Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2994 - segunda-feira 16 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Governo Federal adia a disponibilização do texto do Plano de Desenvolvimento da Educação

 
Constava da página oficial do Ministério da Educação nota que o texto do Plano de Desenvolvimento da Educação seria disponibilizado até o dia 15 de abril.
O documento, contudo, não foi concluído e a matéria foi retirada do site do MEC sem maiores comentários ou previsão de nova data.
A inexistência de um ato formal impede que as entidades e pessoas físicas tomem conhecimento das propostas e possam apresentar contribuições para o seu aperfeiçoamento, se for o caso.
Durante a solenidade no Palácio do Planalto, ocorrida em março, o Presidente da República conclamou à sociedade a participar. Várias associações já agendaram debates e estão prontas para os estudos. Agora resta apenas o Governo fazer a sua parte e divulgar o conjunto de medidas.

(IPAEduc 055-04/07)
 

Secretaria de Educação Superior do MEC baixa ato determinando que instituições providenciem o andamento de processos, sob pena de arquivamento

 
A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União deste dia 16 de abril (seção I, paginas 24 a 27) despacho concedendo o prazo máximo de quinze dias para que dezena de instituições de ensino superior promovam o andamento de processos, sob pena de arquivamento dos mesmos.
No documento constam os números dos processos e os nomes das universidades, centros universitários e faculdades.
O acesso à relação completa poderá ser vista no site www.in.gov.br

(IPAEduc 056-04/07)

 

Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos tem novas normas

O Ministro da Educação baixou a Portaria nº 348, de 13 de abril de 2007, publicada no Diário Oficial da União deste dia 16 (seção I, pagina 16) estabelecendo as diretrizes para a realização do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos.
O ENCCEJA aplica-se aos alunos que participam de programas do antigo ensino supletivo.
Foram fixadas as competências do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, encarregado pelo exame.
Igualmente ficaram estabelecidas as atribuições das secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal.
A íntegra da portaria pode ser vista acessando-se à página www.in.gov.br

 (IPAEduc 057-04/07)

 

Brasil e França se reúnem para cooperação em pesquisa

Pesquisadores do Brasil e da França se reúnem nos próximos dias 16 a 17, em Fortaleza, no 3º Fórum Brafitec. O grupo vai debater aspectos da cooperação que financia projetos de pesquisa na área das engenharias. Foram implementados 36 projetos, que permitiram o intercâmbio de 600 estudantes dos dois países.
O encontro, organizado pela Universidade Federal do Ceará, começa com uma apresentação sobre o programa, realizada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e pelo diretor de Assuntos Internacionais da CDEFI, Jacques Gelas. No decorrer da segunda-feira, 16, serão expostas as experiências de formação cultural dos estudantes e professores que participam dos projetos.
Por meio do intercâmbio, a Capes estimula o aperfeiçoamento das estruturas curriculares destes cursos no Brasil e, também, permite que os participantes façam estágios em empresas francesas, obtendo contato direto com a prática profissional de outro país.

(IPAEduc 058-04/07)

 

Orientação técnica - Apresentação de documentos aos alunos

As escolas são obrigadas a apresentarem seus regimentos escolares, projetos pedagógicos e, se particulares, planilha com os preços dos serviços educacionais em qualquer época do ano aos alunos matriculados ou que pretendam se matricular nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino de qualquer nível ou modalidade.
Os documentos são públicos e nada impede que sejam até divulgados nos sites das unidades de ensino.
É também permitido que sejam copiados e levados para casa pelos alunos ou seus responsáveis.
A proibição de fornecimento de cópias desses elementos considerados essenciais para se conhecer os detalhes do nível de ensino pode acarretar pedidos administrativos ou judiciais, com amplo ganho de causa para os discentes.
Diferente posição há no tocante aos contratos sociais ou estatutos da entidade mantenedora. Tais documentos são reservados e somente os sócios ou associados têm direito aos mesmos.

(IPAEduc 059-04/07)


Direitos na educação - Adequação dos materiais pedagógicos a alunos com necessidades especiais

A legislação educacional não obriga que as escolas façam a adequação dos materiais pedagógicos às necessidades dos alunos, mesmo em caso de que sejam portadores de deficiências.
É preciso, contudo, que o posicionamento do estabelecimento de ensino seja bem claro antes da efetivação das matrículas e disposições nesse sentido devem constar dos regimentos escolares e dos contratos de prestação de serviços educacionais.

Deve, contudo, haver permissão para que os próprios alunos (ou entidades de apoio) façam essa conversão técnica para permitir o acesso aos textos.
Existem atualmente recursos tecnológicos que permitem com alguma facilidade a adaptação, entretanto isso representa custo que terá que ser arcado pelo aluno e não pela escola.

(IPAEduc 060-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4