Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2978 - quinta-feira 22 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

MEC divulga Portaria que institui o ENADE 2007

O Ministério da Educação divulgou a Portaria Normativa Nº 5, de 20 de março de 2007, instituindo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
O ENADE avalia o desempenho dos estudantes de diversas áreas de cursos superiores.
A prova do ENADE 2007 será aplicada no dia 11 de novembro de 2007, com início às 13 horas (horário de Brasília), para uma amostra representativa, definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, de todos os estudantes habilitados do primeiro e do último ano do curso, nas áreas relacionadas no artigo 1º desta Portaria, independentemente da organização curricular adotada pela instituição de educação superior.
A portaria esta publicada no Diário Oficial da União, seção I, de 21 de março de 2007. www.in.gov.br

(IPAEduc 091-03/07)
 

Microsoft lança Programa de Alfabetização Digital durante fórum dos líderes dos governos da América

Durante o fórum dos líderes dos governos das Américas, organizado pela Microsoft, realizado na Cartagena das índias, o presidente da empresa, Bill Gates, que destacou a importância da “colaboração estratégica” entre companhias, governos e organizações não governamentais para a criação do projeto que permite o acesso gratuito a diversos cursos de capacitação.
O Programa de Alfabetização Digital contou com a presença de educadores, especialistas e os próprios governos latino-americanos.
O projeto oferece cinco cursos, entre eles, introdução á computação, programas de produtividade, segurança e privacidade etc...
O programa já existe no Brasil e em alguns países do Caribe e da América Central.
 

(IPAEduc 092-03/07)


Universidade Aberta do Brasil oferecerá 90 cursos diferentes

A Universidade Aberta do Brasil disponibilizará a partir de junho de 2007 uma variedade de 90 opções de cursos de graduação ou especialização lato sensu, para professores que tiverem acesso a um dos pólos da UAB.
E
ste ano o sistema disponibilizará 60 mil vagas. Entre os cursos que serão oferecidos pela UAB, todos a distância, a prioridade está na formação inicial e continuada para os professores da educação básica.
Uma das propostas, por exemplo, é ministrar cursos que possam ajudar os professores a lidar com os preconceitos existentes em sala de aula.
De acordo com a ministra Nilcéa Freire, titular da pasta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a intenção é fazer com que os professores sejam capazes de reconhecer o preconceito que está sendo praticado em sala de aula e, a partir disso, atuar no sentido de desconstruí-lo. “Nossa intenção é trabalhar para que a educação não seja uma reprodutora dos valores discriminatórios da sociedade, seja contra a mulher, contra o negro, ou contra qualquer minoria”, afirmou.

(IPAEduc 093-03/07)


Dia Mundial da Poesia é comemorado pela UNESCO

Ontem, 21 de março, foi comemorado o dia mundial da poesia. A UNESCO, através do Diretor Geral Koichiro Matsuura, deixou uma mensagem em homenagem à data.
A poesia “desenha os contornos das possíveis formas de diálogos entre as culturas, as histórias e as memórias”, declarou.
Koichiro afirma que assegurar a promoção e a salvaguarda dessas formas de intercâmbio e transferência poderia ser o foco deste dia mundial que, se colocado a serviço de nossa diversidade criadora, viria a nutrir e renovar a habilidade de cada um de nós a entender a pluralidade cultural do mundo.
Entre os atos organizados na sede da UNESCO, foi a homenagem ao poeta palestino Mahmud Darwich, premiado na edição 2007 do Festival Internacional Noites Poéticas de Struga3, encerrando as comemorações.

(IPAEduc 094-03/07)


Orientação técnica – Conhecimentos básicos na educação infantil

As escolas, especialmente as de educação básica, necessitam ter uma equipe capacitada com conhecimentos técnicos, dentre os quais os de puericultura.Dentre os fatores que contribuem para esse foco encontram-se a alimentação, cuidados com o sono, controles da higiene e da saúde.
É relevante também que exista a verificação da evolução psico-social, no tocante à sociabilidade, agressividade e passividade.
0s sintomas de anomalia, quando notados, devem ser levados à família e feitos registros em documentos próprios, para evitar futuros questionamentos de omissão dos educadores.
A escola é co-responsável pelo desenvolvimento das crianças e adolescentes e deve zelar para que medidas corretivas sejam adotadas por parte dos pais. 
Isso não sendo efetivado o diretor deve levar o fato ao conhecimento do Conselho Tutelar ou órgão equivalente que existem em todas as cidades brasileiras.

(IPAEduc 095-03/07)


Direitos na educação –Termo de adesão ou condições gerais de matrícula

São sinônimos dos contratos de matrícula. A escola pode usar os nomes acima tendo os mesmos efeitos do contrato.

(IPAEduc 096-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4