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Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895
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ano 13
- nº 3374 - quinta-feira - 23 de outubro de 2008
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MEC investirá R$ 2 milhões em
projetos de leitura |
Estados,
municípios, instituições de ensino superior e sem fins lucrativos
poderão apresentar até 14 de novembro projetos de leitura para jovens,
adultos e idosos em alfabetização ou recém-alfabetizados. O Ministério
da Educação investirá R$ 2 milhões nos projetos.
Os interessados terão que apresentar propostas sobre um dos temas:
promoção do acesso à leitura; formação de leitores e mediadores de
leitura; produção e distribuição de tecnologias educacionais de fomento
à leitura, e pesquisa e avaliação sobre leitura.
A equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade (Secad) ficará responsável pela avaliação
dos projetos encaminhados. Após a análise, o resultado final da seleção
será divulgado no Diário Oficial da União e no site da Secad.
(http://www.mec.gov.br/secad)
(IPAE 129 - 10/08)
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Finep investirá R$ 15 milhões em pesquisas |
Instituições já
integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais
de Ensino (RNPC) e hospitais vinculados a instituições de
ensino podem enviar suas propostas para a Financiadora de
Estudos e Projetos (Finep), que lançou chamada para financiar
pesquisas clínicas e avaliação de tecnologias em saúde.
As pesquisas devem estar relacionadas a procedimentos e medicamentos
ligados ao tratamento da osteoporose, hipertensão, apnéia do
sono, hanseníase, eventos cardiovasculares e tuberculose.
A Finep investirá R$ 15 milhões nos estudos. Do total, R$ 5
milhões são do FNDCT/ CT-Saúde e R$ 10 milhões do FNS/Decit/MS–Fundo
Nacional de Saúde. Deverão ser aplicados nas regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste 30% do valor.
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Alunos ingleses
ficam em celas isoladas como castigo |
As crianças que não respeitam as normas de uma escola em
Doncaster, na Inglaterra, são mandadas para uma cela isolada, e ficam
sentadas por várias horas olhando as paredes pretas da sala para refletir
sobre seus atos. Os alunos apelidaram o local de “masmorra”.
A instituição é a favor da estratégia, alegando que o ambiente é
supervisionado por um funcionário, e que há uma janela por onde entra luz
externa e ventilação. Os professores chamam os quartos de castigo como
“salas de estudo individuais”. O recurso é usado há quatro anos.
O pai de um aluno disse que após ser informado do castigo de seu filho,
foi até a escola, e chegando no local, sentiu como se estivesse na Baía de
Guantánamo, em Cuba, onde fica a base naval dos EUA com os prisioneiros de
guerra do Afeganistão e do Iraque.
(IPAE 131 - 10/08)
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FAINTVISA
debate Gestão Educacional |
As Faculdades Integradas de Vitória de Santo
Antão (FAINTVISA)
realizam o I Seminário de Estudos em Gestão Educacional e a II Amostra de Trabalhos de Metodologias para o Ensino
Fudamental (AMEF), com o objetivo de Sistematizar e socializar os
trabalhos e experiências desenvolvidos no âmbito da instituição
escolar a partir de discussões e reflexões temáticas na área de gestão
educacional.
As inscrições de trabalhos estarão abertas até 01 de novembro. Os
interessados deverão apresentar os projetos no endereço
http://www.faintvisa.com.br/pedagogia e entregá-lo na coordenação
do curso de Pedagogia, junto com 1kg de alimento não perecível ou
material de limpeza.
O evento oferecerá minicursos,
apresentação de pôsteres, discussões e reflexões sobre os temas,
e
oficinas de
construção do recurso didático desenvolvido nas diversas áreas de
ensino.
Outras informações:
http://www.faintvisa.com.br/seminario/index.html
(IPAE 132 - 10/08)
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CREAD
elege novo presidente
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O Dr. Hector
Alejandro Barceló, Reitor do Instituto Universitário de Ciências
da Saúde (IUCS) da Argentina, foi escolhido como novo presidente
do
Consórcio-Rede de Educação a Distância (CREAD). Barceló ocupará o
cargo até o final de outubro de 2010.
Patricia Avila Munoz, Diretora de Pesquisa e Conteúdo Educacional
do Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa (ILCE), do
México, continua no CREAD como Presidenta Anterior.
(IPAE 133 - 10/08)
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Redução da Inadimplência é tema
de seminário |
A Humus Consultoria promove o seminário Práticas e Técnicas
Eficazes para Redução da Inadimplência, com o tema “Conheça os
melhores caminhos para o combate à inadimplência nas
instituições de ensino”. O evento acontecerá em São Paulo, no dia 5
de novembro.
O encontro, que é voltado para mantenedoras, diretores, gerentes,
coordenadores, consultores, advogados e profissionais da área
financeira, é divido em seis módulos, sendo dois dedicados a
discussões de casos e conclusões.
Entre os eixos abordados estão: Análise do cenário econômico nacional:
taxa de juros, PIB, desemprego, inflação; Causas da inadimplência;
Legislação geral e específica; Como evitar ações por danos morais;
Como cobrar, receber e manter o cliente.
Mais informações no endereço
http://www.humus.com.br/s051108.htm
(IPAE 134 - 10/08)
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Questões sobre a
Amazônia poderão entrar no currículo educacional |
Tramita na
Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado o projeto de lei do
senador Jefferson Praia que prevê a inclusão da obrigatória do estudo
sobre a Amazônia para alunos do ensino fundamental e médio, o que altera
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
De acordo com Praia, esta seria uma forma de todos os cidadãos
brasileiros terem mais contado e conhecimento com a região e seus
habitantes. O senador falou também que se aprovado, o Conselho Nacional
de Educação ficará responsável por definir os objetivos e
quantidade e qualidade dos conteúdos que serão ministrados no ensino
fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos.
(IPAE 135 - 10/08)
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Educação deixa Rio e São
Paulo mal colocados em ranking de globalização |
O Índice Global de Cidades, feito pela consultoria A.T. Kearney em
parceria com o Conselho de Chicago sobre Assuntos Globais, revelou que São
Paulo e Rio de Janeiro estão, respectivamente, em 30ª e 47ª colocados na
lista das cidades mais globalizadas do mundo.
Segundo a pesquisa, a principal causa para as duas regiões estarem em
posições ruins no ranking é a baixa qualidade da educação, principalmente
no ensino básico. Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Hong Kong aparecem
no topo da lista.
O índice Global das Cidades se baseia em cinco critérios avaliativos:
negócios, capital humano, trocas de informações, experiência cultural e
engajamento político.
(IPAE 136 -
10/08)
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EXPEDIENTE |
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- Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
- Reprodução permitida desde que citada a fonte
- Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
- Edição e Administração
Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
http://www.ipae.com.br - ipae@ipae.com.br
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4 |
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