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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 14
- nº 3540 - terça-feira - 30 de junho de 2009
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Número de alunos
de graduação a distância dobra no país
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Cada vez mais alunos de graduação ligam o computador,
inserem a senha e estão em sala de aula. O número de
matriculados em cursos superiores a distância cresceu 106% entre
2007 e 2008, segundo o MEC (Ministério da Educação).
A oferta de vagas continua sendo maior que a procura. Em todo o
país há mais de 1,5 milhão de vagas de curso superior a
distância, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo
Bielschowsky, as instituições estão incorporando a modalidade de
ensino a distância. O resultado disso, afirma, é que a
quantidade de alunos dobrou de 2007 para 2008 e tende a
continuar a crescer. Entretanto, há questionamento sobre a
qualidade dos cursos. Especialistas em recursos humanos apontam
a recepção dúbia que esse diploma tem no mercado de trabalho.
(IPAE 161 - 06/09)
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MEC
decide mudar nomes de cursos de engenharia |
O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira
(29) que irá mudar nomes de cursos de engenharia
após consulta pública. O meio acadêmico e a
sociedade poderão propor mudanças e inclusões até o
dia 31 de julho, pela internet. Os 258 nomes
diferentes para essas graduações deverão ser
reagrupados em 22 nomenclaturas.
O excesso de nomes ocorre pelo acréscimo de
"sobrenomes" ou de digitação errada, segundo o
diretor de regulação e supervisão da Sesu
(Secretaria de Educação Superior), Paulo Wollinger.
Assim, as nomenclaturas engenharia elétrica,
elétrica e eletrônica, eletrotécnica, elétrica e das
energias e elétrica industrial passarão a ser
denominadas apenas como engenharia elétrica, por
exemplo. O objetivo é organizar as nomenclaturas.
As instituições podem criar cursos, desde que o
perfil profissional contenha diferenças substanciais
em relação a algum já existente. No ensino superior,
dos 26 mil cursos de graduação existentes, sete mil
têm nomes diferentes para o mesmo projeto
pedagógico.
(IPAE 162 - 06/09)
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Curso prepara professores de creches e pré-escolas públicas
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Cerca de 12 mil educadores que trabalham em creches e
pré-escolas das redes públicas de 18 estados ingressam, no segundo
semestre deste ano, no Programa de Formação Inicial para Professores em
Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). O Proinfantil é um curso de
nível médio, modalidade normal, para professores que estão em atividade,
mas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB).
Criado em 2005, o Proinfantil é desenvolvido por uma parceria que reúne o
Ministério da Educação, universidades federais e municípios. Dados da Seed
indicam que o Proinfantil já qualificou 5.627 educadores e que neste ano
outros 3.600 concluem a formação. Com o ingresso de 12 mil novos
educadores em 2009, a meta de qualificar 22 mil professores, até 2011,
deve ser alcançada.
(IPAE 163 - 06/09)
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UVA
sediará III Mostra Regional de Práticas em Psicologia |
O Conselho Regional
de Psicologia do Rio de Janeiro realiza a Mostra Regional de Práticas
em Psicologia nos dias 16 e 18 de julho no Campus Tijuca da
Universidade Veiga de Almeida, na Rua Ibituruna, 108 – Tijuca.
O objetivo neste terceiro ano, é contar mais uma vez com a presença
dos psicólogos, graduandos, professores e pesquisadores com o objetivo
de expor diversas experiências profissionais em Psicologia,
compromissadas com o desenvolvimento social neste país e, com isso,
proporcionar um intercâmbio político, técnico, científico e cultural.
As inscrições dos trabalhos e dos participantes via internet vai até o
dia 5 de julho e para participar como Ouvinte, sem acesso ao
certificado e ao material promocional, basta comparecer. A entrada
será franca. Mais informações pelo telefone(21) 2139 5439 ou pelo site
www.crprj.org.br/mostra.
(IPAE 164 - 06/09)
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Decidida nova data da Confintea VI |
De 1 a 4 de
dezembro, a educação de adultos estará em foco proporcionando o
debate sobre a política e promoção da aprendizagem deste parte da
sociedade e da educação não-formal no âmbito internacional na
Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea
VI). O evento, que seria realizado em maio em Belém do Pará, teve
a data de alterada devido ao vírus N1H1.
Com o tema principal Vivendo e aprendendo para um futuro viável: o
poder da aprendizagem e da educação de adultos, a conferência tem
como um de seus objetivos impulsionar o reconhecimento da educação
e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator que
contribui com a aprendizagem ao longo da vida, sendo a
alfabetização o alicerce.
O debate se estenderá a sete temáticas a serem exploradas:
Estruturas, financiamento e políticas públicas para a educação;
aprendizagem de adultos; inclusão e participação; qualidade na
educação e aprendizagem de adultos; alfabetização e outras
competências-chave essenciais e fundamentais; erradicação da
pobreza; e por fim, cidadania crítica.
A confintea terá a realização de sessões plenárias, discursos,
mesas redondas e comissão. Além disso, as agências das nações
Unidas, organizações não governamentais e organizações parceiras
organizarão cerca de 30 workshops paralelos. Exposições e eventos
especiais também comporão a programação da conferência.
O Confintea VI foi antecedido por conferências preparatórias. No
Brasil, forma realizados 27 encontros estaduais, 5 regionais e um
nacional, em maio. Centenas de pessoas participaram do evento, que
contou com a presença de governos estaduais, municipais e federal,
delegados de segmentos diversificados, além de educadores, alunos
e movimentos sociais.
A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos está
sendo organizada pelo instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao
longo da Vida (UILL). Mais informações na página
http://www.unesco.org/pt/confinteavi/confintea-vi/news-archive/
(IPAE 165 - 06/09)
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Evento fala sobre questões trabalhistas nas instituições
de ensino |
A Humus Consultoria realiza no dia 30 de
setembro o Seminário Gestão dos Aspectos Trabalhistas nas Instituições
Educacionais. O evento oferecerá aos participantes a oportunidade de saber
o que
deve fazer para não correr riscos e estar em dia com sua equipe de
trabalho.
Os temas abordados serão:
O que gera
fiscalização na sua Instituição de Ensino?; A terceirização da força de
trabalho sem fraudar a CLT; Aspectos trabalhistas relevantes nos
estabelecimentos de ensino; Dano moral e assédio moral.
Após o seminário será realizado workshop Gestão do Risco Eletrônico nas
Instituições de Ensino com o tema
Saiba como proteger a instituição e seus
colaboradores dos novos riscos inerentes ao uso da tecnologia.
Entre os temas trabalhados no workshop estão Direitos autorais;
Uso de imagem; Crimes eletrônicos; Segurança da informação; Educação a
distância; e Questões administrativas x educação.
Mais informações na página eletrônica
http://www.humus.com.br/s300909.htm
(IPAE
166 - 06/09)
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Videoconferência inicia
debates sobre o próximo plano de educação |
A Comissão de Educação de Cultura da Câmara dos Deputados
promove uma videoconferência nesta terça-feira (30) para iniciar o debate sobre o
novo Plano Nacional de Educação (PNE). A videoconferência será realizada
em Brasília, nas dependências do Interlegis, e poderá ser acompanhada
nas assembléias legislativas de todo o País ou pelo site do Interlegis.
O evento é realizado em parceria com a Mesa Diretora da Câmara e terá
início às 14 horas.
Além da videoconferência, serão realizados no segundo semestre encontros
nas cinco regiões brasileiras e um seminário nacional para discutir o
novo plano de educação que definirá os rumos da educação brasileira para
o período 2011/2020. As propostas apresentadas durante esses debates
serão sistematizadas e encaminhadas ao Ministério da Educação como
subsídio para a formulação do novo PNE.
O atual Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172/01) orienta toda a
atividade educacional dos sistemas de ensino até 2011 em todo o País. A
videoconferência foi proposta pela presidente da Comissão de Educação,
deputada Maria do Rosário, e pelos deputados Lobbe Neto (PSDB-SP),
Fátima Bezerra (PT-RN) e Alice Portugal (PCdoB-BA).
(IPAE 167 -
06/09)
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Secretaria estabelece normas para alunos na rede estadual
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A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu os
procedimentos para o ingresso e permanência de alunos na Rede Estadual de
Ensino nas unidades escolares com oferta de educação de jovens e adultos
para o segundo semestre do ano letivo de 2009.
Entre as normas estão a instituição da Coordenação de Operacionalização da
Matrícula, a Coordenação de Jovens e Adultos e as Coordenadorias Regionais
para realizar o acompanhamento e a avaliação de todo o processo da
matrícula.
As novas matrículas para a Fase VI do Ensino Fundamental e Fase I do
Ensino Médio terão tratamento informatizado nas unidades escolares. Nas
demais fases e para os alunos que estarão dando continuidade, a matrícula
será feita de modo convencional nas unidades escolares. Alunos poderão se
matricular de 16 a 3 de julho pelo próprio interessado, se maior de 18
anos ou pelo responsável legal, para menores de 18.
(IPAE 168 -
06/09)
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EXPEDIENTE |
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- Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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