Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 14 - nº 3458 - segunda-feira - 02 de março de 2009

ProUni passará por auditoria

 O Ministério da Educação começa ainda neste mês de março a fiscalizar as instituições de ensino superior que oferecem bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O objetivo do MEC é saber se a oferta feita pelas universidades, centros universitário e faculdades está de acordo com o estipulado por lei.
Só em 2009, 1.464 instituições ofereceram o benefício em troca de isenção fiscal, que nos últimos anos totalizou aproximadamente R$ 120 milhões anualmente. São 156.416 bolsas para o primeiro semestre deste ano em todos os cursos de graduação. A Receita Federal ficará responsável por auxiliar o Ministério na auditoria nessa auditoria.
Para a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, é um dever do Ministério fazer este acompanhamento. Dentre as verificações feitas na auditoria está a proporção de bolsas concedidas pelas universidade que aderiram ao programa em 2005.Não grande indícios de fraude, mas o Mec teme que algumas irregularidades possam estar ocorrendo isoladamente.
As informações são do jornal O Globo.

(IPAE 001 - 03/09)
 

 

CNE divulga pauta da reunião de março

O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado do Ministério da Educação, realiza nos dias 10, 11 e 12 de março, em Brasília, sua reunião do mês de março.
Durante os três dias, os membros do conselho debaterão sobre p
roposta de alteração dos critérios relacionados à validação de procedimentos das escolas para brasileiros no exterior e Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQI) na Câmara de Educação Básica, além de leitura e aprovação de atas e relato de pareceres.
Na Câmara de Educação Superior estão previstas reuniões de trabalho da CES e deliberativas públicas, relato de pareceres e distribuição de processos.

(IPAE 002 - 03/09)
 

 

Crise financeira atinge estudantes brasileiros no Japão

No Japão, é crescente o número de estudantes que deixaram as escolas brasileiras, segundo informações da Associação das Escolas Brasileiras no Japão.
Dos 10 mil matriculados, 1.300 já não frequentam um das 90 instituições existentes no país. Os dados mostram que a maior parte desses alunos voltaram para o Brasil, outros estão em escolas japonesas e muitas estão em casa, esperando um decisão da família.
Preocupado com a situação, o governo japonês prometeu ajudar estas famílias. no início do ano montou um comitê responsável pela busca de soluções para os problemas, criados pela crise, enfrentados pelos estrangeiros.
Uma das medidas tomadas pelo governo do Japão foi pedir nesta segunda-feira para que as províncias reconheçam com urgências as escolas brasileiras, já que apenas 5 das 90 existentes no país são reconhecidas, o que faz com que as instituições não tenham benefícios escolares.
Mas para a presidente da AEBJ, Julieta Yoshimura, esta medida não resolverá a problemática, já que o problema é que os pais destes alunos perderam o emprego e não possuem dinheiro para pagar a mensalidade das escolas.
Com a atual situação, as escolas também sofrem com a falta de verba para manter o estabelecimento. Como medida, muitas cortaram gastos com atividades extra-curriculares e demitiram ou reduziram os salários de alguns professores.

(IPAE 003 - 03/09)
 

 

História da Matemática é tema de evento em Belém

A Universidade da Amazônia (UNAMA) realiza no período de 5 a 8 de abril, em sua sede em Belém, no Pará, o VIII Seminário Nacional de História da Matemática. Durante o evento serão apresentados diversos trabalhos científicos e pedagógicos, além de auxiliar na troca de experiências entre os profissionais.
O seminário tem como objetivo promover a comunicação e o debate sobre estudos, pesquisas, projetos e experiências, difundir a História da Matemática, e proporcionar formação continuada para os profissionais do ensino das redes públicas e privada do Estado.
Entre as atividades desenvolvidas no encontro estão a palestras, conferências, mesas redondas, mini cursos, comunicação oral e exposições, que trabalharão temas como Aspectos históricos de alguns conceitos da Álgebra Linear,  As recreações matemáticas na evolução do conhecimento matemático e seus desdobramentos, A área de História das Ciências e da Matemática nos cursos de Pós-graduação, O desenvolvimento histórico de conceitos matemáticos e sua inclusão na sala de aula.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março. Mais informações no site http://www.unama.br/snhm2009/informacoes.htm ou através dos telefones
(91) 4009-3147 / (91) 4009-3089 / (91) 9983-0183.

(IPAE  004 - 03/09)


 

Semesp completa 30 anos com realização de eventos educacionais

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Semesp) comemora no dia 9 de março, no Espaço Reserva Cultural, seus trinta anos de atividades com a realização da palestra Perspectivas para o Mercado Educacional no Contexto de Crise Global.
Será palestrante o presidente do Banco de Investimentos Morgan Stanley no Brasil, Daniel Goldberg. A noite contará ainda com a exposição [R]Evolução do Ensino Superior Privado, que ficará aberta ao público até o dia 23 de março. Quem for conferir a mostra poderá aprender sobre importância, evolução, modernização e crescimento do Ensino Superior Particular.
Informações complementares no site www.semesp.org.br.

(IPAE 005 - 03/09)

 

 

Evento traz novas ferramentas tecnológicas utilizadas nas secretarias

 

De 13 a 15  de maio, será realizado o 2º Congresso Mundial de Informação e Conhecimento: Aspectos tecnológicos em Santo Domingo, República Dominicana. O evento é organizado pela Fundação de Ciência Documentação e patrocinado pelo Governo da República Dominicana.
O objetivo é mostrar as mais recentes ferramentas de hardware, software e soluções localizadas dentro da secretária, Gestão de Informação e Conhecimento (Entrada - Armazenamento - Gestão - Circulação).
Entre os temas abordados estão Armazenamento de informação, captura de dados, arquivos, bibliotecas e centros documentais, livros eletrônicos, E-administração, gestão de conteúdo, E-learning, trabalhados em mesas redondas, palestras magnas, atos culturais e workshops.
Mais informações no endereço eletrônico http://www.documentalistas.org/eventos/IICMIC09/index.php.

(IPAE 006 - 03/09)
 

 

 

Comissão Especial debate fim da DRU para a educação

Nesta terça-feira, dia 3, a Comissão Especial de análise da proposta que retira a educação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) da Câmara dos Deputados se reúne para debater os argumentos expostos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na audiência pública realizada no último dia 18.
Para o ministro, que é favorável a aprovação da proposta, o fim da DRU para educação é de grande importância para que o direito à educação pública e gratuita seja garantido aos jovens de 4 a 17 anos até 2014.
Para o relator do projeto, Rogério Marinho, é necessário que os recursos sejam atrelados a produtividade, qualidade e resultados, além do cumprimento de metas. No relatório que apresentará no dia 10 de março, o deputado sugerirá que a redução gradativa da incidência da DRU sobre a educação, que atualmente é de 20%, seja de 12,5% este ano, 5% no ano que vem, até chegar a zero em 2011.
No dia 17 de março, a Comissão especial vota o texto apresentado pelo relator Rogério Marinho. Depois, a PEC segue para votação em dois turnos no Plenário da Câmara e volta para o Senado.

(IPAE 007 - 03/09)
 

 

Projeto que oferece bolsas para estudantes de baixa renda será avaliado por universidades

Um seminário com a participação de representantes de 33 universidades federais brasileiras e da organização não-governamental Observatório das Favelas teve início nesta segunda-feira em Luziânia, Goiás. O evento, que é promovido pelo Ministério da Educação, tem como objetivo avaliar o projeto Conexão do Saber. 
O projeto oferece bolsas de iniciação científica a estudantes de baixa renda, matriculados em instituições federais de educação superior para que desenvolvam atividades de extensão, e já conta com a participação de 2.200 alunos de graduação.
Outra função do seminário, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 5, é organizar uma agenda de ações afirmativas das universidades federais para o ano de 2011. Os temas trabalhados são a reserva de vagas com base étnica e econômica e políticas de assistência estudantil.

(IPAE 008 - 03/09)


EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4