Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 14 - nº 3509 - sexta-feira - 15 de maio de 2009

A partir de 2010 Enem será obrigatório na rede pública

 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passará a ser obrigatório a todos os alunos do ensino médio público a partir de 2010. A decisão foi tomada na manhã de ontem (14), em reunião do MEC, em reunião com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).
De acordo com o MEC, a prova poderá servir para certificar os cursos. A proposta de estender o exame a todos os estudantes foi levada pela presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra. Assim, os Estados que integram o órgão tendem a adotar a medida.
Logo que aprovou a proposta, o ministro da Educação, Fernando Haddad pediu um estudo de logística para garantir o acesso dos alunos aos locais de prova em todo o território nacional.
Segundo o ministro, o novo Enem não pode ser aplicado em sala de aula, pois mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança.
O Consed entende que o novo formato da prova vai permitir a reestruturação do ensino médio e que, com isso, o currículo dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos de acesso à educação superior, não o contrário, como ocorre hoje.

(IPAE 73 - 05/09)
 

 

MEC divulga matriz com conteúdos que serão cobrados pelo Enem

 

O Ministério da Educação já disponibilizou em seu site a matriz da prova do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento, que vai orientar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração da prova, traz também a lista dos conteúdos que serão cobrados.
Todos os estudantes e professores que se interessarem podem acessar o material para conhecer mais sobre o novo formato do exame que irá substituir o vestibular tradicional em parte das universidades federais. A matriz está organizada a partir de quatro áreas do conhecimento: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. A prova será formada por 50 questões de múltipla escolha para cada uma dessas áreas, além de uma redação.
Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o novo Enem terá pelo menos duas edições por ano. De acordo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a ideia é se adaptar ao calendário das universidades, pois algumas fazem mais de um vestibular por ano. A prova, em 2009, ocorrerá em outubro; a primeira de 2010, em março ou abril. Até agora, 21 das 55 universidades federais anunciaram que vão aderir ao exame como única forma de seleção; sete não vão usar a prova neste ano.
O ministério tem dois objetivos com a mudança: unificar a seleção de calouros para as federais e reestruturar o currículo do ensino médio. O governo federal também entende que o modelo atual, em que cada universidade tem o seu vestibular, prejudica os estudantes com menor renda, que precisam se deslocar para diversas cidades.
Serão dois dias de prova. As notas do Enem não terão validade limitada, já que o nível de dificuldade será sempre o mesmo. Um aluno pode, por exemplo, usar a nota de 2009 em uma seleção de 2011. A ideia é que o novo Enem mantenha a maneira como as perguntas hoje são formuladas, privilegiando a capacidade de raciocínio em detrimento da memorização. A prova deverá ainda exigir um pouco mais de conteúdo informativo, mas sem decoreba.
A prova do novo Enem está marcada para os dias 3 e 4 de outubro. Um simulado será divulgado pelo MEC nas próximas semanas. No exame, as 200 questões terão diferentes níveis de dificuldade. As mais complexas são fundamentais para permitir uma melhor seleção de alunos em carreiras mais concorridas, como medicina.

(IPAE 074- 05/09)
 

 

Pesquisa aponta que jovens da periferia gastam mais em aparência do que em educação

Pesquisa realizada na USP (Universidade de São Paulo) constata que os jovens da periferia preferem gastar seu dinheiro com a aparência a investi-lo em educação ou saúde, por exemplo. Segundo o estudo, essa é uma forma que esses adolescentes encontraram para fugir dos preconceitos e serem aceitos por seu grupo social e pela sociedade.
O jovem da periferia, segundo o estudo, geralmente não tem emprego formal: a maioria faz bicos eventuais em atividades ilegais, diferente do jovem de classe média e alta, que não tem grande dificuldade para conseguir trabalho e estágios.
Ignora-se a vitimização desses jovens, que é muito maior do que a encontrada em outros setores da sociedade. Assim, o consumo ligado à aparência traz resultados mais rápidos do que gastos com segurança, saúde ou educação, que trazem resultados "muito distantes". A tentativa de mudar a aparência é um meio de fugir desse estigma negativo que existe em relação ao jovem da periferia. Ao invés de construir uma formação, o adolescente tenta aparentar algo que a sociedade aceita e valoriza. Esse jovem é frágil e tem necessidade de reconhecimento e aceitação, que se dá pelo que ele tem materialmente, pois todos vivem numa sociedade de consumo.

(IPAE 075 - 05/09)
 

 

Gripe provoca adiamento da Confintea VI

A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI), que seria realizada em Belém do Pará no período de 19 a 22 de maio, foi adiada em razão da propagação mundial do vírus H1N1, mais conhecido como a gripe suína. Segundo informações da UNESCO e do Ministério da Educação, a realização da Confintea VI será no Brasil, ainda este ano.
O tema principal do evento é Vivendo e aprendendo para um futuro viável: o poder da aprendizagem e da educação de adultos, e tem como um de seus objetivos impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator que contribui com a aprendizagem ao longo da vida, sendo a alfabetização o alicerce.
O Confintea VI foi antecedido por conferências preparatórias. No Brasil, forma realizados 27 encontros estaduais, 5 regionais e um nacional, em maio. O evento contou com a presença de governos estaduais, municipais e federal, delegados de segmentos diversificados, além de educadores, alunos e movimentos sociais.
A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos está sendo organizada pelo instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao longo da Vida (UILL), que é o centro especializado da Organização em aprendizagem de adultos, educação não-formal e aprendizagem ao longo da vida.
Mais informações no site http://www.unesco.org/pt/confinteavi/

(IPAE 076 - 05/09)

 

Curso do Sinepe/PR ensina a elaborar projeto político pedagógico

Diretores e coordenadores de ensino infantil, fundamental e médio terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre projeto político pedagógico através do curso Projeto Político Pedagógico e sua Elaboração, oferecido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná.
O curso, ministrado pela
especialista em Gerenciamento e Administração Educacional,e em Legislação de Ensino, Fátima Chueire Hollanda, abordará os aspectos a serem considerados para a elaboração da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar.
O evento acontecerá no dia 3 de junho, das 9h às 12h, no Plenário do Sinepe/PR, em Curitiba. Instituições de ensino não associadas pagam R$ 50,00. Para associadas é gratuito. Outras informações pelo telefone (41) 3078-6933 ou pelo e-mail: cursos@sinepepr.org.br.
 

(IPAE 077 - 05/09)


 

Dificuldades de aprendizagem são foco de congresso internacional

 

A Conexa Eventos realiza neste fim de semana, dias 16 e 17, em Bel Horizonte, Minas Gerais, o II Congresso Internacional de Transtornos e dificuldades de Aprendizagem, que tem como tema A Aprendizagem sob o olhar da Neurociência e da Psicopedagogia.
O evento trabalhará com temáticas como A interferência da indisciplina nos transtornos de aprendizagem; Problemas de comportamento e problemas de aprendizagem; Lidando com crianças com síndorme de down; Neurociências e aprendizagem.
Entre os participantes estão Abram Topczewski, Neurologista; Antônio Pamplona, Psicólogo; Egídio Romanelli – PR – Neuropsicólogo Fábio Barbirato, Psiquiatra; Fátima Alves, Fonoaudióloga; Geraldo Peçanha, Pedagogo;
Joe Garcia, matemático.
Mais informações na página eletrônica http://www.conexaeventos.com.br/transtornos_dificuldades.asp

(IPAE 078 - 05/09)

 

 

CEC da Câmara se reúne para debater implantação de institutos federais

Na próxima terça-feira, dia 19, a Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater o tema Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
O requerimento para a realização da audiência foi feito pela deputada Maria do Rosário. Para participar do encontro forma convidados o Ministro da Educação, FERNANDO HADDAD, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Paulo César Pereira.

(IPAE 079 - 05/09)

 

Indicação ao Prêmio Darcy Ribeiro termina no dia 30

 

Instituído pela Resolução nº 30, de 1998 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 31 de 2000, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação chega em 2009 a sua 10ª edição, premiando três pessoas ou entidades que tiveram trabalhos de destaque na promoção e defesa da Educação no Brasil.
A indicação dos nomes dos candidatos ao prêmio, que deve ser feita por membros do Congresso Nacional, encerra seu prazo no próximo dia 30 de maio. Os concorrentes terão seu trabalho avaliado tendo como base critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.
O prêmio será entregue aos agraciados no dia 26 de outubro, que receberão menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.

(IPAE 080 - 05/09)


EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4