Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 13 - nº 3374 - quinta-feira - 23 de outubro de 2008

MEC investirá R$ 2 milhões em projetos de leitura

Estados, municípios, instituições de ensino superior e sem fins lucrativos poderão apresentar até 14 de novembro projetos de leitura para jovens, adultos e idosos em alfabetização ou recém-alfabetizados. O Ministério da Educação investirá R$ 2 milhões nos projetos.
Os interessados terão que apresentar propostas sobre um dos temas: promoção do acesso à leitura; formação de leitores e mediadores de leitura; produção e distribuição de tecnologias educacionais de fomento à leitura, e pesquisa e avaliação sobre leitura.
A equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) ficará responsável pela avaliação dos projetos encaminhados. Após a análise, o resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial da União e no site da Secad. 
(http://www.mec.gov.br/secad)

(IPAE 129 - 10/08)

 

Finep investirá R$ 15 milhões em pesquisas

Instituições já integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino (RNPC) e hospitais vinculados a instituições de ensino podem enviar suas propostas para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que lançou chamada para financiar pesquisas clínicas e avaliação de tecnologias em saúde.
As pesquisas devem estar relacionadas a procedimentos e medicamentos ligados ao tratamento da osteoporose, hipertensão, apnéia do sono, hanseníase, eventos cardiovasculares e tuberculose.
A Finep investirá R$ 15 milhões nos estudos. Do total, R$ 5 milhões são do FNDCT/ CT-Saúde e R$ 10 milhões do FNS/Decit/MS–Fundo Nacional de Saúde.  Deverão ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste 30% do valor.

(IPAE 130 - 10/08)

 

Alunos ingleses ficam em celas isoladas como castigo

As crianças que não respeitam as normas de uma escola em Doncaster, na Inglaterra, são mandadas para uma cela isolada, e ficam sentadas por várias horas olhando as paredes pretas da sala para refletir sobre seus atos. Os alunos apelidaram o local de “masmorra”.
A instituição é a favor da estratégia, alegando que o ambiente é supervisionado por um funcionário, e que há uma janela por onde entra luz externa e ventilação. Os professores chamam os quartos de castigo como “salas de estudo individuais”. O recurso é usado há quatro anos.
O pai de um aluno disse que após ser informado do castigo de seu filho, foi até a escola, e chegando no local, sentiu como se estivesse na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde fica a base naval dos EUA com os prisioneiros de guerra do Afeganistão e do Iraque.

(IPAE 131 - 10/08)

 

FAINTVISA debate Gestão Educacional

As Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (FAINTVISA) realizam o I Seminário de Estudos em Gestão Educacional e a II Amostra de Trabalhos de Metodologias para o Ensino Fudamental (AMEF), com o objetivo de Sistematizar e socializar os trabalhos e experiências desenvolvidos no âmbito da instituição escolar a partir de discussões e reflexões temáticas na área de gestão educacional.
As inscrições de trabalhos estarão abertas até 01 de novembro. Os interessados deverão apresentar os projetos no endereço http://www.faintvisa.com.br/pedagogia e entregá-lo na coordenação do curso de Pedagogia, junto com 1kg de alimento não perecível ou material de limpeza.
O evento oferecerá minicursos, apresentação de pôsteres, discussões e reflexões sobre os temas, e oficinas de construção do recurso didático desenvolvido nas diversas áreas de ensino.
Outras informações: http://www.faintvisa.com.br/seminario/index.html

(IPAE 132 - 10/08)

 

 CREAD elege novo presidente

O Dr. Hector Alejandro Barceló, Reitor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da Argentina, foi escolhido como novo presidente do Consórcio-Rede de Educação a Distância (CREAD). Barceló ocupará o cargo até o final de outubro de 2010. 
Patricia Avila Munoz, Diretora de Pesquisa e Conteúdo Educacional do Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa (ILCE), do México, continua no CREAD como Presidenta Anterior.

(IPAE 133 - 10/08)

 

 Redução da Inadimplência é tema de seminário

A Humus Consultoria promove o seminário Práticas e Técnicas Eficazes para Redução da Inadimplência, com o tema “Conheça os melhores caminhos para o combate à inadimplência nas
instituições de ensino”.  O evento acontecerá em São Paulo, no dia 5 de novembro.
O encontro, que é voltado para mantenedoras, diretores, gerentes, coordenadores, consultores, advogados e profissionais da área financeira, é divido em seis módulos, sendo dois dedicados a discussões de casos e conclusões.
Entre os eixos abordados estão: Análise do cenário econômico nacional: taxa de juros, PIB, desemprego, inflação; Causas da inadimplência; Legislação geral e específica; Como evitar ações por danos morais; Como cobrar, receber e manter o cliente.
Mais informações no endereço http://www.humus.com.br/s051108.htm

(IPAE 134 - 10/08)

 

Questões sobre a Amazônia poderão entrar no currículo educacional

 

Tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado o projeto de lei do senador Jefferson Praia que prevê a inclusão da obrigatória do estudo sobre a Amazônia para alunos do ensino fundamental e médio, o que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
De acordo com Praia, esta seria uma forma de todos os cidadãos brasileiros terem mais contado e conhecimento com a região e seus habitantes. O senador falou também que se aprovado, o Conselho Nacional de Educação ficará responsável por definir os objetivos e
quantidade e qualidade dos conteúdos que serão ministrados no ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos.

(IPAE 135 - 10/08)

 

Educação deixa Rio e São Paulo mal colocados em ranking de globalização

O Índice Global de Cidades, feito pela consultoria A.T. Kearney em parceria com o Conselho de Chicago sobre Assuntos Globais, revelou que São Paulo e Rio de Janeiro estão, respectivamente, em 30ª e 47ª colocados na lista das cidades mais globalizadas do mundo.
Segundo a pesquisa, a principal causa para as duas regiões estarem em posições ruins no ranking é a baixa qualidade da educação, principalmente no ensino básico. Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Hong Kong aparecem no topo da lista.
O índice Global das Cidades se baseia em cinco critérios avaliativos: negócios, capital humano, trocas de informações, experiência cultural e engajamento político.

(IPAE 136 - 10/08)


EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4