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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 14
- nº 3458 - segunda-feira - 02 de março de 2009
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ProUni passará por auditoria
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O
Ministério da Educação começa ainda neste mês de março a
fiscalizar as instituições de ensino superior que oferecem
bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O objetivo
do MEC é saber se a oferta feita pelas universidades, centros
universitário e faculdades está de acordo com o estipulado por
lei.
Só em 2009, 1.464 instituições ofereceram o benefício em troca
de isenção fiscal, que nos últimos anos totalizou
aproximadamente R$ 120 milhões anualmente. São 156.416 bolsas
para o primeiro semestre deste ano em todos os cursos de
graduação. A Receita Federal ficará responsável por auxiliar o
Ministério na auditoria nessa auditoria.
Para a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula
Dallari Bucci, é um dever do Ministério fazer este
acompanhamento. Dentre as verificações feitas na auditoria está
a proporção de bolsas concedidas pelas universidade que aderiram
ao programa em 2005.Não grande indícios de fraude, mas o Mec
teme que algumas irregularidades possam estar ocorrendo
isoladamente.
As informações são do jornal O Globo.
(IPAE 001 - 03/09)
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CNE divulga pauta da reunião de março |
O
Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado do
Ministério da Educação, realiza nos dias 10, 11 e 12
de março, em Brasília, sua reunião do mês de março.
Durante os três dias, os membros do conselho debaterão
sobre proposta
de alteração dos critérios relacionados à validação de
procedimentos das escolas para brasileiros no exterior e
Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQI)
na
Câmara de Educação Básica, além de leitura e aprovação
de atas e relato de pareceres.
Na Câmara de Educação Superior estão previstas
reuniões de trabalho da CES e deliberativas públicas,
relato de pareceres e distribuição de processos.
(IPAE 002 - 03/09)
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Crise financeira atinge
estudantes brasileiros no Japão |
No Japão, é crescente o número de estudantes
que deixaram as escolas brasileiras, segundo informações da Associação das
Escolas Brasileiras no Japão.
Dos 10 mil matriculados, 1.300 já não frequentam um das 90 instituições
existentes no país. Os dados mostram que a maior parte desses alunos
voltaram para o Brasil, outros estão em escolas japonesas e muitas estão
em casa, esperando um decisão da família.
Preocupado com a situação, o governo japonês prometeu ajudar estas
famílias. no início do ano montou um comitê responsável pela busca de
soluções para os problemas, criados pela crise, enfrentados pelos
estrangeiros.
Uma das medidas tomadas pelo governo do Japão foi pedir nesta
segunda-feira para que as províncias reconheçam com urgências as escolas
brasileiras, já que apenas 5 das 90 existentes no país são reconhecidas, o
que faz com que as instituições não tenham benefícios escolares.
Mas para a presidente da AEBJ, Julieta Yoshimura, esta medida não
resolverá a problemática, já que o problema é que os pais destes alunos
perderam o emprego e não possuem dinheiro para pagar a mensalidade das
escolas.
Com a atual situação, as escolas também sofrem com a falta de verba para
manter o estabelecimento. Como medida, muitas cortaram gastos com
atividades extra-curriculares e demitiram ou reduziram os salários de
alguns professores.
(IPAE 003 - 03/09)
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História da Matemática é tema de evento em Belém |
A Universidade da
Amazônia (UNAMA) realiza no período de 5 a 8 de abril, em sua sede em
Belém, no Pará, o VIII Seminário Nacional de História da Matemática.
Durante o evento serão apresentados diversos trabalhos científicos e
pedagógicos, além de auxiliar na troca de experiências entre os
profissionais.
O seminário tem como objetivo promover a comunicação e o debate sobre
estudos, pesquisas, projetos e experiências, difundir a História da
Matemática, e proporcionar formação continuada para os profissionais
do ensino das redes públicas e privada do Estado.
Entre as atividades desenvolvidas no encontro estão a palestras,
conferências, mesas redondas, mini cursos, comunicação oral e
exposições, que trabalharão temas como
Aspectos
históricos de alguns conceitos da Álgebra Linear, As recreações
matemáticas na evolução do conhecimento matemático e seus
desdobramentos, A área de História das Ciências e da Matemática nos
cursos de Pós-graduação, O desenvolvimento histórico de conceitos
matemáticos e sua inclusão na sala de aula.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março. Mais informações
no site
http://www.unama.br/snhm2009/informacoes.htm ou através dos
telefones (91) 4009-3147 / (91) 4009-3089 / (91)
9983-0183.
(IPAE 004 - 03/09)
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Semesp completa 30 anos com realização de eventos educacionais |
O Sindicato das
Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino do Estado de
São Paulo (Semesp) comemora no dia 9 de março, no Espaço Reserva
Cultural, seus trinta anos de atividades com a realização da
palestra Perspectivas para o Mercado Educacional no Contexto de
Crise Global.
Será palestrante o presidente do Banco de Investimentos Morgan
Stanley no Brasil, Daniel Goldberg. A noite contará ainda com a
exposição [R]Evolução do Ensino Superior Privado, que ficará
aberta ao público até o dia 23 de março. Quem for conferir a
mostra poderá aprender sobre importância, evolução, modernização e
crescimento do Ensino Superior Particular.
Informações complementares no site
www.semesp.org.br.
(IPAE 005 - 03/09)
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Evento traz novas ferramentas
tecnológicas utilizadas nas secretarias
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De 13 a 15 de maio, será realizado o 2º Congresso Mundial de Informação e
Conhecimento: Aspectos tecnológicos em Santo Domingo, República
Dominicana. O evento é
organizado pela
Fundação de Ciência Documentação e patrocinado pelo Governo da República
Dominicana.
O objetivo é mostrar as mais recentes ferramentas de hardware, software e
soluções localizadas dentro da secretária, Gestão de Informação e
Conhecimento (Entrada - Armazenamento - Gestão - Circulação).
Entre os temas abordados estão Armazenamento de informação, captura de
dados, arquivos, bibliotecas e centros documentais, livros eletrônicos,
E-administração, gestão de conteúdo, E-learning, trabalhados em mesas
redondas, palestras magnas, atos culturais e workshops.
Mais informações no endereço eletrônico
http://www.documentalistas.org/eventos/IICMIC09/index.php.
(IPAE
006 - 03/09)
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Comissão Especial debate fim da DRU para a educação |
Nesta terça-feira,
dia 3, a Comissão Especial de análise da proposta que retira a educação
da Desvinculação de Receitas da União (DRU) da Câmara dos Deputados se
reúne para debater os argumentos expostos pelo ministro da Educação,
Fernando Haddad, na audiência pública realizada no último dia 18.
Para o ministro, que é favorável a aprovação da proposta, o fim da DRU
para educação é de grande importância para que o direito à educação
pública e gratuita seja garantido aos jovens de 4 a 17 anos até 2014.
Para o relator do projeto, Rogério Marinho, é necessário que os recursos
sejam atrelados a produtividade, qualidade e resultados, além do
cumprimento de metas. No relatório que apresentará no dia 10 de março, o
deputado sugerirá que a redução gradativa da incidência da DRU sobre a
educação, que atualmente é de 20%, seja de 12,5% este ano, 5% no ano que
vem, até chegar a zero em 2011.
No dia 17 de março, a Comissão especial vota o texto apresentado pelo
relator Rogério Marinho. Depois, a PEC segue para votação em dois turnos
no Plenário da Câmara e volta para o Senado.
(IPAE 007 -
03/09)
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Projeto que oferece bolsas para estudantes de baixa renda será avaliado por
universidades |
Um seminário com a participação de
representantes de 33 universidades federais brasileiras e da
organização não-governamental Observatório das Favelas teve início
nesta segunda-feira em Luziânia, Goiás. O evento, que é promovido pelo
Ministério da Educação, tem como objetivo avaliar o projeto Conexão do
Saber.
O projeto oferece bolsas de iniciação científica a estudantes de baixa
renda, matriculados em instituições federais de educação superior para
que desenvolvam atividades de extensão, e já conta com a participação
de 2.200 alunos de graduação.
Outra função do seminário, que acontece até a próxima quinta-feira,
dia 5, é organizar uma agenda de ações afirmativas das universidades
federais para o ano de 2011. Os temas trabalhados são a reserva de
vagas com base étnica e econômica e políticas de assistência
estudantil.
(IPAE 008 -
03/09)
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EXPEDIENTE |
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- Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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- Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
- Edição e Administração
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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