Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 13 - nš 3310 - sexta-feira - 25 de julho de 2008

CNE disponibiliza pauta da próxima reunião

O Conselho Nacional de Educação já disponibilizou a pauta de sua próxima reunião que será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto.
O Conselho Pleno do CNE vai discutir o Sistema Nacional de Formação de Professores com a presença de representantes da CAPES.
Já na pauta da Câmara de Educação Básica está previsto o seminário “Ética e responsabilidade na Educação: Compromisso e Resultados”, organizado pela Câmara dos Deputados, pela UNESCO e pelo compromisso “Todos pela Educação”. A CEB promove ainda reuniões sobre as “Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos” e o “CAQI - Custo Aluno Qualidade Inicial”.
No mais, estão previstos leitura e aprovação de atas, relatos de processos e reuniões ordinárias, inclusive por parte da Câmara de Educação Superior.

(IPAE 145 - 07/08)

FNDE libera recursos do salário-educação e do Programa Dinheiro Direto na Escola

Já está disponível para os municípios e estados a parcela de junho do salário-educação. Na terça e quarta-feira, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou as parcelas relativas às cidades e estados. Foram mais de R$ 404 milhões distribuídos entre as prefeituras e governos estaduais.
Os recursos do salário-educação são garantidos através de uma taxa, 2,5 da folha de pagamento, que é cobrada de todas as empresas e entidades vinculadas ao regime geral da Previdência Social.
O FNDE também liberou R$ 5,88 milhões destinados ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa presta assistência financeira às escolas públicas do ensino fundamental e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

(IPAE 146 - 07/08)

Ministério da Educação oferece oportunidade de intercâmbio à professores federais

Os professores de instituições de ensino superior federais que estiverem interessados em participar do Programa de Mobilidade Docente de Curta Duração podem fazer sua inscrição até 08 de agosto. O Programa, que tem  como objetivo o fortalecimento da capacidade docente, o intercâmbio e o estímulo à implementação de ações conjuntas de cooperação inter-institucional, está oferecendo a oportunidade de passar duas semanas em instituições públicas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile, com passagens e hospedagem pagas a 27 professores.
As instituições que desejarem se inscrever devem pedir o formulário pelo email mobdoc.sesu@mec.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo caminho: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/editais/edital_mab_consulta%20p%FAblica.pdf

(IPAE 147 - 07/08)

Conselho Nacional de Assistência Social se reúne na próxima semana

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) vai realizar uma reunião extraordinária entre os dias 29 e 31 de julho em Brasília.
Entre os assuntos a serem tratados estão os Projetos de Lei 3.021 e 3.077 que versam sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e sobre a regulamentação os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social
Também estão previstos debates sobre as reuniões com a Secretaria da Receita Federal e com a Procuradoria Geral da União sobre ações judiciais contra o CNAS.

(IPAE 148 - 07/08)

ABED realiza 14º Congresso Internacional de EAD

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizará do dia 14 a 17 de setembro o 14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O evento será em Santos terá como tema “Mapeando o impacto da EAD na Cultura do Ensino/Aprendizagem.
Ao longo do evento serão realizadas mesas-redondas, apresentações e encontros, onde serão discutidas questões como marketing para EAD, gestão de sistemas de ensino em EAD, objetos de aprendizagem e acessibilidade em EAD. Durante o congresso também será realizado o III Colóquio Luso-Brasileiro de EAD.
O evento contará com a participação de professores de universidade de todo o país, além de representantes do Ministério da Educação e de entidades internacionais.
Mais informações sobre o evento na página http://www.abed.org.br/congresso2008/apresentacao.asp.   

(IPAE 149 - 07/08)

Orientação Técnica - Comissões Próprias de Avaliação nas Instituições de Ensino Superior

A legislação que trata do Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior prevê a existência de CPAs - Comissões Próprias de Avaliação que têm por atribuição a condução dos processos de avaliação interna das universidades, centros universitários e faculdades, tanto da rede pública, como privada.
Sua consitutição é definida pelo dirigente máximo da instituição e dela devam participar todos os segmentos da comunidade educacional e contar com a representantes da sociedade civil organizada.
O órgão tem autonomia em relação a conselhos e demais organismos colegiados existentes.



(IPAE 150 - 07/08)

MEC promove seminário sobre educação infantil no campo

Nos dias 30 e 31 de julho será realizado no Ministério da Educação, em Brasília, seminário para debater a educação infantil na zona rural. O encontro buscará elaborar um projeto para melhorar o atendimento às necessidades de aprendizagem das crianças.
Hoje, a educação de crianças de zero a seis anos no meio rural apresenta a menor taxa de freqüência da educação básica. A política educacional aplicada no campo é deficiente. Não há distinção de faixa etária e série na distribuição dos alunos por salas devido à baixa demanda.
Estarão presentes no seminário estudiosos e pesquisadores do tema, representantes de universidades, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

(IPAE 151 - 07/08)

Escolas de São Paulo disciplina de Cultura na grade curricular

A partir do próximo semestre, os estudantes da rede estadual de São Paulo terão a disciplina de Cultura incluída na grade curricular. A iniciativa faz parte do Programa Cultura é Currículo da Secretaria de Educação do Estado, cujo objetivo é a democratização do acesso de professores e alunos a todo tipo de manifestação cultural.
A intenção é que os estudantes debatam as atividades realizadas em sala de aula.

(IPAE 152 - 07/08)

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
    Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    Av. Nilo Peçanha 12, conj 807 - CEP 20020-100 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    http://www.ipae.com.br
    - ipae@ipae.com.br

FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4