Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2981 - terça-feira 27 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Recursos da educação caem para menos de 4% do PIB

A revisão do Produto Interno Bruto pelo IBGE, deixou os recursos para educação abaixo da meta, e o Brasil longe de atingir um nível de investimentos considerando ideal na educação. Os dados do MEC mostravam que o país aplicava 4,3% do PIB em educação, mas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, esse investimento caiu para 3,8%, longe do percentual considerado adequado pela UNESCO para os países em desenvolvimento.
O Brasil ainda tem muito o que avançar na área de educação, especialmente nos ensinos fundamental e médio, afirmou o ex-ministro da educação e deputado Paulo Renato Souza.
 

(IPAEduc 109-03/07)
 

Censo eletrônico vai permitir acompanhamento detalhado do aluno na escola

Lançado este ano, o censo respondido eletronicamente vai apresentar informações desconhecidas anteriormente e permitir um acompanhamento mais detalhado do aluno na escola, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad nesta segunda-feira, 26, no Encontro Nacional Fluxo e Freqüência Escolar, em Brasília. “Vamos ter um cadastro geral dos estudantes do país, nome por nome, com o nome da mãe e data de nascimento para que nós possamos fazer um acompanhamento individualizado do aluno”, declarou.
Para agilizar o acompanhamento da presença às aulas, o novo censo descentralizou o processo de registro de dados, que agora pode ser feito nas escolas. Para acessar o sistema, o secretário municipal de educação deverá preencher uma ficha cadastral, encaminhada pelo MEC, indicando a pessoa que será o operador municipal master, responsável pelo sistema de acompanhamento da freqüência na cidade.
Se a escola identificar um aluno que não está na série ou na escola indicadas, será possível entrar no sistema e fazer as correções em tempo real.
Ao final do período de acompanhamento da freqüência escolar, as alterações irão para o cadastro único, contribuindo na atualização dos dados dos beneficiários do Bolsa-Família.

(IPAEduc 110-03/07)


Ministros da América Latina se encontram para discutir qualidade da educação

Ministros e Vice-Ministros da educação de 41 países da América Latina e Caribe, vão se encontrar em Buenos Aires, Argentina, de 29 a 30 de março de 2007, para rever os programas de educação para América Latina e Caribe. O evento será coordenado pela UNESCO.
O evento será aberto pelo Diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, e pelo Ministro da Educação da Argentina, Daniel Filmus.
O tema central do encontro em Buenos Aires será Qualidade na Educação para Todos, tendo a educação como um fundamental direito humano, que cada país deverá respeitar, promover, salvaguardar e garantir o acesso e igual oportunidade de conhecimento para todos.
Os ministros irão examinar as formas de processos educacionais, a qualidade da educação e principalmente os investimentos feitos na área educacional.

(IPAEduc 111-03/07)

 
Estudo mostra desigualdade e exclusão social da educação

Uma pesquisa feita pela Organização Não Governamental Ação Educativa, revela a extensão da desigualdade social ao cotidiano no Brasil.
Dados de 2005, e que serviram de base para o estudo, mostram que dos jovens de 15 a 17 anos, 45,3% cursavam o ensino médio, no Nordeste esse percentual cai para 30,1% e no sudeste sobe para 57,4%.
O estudo ainda revela que mais de 56% dos estudantes são brancos; negros e pardos são 35,6%. Hoje temos mais de 60 milhões de brasileiros com mais de 14 anos sem ensino fundamental completo.
Está acontecendo o que chamamos de novo tipo de exclusão, diz o autor do estudo, Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa.

(IPAEduc 112-03/07)


Orientação técnica – Terminologias de funções no campo da educação

Inexiste um glossário com terminologias de funções no campo da educação. 0s nomes usados pelas instituições de ensino são definidos pelas próprias estruturas internas. Há, contudo, em alguns atos oficiais, especialmente portarias baixadas por órgãos públicos, menção a denominações.Podemos ver que as definições de atividades também ocorrem com grande diversidade. 0s mais freqüentes são: professor, instrutor, monitor, tutor, conteudista, orientador de curso, supervisor de curso, orientador de turma, orientador de estágio, inspetor de disciplina, bedel, etc. É recomendável que os planos de carreira técnico-docentes ou regimentos escolares contemplem de forma clara os termos e as atribuições evitando que ocorram questionamento por parte dos próprios servidores ou de alunos.

(IPAEduc 113-03/07)


Direitos na educação –Liberdade de preços para as escolas particulares

As escolas particulares não são sujeitas a um processo de congelamento de preços. 
Há liberdade de fixação dos valores, contudo os mesmos devem tomar por base uma planilha de custo prevista na legislação em vigor.
O que é proibido é o aumento em períodos inferiores a doze meses. Assim as entidades mantenedoras precisam fixar os valores e difundi-los 45 dias antes do término das matrículas.
Cabe aos alunos ou seus responsáveis tomar conhecimento e, estando de acordo, fazer formalizar as adesões.

(IPAEduc 114-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4