ao uso da tecnologia.
Entre os temas trabalhados no workshop estão
Direitos autorais; Uso de imagem; Crimes eletrônicos; Segurança da informação; Educação a distância; e Questões administrativas x educação.
Mais informações na página eletrônica http://www.humus.com.br/s300909.htm

(IPAE 166 - 06/09)
 

 

 

Videoconferência inicia debates sobre o próximo plano de educação

A Comissão de Educação de Cultura da Câmara dos Deputados promove uma videoconferência nesta terça-feira (30) para iniciar o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A videoconferência será realizada em Brasília, nas dependências do Interlegis, e poderá ser acompanhada nas assembléias legislativas de todo o País ou pelo site do Interlegis. O evento é realizado em parceria com a Mesa Diretora da Câmara e terá início às 14 horas.
Além da videoconferência, serão realizados no segundo semestre encontros nas cinco regiões brasileiras e um seminário nacional para discutir o novo plano de educação que definirá os rumos da educação brasileira para o período 2011/2020. As propostas apresentadas durante esses debates serão sistematizadas e encaminhadas ao Ministério da Educação como subsídio para a formulação do novo PNE.
O atual Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172/01) orienta toda a atividade educacional dos sistemas de ensino até 2011 em todo o País. A videoconferência foi proposta pela presidente da Comissão de Educação, deputada Maria do Rosário, e pelos deputados Lobbe Neto (PSDB-SP), Fátima Bezerra (PT-RN) e Alice Portugal (PCdoB-BA).

(IPAE 167 - 06/09)

 

Secretaria estabelece normas para alunos na rede estadual

 

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu os procedimentos para o ingresso e permanência de alunos na Rede Estadual de Ensino nas unidades escolares com oferta de educação de jovens e adultos para o segundo semestre do ano letivo de 2009.
Entre as normas estão a instituição da Coordenação de Operacionalização da Matrícula, a Coordenação de Jovens e Adultos e as Coordenadorias Regionais para realizar o acompanhamento e a avaliação de todo o processo da matrícula.
As novas matrículas para a Fase VI do Ensino Fundamental e Fase I do Ensino Médio terão tratamento informatizado nas unidades escolares. Nas demais fases e para os alunos que estarão dando continuidade, a matrícula será feita de modo convencional nas unidades escolares. Alunos poderão se matricular de 16 a 3 de julho pelo próprio interessado, se maior de 18 anos ou pelo responsável legal, para menores de 18.

(IPAE 168 - 06/09)


EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4