Jornal da Educação

Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ISSN 0104-9895

ano 13 - nº 3210 - segunda-feira - 03 de março de 2008

País ganhará 50 mil vagas em cursos técnicos a distância

O Ministério da Educação informou na sexta-feira, dia 29 de fevereiro, que, a partir de março, serão abertas 50 mil vagas do ensino médio técnico a distância.
Serão 147 cursos de educação profissional nas áreas de gestão do meio ambiente, enfermagem, metalurgia, informática, turismo, agropecuária, entre outros.
Foram pré-selecionados 288 pólos que serão submetidos à visita de avaliadores do MEC a partir do dia três de março. A partir da avaliação serão escolhidas 250 estabelecimentos de ensino.
A iniciativa faz parte do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-TEC, cujo objetivo é expandir a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente nas periferias das regiões metropolitanas. O e-TEC é um programa das secretarias de Educação a Distância e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
A lista preliminar de cursos e pólos aprovados foi divulgada no Diário Oficial da União da sexta-feira, dia 29.


(IPAE 001 - 03/08)


CNE divulga súmula dos pareceres da reunião de fevereiro

A súmula dos pareceres da reunião dos dias 18, 19 e 20 de fevereiro foi divulgada pelo Conselho Nacional de Educação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 3 de março.
Por parte da Câmara de Educação Básica foram dois pareceres. Já pela Câmara de Educação Superior, foram expedidos 21 pareceres.
O CNE também já disponibilizou a pauta da reunião a ser realizada entre os dias 11 e 13 de março. Entre os assuntos da pauta estão o debate sobre a alfabetização de crianças aos 6 anos de idade e o marco regulatório para a Educação Infantil, cuja reunião contará com representantes da sociedade civil e de entidades educacionais.

(IPAE 002 - 03/08)


Atos racistas contra funcionários negros de uma universidade sul-africana causam revolta no país

Um vídeo chocou a África do Sul esta semana, onde, na universidade de Free State, em Bloemfontein, leste do país, um grupo de estudantes brancos gravou um vídeo em que forçam trabalhadores negros a ingerirem comida misturada com urina.
Os trabalhadores negros, que seriam empregados da instituição, ainda foram obrigados pelo grupo a beber cerveja e a fazer exercícios físicos.
O reitor da instituição, Frederik Fouriem, afirmou estar “extremamente chateado com o incidente”. Ele disse ainda que a universidade já suspendeu os alunos envolvidos e que as vítimas estariam recebendo apoio psicológico. Nessa semana, centenas de estudantes e funcionários fizeram um protesto pedindo medidas contra os estudantes.

(IPAE 003 - 03/08)

 

IPAE dá continuidade à série de eventos virtuais em março

Após os eventos virtuais realizados no mês de fevereiro, o Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação dará continuidade à série no mês de março com outros três eventos virtuais gratuitos.
O primeiro deles será o Painel da Educação Superior, a ser realizado no dia 24, com o tema “Avaliação dos cursos de graduação”. Já no dia 26 de março será realizado o Encontro de Educação a Distância, de tema “Impacto da TV digital nos sistemas de aprendizagem a distância”. O dia 28, por sua vez, tem marcado o Fórum de Direito Educacional com o tema “Tendências do Judiciário na apreciação das demandas entre alunos e escolas”.
Nas próximas semanas serão divulgados nos sistemas de informação do IPAE os nomes dos conferencistas convidados.

 

(IPAE 004 - 03/08)


Levantamento do SIEEESP mostra que inadimplência nas escolas de SP é a menor em seis anos

A pesquisa feita pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo – SIEEESP – mostrou que o índice passou de 13,14% em 2004 para 8,91% em 2007. Feita por amostragem de 10 mil escolas particulares do estado, a pesquisa mostrou que a inadimplência é menor nas regiões de Sorocaba (6,01%), Araçatuba (7,43%) e Presidente Prudente (7,54%). Já na capital, o índice ficou em 9,45%, tendo atingido seu pico em 2003, com 19%.
O presidente do Sieeesp José Augusto de Mattos Lourenço, afirmou que a redução no índice de inadimplência pode ser atribuída tanto à melhora na economia do país, como por uma ação mais forte das escolas.
Outras informações podem ser obtidas pelo site: http://www.sieeesp.org.br/.

(IPAE 005 - 03/08)

 

Educação ambiental é tema de evento no Rio Grande do Sul

O II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental será realizado entre os dias 9 e 11, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
O objetivo do evento é abrir espaço para a discussão acerca da Educação Ambiental no contexto da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos. Para essa reflexão estarão reunidos educadores ambientais, estudantes e professores, que compartilharão conhecimentos sobre as questões socioambientais nas práticas educativas.
Maiores informações pelo site: http://serv2.ceamecim.furg.br/ii-conalfea/home.htm.

 

(IPAE 006 - 03/08)

 

Comissão de Educação e Cultura elegerá sua mesa nesta terça-feira

Foi o que informou ao Plenário o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Segundo o deputado, todas as comissões, exceto a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), serão convocadas para eleger suas mesas na terça-feira, dia 4, para entrarem em funcionamento na quarta-feira, dia 5.
Os líderes partidários decidiram quais comissões cada partido presidirá neste ano levando em conta os blocos partidários formados no início da atual legislatura.
A comissão de Educação e Cultura será presidida por representante do PMDB.

(IPAE 007 - 03/08)


Maiores diferenças do IDEB no município do Rio estão entre asfalto e favela 

Estudo elaborado pelo Movimento Rio Como Vamos revelou que todas as 33 regiões administrativas da cidade apresentaram desempenho insatisfatório no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A região administrativa de maior IDEB na capital fluminense foi a de Copacabana, com 5,12 na quarta série. Já os piores índices, na quarta e na oitava séries, são de áreas de favelas. Entre elas a Rocinha, o Complexo da Maré, a Cidade de Deus e o Jacarezinho.
O estudo teve como base dados de 2005 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

(IPAE 008 - 03/08)

EXPEDIENTE
  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAE )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca  Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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FICHA CATALOGRÁFICA

Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4