Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2973 - quinta-feira 15 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

Plano de Desenvolvimento da Educação é lançado no Palácio do Planalto

O Ministro da Educação anunciou neste dia 15 de março o Plano de Desenvolvimento da Educação contendo propostas para mudanças em diversos setores tanto da educação básica, como da superior.
Um dos pontos prende-se à possibilidade do financiamento estudantil chegar a 100% da mensalidade das escolas particulares.
As instituições de ensino poderão quitar seus débitos tributários mediante concessão de bolsas para alunos carentes.   A sistemática estará sendo regulamentada e beneficiará inúmeras entidades mantenedoras e milhares de alunos.
O presidente da República enalteceu o trabalho que vem sendo feito pelo ministro Fernando Haddad recomendando que participem desse processo de transformações da educação brasileira todos os ex-Ministros e representantes de todos os segmentos da sociedade.

(IPAEduc 061-03/07)
 

 Faculdades de Direito em funcionamento no país já ultrapassam aos números recomendados pela OAB

Pesquisa do INEP, divulgada na sexta, 9 de março, revela que o Brasil já tem 1.038 faculdades de Direito, e desse total 225 ficam em São Paulo.
O censo revela que o número dos cursos já dobrou nos últimos dois anos, em setembro de 2004 existiam cerca de 700 cursos de Direito no país. Segundo o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, a maioria dos cursos não incentivava a formação humanista e geral do bacharel, e também não o qualifica para o ingresso no mercado de trabalho, haja vista os recorrentes índices de reprovação nos Exames de Ordem em todo o país.
Durante o ano passado, foram criados 88 cursos de graduação em Direito, desses, o conselho Federal da OAB havia opinado favoravelmente a apenas dois.
De 2001 a 2003, o MEC autorizou a criação de 222 cursos de Direito no país, e, apenas 18 desses receberam pareceres favoráveis da Comissão da OAB. Já nos últimos três anos, dos 180 novos cursos autorizados pelo MEC, apenas 13 receberam parecer favorável da Comissão do Conselho Federal da OAB.

(IPAEduc 062-03/07)
 

Inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, está com inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França.
O programa apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior dos dois países.
O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até 11 de maio.
As propostas de projetos devem ser apresentadas por equipes vinculadas a cursos de doutorado avaliados pela Capes, que contemplem, em especial, a formação de doutorandos e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores. Os projetos poderão ser em qualquer área do conhecimento.
A Capes financia passagens aéreas e bolsas de estudos para pesquisadores brasileiros em missão na França. Também é encarregada pelos recursos de custeio para a equipe brasileira, no valor máximo de R$ 5 mil por ano. Mais informações no edital divulgado no site da capes através do end.: www.capes.gov.br

(IPAEduc 063-03/07)

 

Terminam as inscrições para o IV Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG

As inscrições de trabalhos para o IV Encontro Regional da ANPAE Sudeste e Reunião da ANPAE-MG, terminam dia 21 de março de 2007.
O evento cujo tema é Pesquisas Práticas em Política e Gestão da Educação, será de 2 a 4 de maio de 2007, na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Informações sobre o encontro, inscrições e sobre formato de trabalho através do email: anpaesudeste@faced.ufu.br Ou pelo site: www.anpae.org.br
 

(IPAEduc 064-03/07)


Orientações técnicas – Recursos de decisões das Câmaras do Conselho Nacional de Educação

Instituições e pessoas interessadas em quaisquer assuntos ligados ao ensino podem fazer pleitos ao Conselho Nacional de Educação.
0s processos são remetidos, conforme sua natureza, para a Câmara de Educação Básica ou para a Câmara de Educação Superior e internamente, distribuídas para um dos Conselheiros. Cabe ao mesmo elaborar um Parecer que é apreciado pela Câmara.
A súmula do Parecer é publicada no Diário 0ficial da União e há o direito de recurso para o Conselho Pleno (que congrega membros das duas Câmaras).
No Pleno existe um novo relator que elabora outro Parecer sendo submetido a todos os Conselheiros, podendo haver o acolhimento ou não do recurso, encerrando a instância administrativa no CNE.

(IPAEduc 065-03/07)


Direitos na educação – Liberdade de preços para as escolas particulares

As escolas particulares não são sujeitas a um processo de congelamento de preços. Há liberdade de fixação dos valores, contudo os mesmos devem tomar por base uma planilha de custo prevista na legislação em vigor.
O que é proibido é o aumento em períodos inferiores a doze meses.Assim as entidades mantenedoras precisam fixar os valores e difundí-los 45 dias antes do término das matrículas. Cabe aos alunos ou seus responsáveis tomar conhecimento e, estando de acordo, fazer formalizar as adesões.

(IPAEduc 066-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4