Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2993 - sexta-feira 13 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que beneficia com bolsas de estudo alunos na rede privada

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 731/95, que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio, prevista no parágrafo 1º do artigo 213 da Constituição Federal. Segundo o projeto a concessão de bolsas se dará na falta de vagas na rede pública e para alunos carentes, aprovado por unanimidade ainda terá que passar pelo Plenário da Câmara, se aprovado irá para aprovação presidencial.
O Projeto de Lei foi apresentado em 1995 pelo então deputado Ubiratan Aguiar, passou pela Câmara, Senado, Comissões de Educação e Finanças e finalmente chegou a Comissão de Constituição. A íntegra do Projeto se encontra no site da Câmara, www.camara.gov.br.

(IPAEduc 049-04/07)
 

Assembléia Geral da Organização dos Professores Indígenas de Roraima debatem PDE

Mais de 700 pessoas, incluído lideranças, alunos e pais de alunos participam desde segunda-feira, 9, da Assembléia Geral da Organização dos Professores Indígenas de Roraima. O objetivo da reunião é debater o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os reflexos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na educação indígena. Segundo Kleber Gesteira, coordenador-geral de educação escolar indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, "A comunidade confia que saltos de qualidade sejam possíveis e tem uma expectativa grande em relação ao PDE, Por metade das escolas do estado serem indígenas, com cerca de 14 mil alunos".
Participam do evento o representante indígena do Conselho Nacional de Educação Gersen Baniwa, o secretário estadual de educação, Luciano Moreira, a procuradora do trabalho, Elisiane dos Santos, e várias entidades.
O encontro termina nesta sexta-feira, 13, na comunidade Napoleão, situada na terra indígena Raposa Serra do Sol, no município de Normandia (RR).

(IPAEduc 050-04/07)
 

Unesco lança concurso de ciência para estudantes do ensino médio em Brasília

A UNESCO e diversos parceiros lançaram quarta-feira, 11 de abril o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos com o tema “Ciência e Vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições irão até o dia 16 de julho de 2007, o evento é destinado a estudantes do ensino médio das redes públicas e privadas do Brasil, orientados por professores das escolas. Estudantes e professores-orientadores serão igualmente premiados.
Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007.
Os parceiros da UNESCO nessa iniciativa são: Academia Brasileira de Ciências (ABC); Agência Espacial Brasileira (AEB); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); British Council; Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal; Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados; Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE/GDF); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Universidade de Brasília (UnB).

(IPAEduc 051-04/07)



VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial será realizado na Argentina

Será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2007, em Mar del Plata, Argentina, o VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial. Acontecerão também a VII  Exposição Iberoamericana de Empresas de  Informática, Telecomunicações e Software e o II Fórum Internacional sobre Tecnologia Adaptativa e Ajudas Técnicas, os eventos serão no Hotel Costa Galana.
Informações cubaquen@infovia.com.ar  / ciiee2007@cubaquen.com.ar
www.capacidad.es/ciiee07  -  www.cubaquen.com.ar
 

(IPAEduc 052-04/07)

 

Orientação técnica - A importância do aspecto físico da escola como elemento de credibilidade da instituição

Um dos pontos que deve merecer total atenção por parte dos dirigentes das escolas, tanto públicas, como particulares, é um bom aspecto físico das suas dependências.
Os alunos e suas famílias observam muito o estado do prédio, a apresentação dos profissionais que atuam tanto nas áreas administrativas, como na parte técnico-pedagógicas, a organização da secretaria e dos locais de atendimento ao público e conservação dos equipamentos.
Um outro fator, mais recentemente observado, é quanto à segurança.
Unidades de ensino com um sistema que demonstra eficiência saem ganhando sobre aquelas onde "cada um entra e sai facilmente".
Na rede privada de ensino, onde há mais opções do que nas públicas, a sobrevivência dos colégios está ligada especialmente aos aspectos materiais. A qualidade é importante mas quando a primeira impressão é ruim dificilmente ocorre a matrícula de novos alunos.

(IPAEduc 053-04/07)


Direitos na educação - Seguros educacionais nas escolas particulares

As escolas particulares podem decidir que todos os alunos que estejam matriculados possuam um seguro de vida e/ou acidentes pessoais. Essa decisão cabe exclusivamente aos dirigentes do estabelecimento de ensino mas precisa ser divulgada antes de ser feito o contrato de prestação de serviços educacionais. Há duas alternativas:  uma a de adesão ao um contrato único feito entre escola e companhia seguradora abrangendo todos os discentes;  outra que o responsável pelo discente contrate o seguro com a empresa que mais lhe convier. Nesse último caso o aluno, através de seu representante legal, quando menor, ou ele mesmo, quando maior de 18 anos, assina um documento eximindo a unidade educacional de qualquer responsabilidade por cobertura de acidentes ou morte ocorrida no interior do colégio ou faculdade. Caso eventualmente deixe de pagar as prestações do seguro deverá arcar com as despesas médicas e acessórias, sem exigir que a entidade mantenedora fique incumbida de quitar as faturas que forem apresentadas pelos hospitais, clínicas ou médicos particulares.

(IPAEduc 054-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4