Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2989 - segunda-feira 09 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Plano de Desenvolvimento da Educação permanece sendo ainda uma incógnita no meio educacional

O Plano de Desenvolvimento da Educação foi lançado há quase um mês em grande estilo e com pompa "republicana". Objetivou servir como mecanismo de sustentabilidade do Ministro Fernando Haddad à frente do MEC.
Não obstante aos festejos o PAC Educacional permanece sendo ainda uma grande incógnita para os brasileiros.
Parafraseando o presidente da República, "nunca, em nenhum país" se conseguiu um debate sobre algo abstrato.
Instituições e pessoas foram conclamadas a colaborar e apresentar sugestões de aprimoramento do Plano.  Mas, como?
Não há textos ou outros meios que materializem as "boas intenções" inseridas no esperado documento.
Atribui-se à São Bernardo - o santo -  a frase: "De boas intenções o inferno está repleto."
É mais do que hora de que o atual chefe de Estado, que emergiu de São Bernardo - a cidade -, faça o milagre do Plano ser mostrado, em sua íntegra, à população brasileira. 

(IPAEduc 025-04/07)


Comissão Nacional de Diversidade relacionados à
Educação dos Afro-Brasileiros reuniu-se pela primeira vez no Conselho Nacional de Educação

A Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros, reuniu-se no Conselho Nacional de Educação, para debater temas relacionados à elaboração, acompanhamento, análise e avaliação de políticas públicas educacionais voltada para o cumprimento da lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
No encontro o presidente da Comissão Nacional de Diversidade, propôs medidas importantes a serem adotadas pelo MEC, que possibilite o benefício à população afro-brasileira.
A comissão foi instituída em 28 de dezembro de 2005, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. É composta por 34 membros, representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e de outros órgãos das administrações federal, estadual e municipal, bem como por representantes dos movimentos sociais organizados e da sociedade civil.
 

(IPAEduc 026-04/07)


Ideb mostra que apenas 200 municípios no Brasil têm nota igual ou superior a 5

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aponta que em todo o Brasil apenas 200 municípios alcançaram a nota 5, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ainda segundo Haddad, esses colégios estão perto de atingir a média nacional prevista para 2021, a nota 6.
O repasse de recursos federais condicionado a metas de qualidade, uma das medidas do Plano do Desenvolvimento da Educação, será orientado pelo Ideb, para atingir essa meta.
Nas diretrizes definidas pelo MEC, para que as prefeituras firmarem o Compromisso Todos pela Educação e receber apoio técnico, estão estabelecer como foco da aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir, ampliar a jornada escolar, combater a evasão escolar pelo acompanhamento individual das razões das faltas, entre outras.
O MEC deverá anunciar separadamente as 20 medidas do pacote educacional ao longo do mês, e a lista dos municípios com as notas correspondentes, será divulgada na semana que vem. Mais informações www.mec.gov.br

(IPAEduc 027-04/07)


Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira, 12 de abril, em Brasília, audiência pública com o tema “ Os Desencontros do Ensino Brasileiro”. No debate estará presente como convidado, o Prof. Cláudio de Moura Castro. Mais informações e a pauta completa no site www.camara.gov.br

(IPAEduc 028-04/07)
 

Orientação técnica - A importância de conhecer o uso das tecnologias nas escolas

Existe uma posição unânime que todas as escolas devem usar tecnologia para que os ensino seja considerado moderno.
Mas, até que nível isso é uma verdade absoluta?
As escolas precisam saber exatamente como usar a tecnologia nos sistemas de ensino.  Muitas das vezes um descompasso entre a necessidade e a possibilidade traz desperdícios e frustrações.
É aconselhável que exista um diagnóstico para auxiliar o processo de tomada de decisões. Esse trabalho pode ser feito pela equipe interna, contudo os mais eficientes resultados acontecem quando uma consultoria externa verifica de uma maneira menos emocional os sistemas utilizados e o que deve ser atingido.
Por fim deve também ser sentido qual é a expectativa dos usuários (alunos, de forma direta e famílias, indiretamente) e dos professores e membros das equipes técnico-administrativa.

(IPAEduc 029-04/07)


Direitos na educação - Inexistência de obrigação de serem seguidas as Diretrizes Curriculares Nacionais 

As escolas públicas e particulares não são obrigadas a seguirem as Diretrizes Curriculares Nacionais aplicáveis aos cursos de graduação superior. Como afirma o nome os documentos elaborados por equipes técnicas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e homologadas pelo Ministro da Educação as orientações são meras “diretrizes”. Servem para orientação mas não há uma coerção para que sejam adotadas. Antes da vigência da atual LDB existiam os Currículos Mínimos com definição das disciplinas e cargas horárias que teriam que ser cumpridas integralmente pelas universidades e faculdades. Com as mudanças da lei agora as instituições de ensino é que definem os projetos pedagógicos e neles inserem as disciplinas, matérias e fixam as cargas horárias e conteúdos que são ministrados pelos professores. 

(IPAEduc 030-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4