Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2985 - segunda-feira 02 de abril de 2007
ISSN 0104-9895

 

Fundo de Financiamento Estudantil tem nova data para aditamento de contratos

O Ministério da Educação baixou a Portaria nº 294, de 20 de março de 2007, estabelecendo novo prazo para que exista o aditamento dos contratos de financiamento pelo FIES.
A data-limite foi fixada em 30 de abril de 2007.
A matéria foi publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de março, seção I,  e pode ser acessada por meio da pagina www.in.gov.br 

(IPAEduc 001-04/07)
 

Pesquisa do Ibope mostra que dos brasileiros que têm a 4ª série, 68% lêem mas não entendem

Estudo feito para avaliar os índices de alfabetização no Brasil mostra que 68% dos 30,6 milhões de brasileiros de 15 a 64 anos, que estudam ou estudaram até a 4ª série, não conseguem ler mais do que um anúncio curto, sem capacidade de interpretá-lo.
A pesquisa do Ibope elaborada em conjunto com o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, é um resumo de cinco sondagens feitas entre 2001 e 2005.
A precária situação do sistema educacional mais uma vez pode ser observada nas análises da pesquisa.

(IPAEduc 002-04/07)


Começa o 5º SENAED em Recife

 

Começou ontem , dia 1, em Recife o 5º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância com o tema “Uma Nação de Aprendizes em Educação a Distância”.
O evento que vai até 3 de abril, reúne vários lançamentos de livros, mesas-redondas, debates e mini-cursos, relacionados  à educação a distância. Informações no site
www.abed.org.br.

(IPAEduc 003-04/07)


Brasil e EUA assinam acordo sobre educação

Brasil e EUA assinaram, sexta-feira, 30 de março de 2007, um acordo de cooperação na área da educação, dando continuidade à Parceria para Educação, lançada em 14 de outubro de 1997.
O novo acordo foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pela Secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice.
O memorando considera os objetivos de compromissos firmados anteriormente, como o Comitê de Educação para Intercâmbio Educacional e Financiamento de Programas de Intercâmbio e o Acordo sobre Cooperação em Ciência e Tecnologia.
Novas áreas de cooperação poderão ser identificadas a fim de fortalecer ou expandir os programas já existentes.

(IPAEduc 004-04/07)


Orientação técnica -
Abertura de capital de escolas particulares

Os estabelecimentos de ensino mantidos por sociedades comerciais podem se transformar em sociedades anônimas e, com isso, abrirem seu capital com venda de ações.
Há dois sistemas que podem ser adotados. O primeiro é da chamada "venda em balcão", isto é, negociando-se as ações por meio de corretoras de valores. O  segundo é a "venda nas bolsas", com maior amplitude.A legislação permite que tanto escolas de educação básica, como superior, possam ser com finalidade lucrativa.   A decisão cabe exclusivamente aos sócios, não podendo haver restrições pelo Ministério da Educação ou Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação.

(IPAEduc 005-04/07)


Direitos na educação - Época de provas e avaliações

A definição da época das provas e avaliações é feita pela escola, não sendo necessário que exista um consenso com os alunos e/ou seus responsáveis.
Embora seja recomendável que o corpo discente seja previamente comunicado e conste de um calendário escolar a prática não é obrigatória. Alguns estudos mostram que os alunos ficam tensos quando se aproximam as provas e por essa razão as datas são omitidas pelos  professores. O sistema de avaliação tem que estar previsto no regimento da escola e o aluno deve conhecê-lo antes de efetuar a matrícula.

(IPAEduc 006-04/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4