Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2996 - quarta-feira 18 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

CAPES realiza treinamento para o Portal de Periódicos

Começou nesta terça-feira, 17, o primeiro treinamento deste ano para o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior .Mais três cursos estão previstos até o final de 2007, sempre com o objetivo de capacitar usuários, a fim de que possam fazer buscas e explorar melhor o conteúdo e os recursos disponíveis no Portal de Periódicos.
Participam do treinamento 136 pessoas, entre professores, estudantes, pesquisadores, servidores e bibliotecários de instituições de ensino superior e de pesquisa de todo o país. “É importante oferecer os cursos de treinamento, de forma contínua, porque as bases de dados estão sempre se reformulando e se aperfeiçoando e exigindo novas habilidades por parte dos usuários”, explica a coordenadora de Acesso à Informação da Capes, Elenara Edler de Almeida. Ela destaca o fato de que, a cada ano, há uma renovação no grupo de pessoas beneficiadas com a utilização dessa ferramenta.
O Portal atende 188 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo Ministério da Educação.
Mais informações sobre os próximos treinamentos poderão ser obtidas pelos telefones (61) 2104-8857 e 2104-8784.

(IPAEduc 067-04/07)
 

Pesquisa revela que professores sofrem de estresse ocupacional

Uma dissertação de mestrado defendida pela pesquisadora da UERJ Gisele Levy, acaba de mostrar que professores estão sofrendo da Síndrome de Burnout, uma doença de estresse ocupacional que atinge pessoas que adotaram profissões assistenciais.
O estudo ainda mostra que 70% dos professores da rede municipal de ensino estão com os sinais da doença. A pesquisadora afirma que a doença atinge profissionais que de uma maneira se entregam ao trabalhado, lidam com afeto, os sintomas são a exaustão emocional, a falta de realização pessoal e despersonalização.
As causas do distúrbio que está atingindo a professores são a falta de infra-estrutura, falta de incentivos e gratificações e principalmente a violência.

(IPAEduc 068-04/07)


Brasil reafirma cooperação educacional com o Paraguai

O Brasil assinou na quinta-feira,12, um programa de cooperação educacional com o Paraguai, o objetivo do tratado é assegurar a continuidade de cooperação entre os dois países. Segundo o chefe da Assessoria Internacional do MEC, Alessandro Candeas, o programa inaugura uma etapa na educação dos dois países, além de ser um marco histórico, por ter sido o primeiro documento oficial assinado pelo Brasil na língua guarani, além do português e espanhol. Candeas também acredita que a missão serviu para intensificar a relação entre os dois países. “Tendo em vista a agenda de cooperação já existente no âmbito do Mercosul, um dos objetivos da missão foi aprofundar, no plano bilateral, muitas das atividades desenvolvidas no plano regional”, explica.

(IPAEduc 069-04/07)


CIEE realiza seminário sobre educação

O Centro de Integração Empresa Escola realiza nesta quinta-feira, 19, o seminário de educação com o tema “Inventário da educação brasileira e recomendações para o seu aperfeiçoamento”. Serão palestrantes no evento o presidente do CIEE, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras e Antenor Leal, presidente do conselho de administração do CIEE/RJ.
Durante o evento serão distribuídos gratuitamente cópias do livro “Educação, estágio e trabalho”.
O seminário faz arte de uma série de debates iniciado em março em São Paulo, os próximos serão em Brasília, Salvador, Fortaleza e Manaus. Informações no site www.ciee.org.br

 (IPAEduc 070-04/070


Orientação técnica - Avaliação comportamental dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino

O noticiário policial, tanto no Brasil, como no exterior, mostra com certa regularidade crimes cometidos por pessoas que atuam em escolas contra dirigentes, professores e, especialmente alunos menores.
0s delitos são os mais variados, desde assédio sexual, furtos, venda de entorpecentes até seqüestros.
Uma das causas principais dessa ocorrência vem do fato que, normalmente, nos processos de admissão dos empregados são analisados os títulos, currículos, experiência e outros elementos objetivos quanto à formação profissional, contudo não são feitos exames apropriados quanto aos princípios comportamentais.
0s ilícitos são também cometidos por prestadores de serviços de empresas terceirizadas cuja, seleção, foge do controle da direção da escola.Desta forma orienta-se que é indispensável a existência de mecanismos que vejam de forma correta se o candidato tem condições de vir a atuar junto à comunidade educacional.

(IPAEduc 071-04/07)


Direitos na educação - Acessibilidade das informações nos sites

A legislação brasileira assegura que os portadores de deficiência tenham acesso às informações.
No âmbito das escolas públicas ou particulares é necessário que existam mecanismos que permitam que os deficientes tanto auditivos como visuais consigam saber dados sobre as instituições e cursos oferecidos.
Apesar de já existirem mecanismos de criação dos chamados sites acessíveis muitas organizações educativas não disponibilizam os mecanismos adequados, ficando caracterizada uma infração à lei e disposições complementares que regem o assunto.
0s prejudicados podem requerer a adoção de medidas corretivas ou até mesmo ingressarem com ações de indenização por danos decorrentes do constrangimento ilegal.

(IPAEduc 072-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4