Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2969 - sexta-feira 09 de março de 2007
ISSN 0104-9895

 

CAPES poderá formar professores

Educadores e dirigentes do Ministério da Educação debateram ontem quinta-feira, 8, em Brasília, o Projeto de Lei nº 7.569, de 2006, que atribui formação de professores da educação básica à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior .
O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em regime de urgência.
Na abertura da reunião, na sede da agência, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a importância de a Capes utilizar sua experiência de meio século para a formação de professores do ensino básico. “Seria um desperdício muito grande não aproveitarmos o conhecimento acumulado ao longo desses anos”, disse.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, acrescentou que a formação de professores da educação básica será um desafio. “Queremos contribuir para uma maior interação entre a educação e a ciência”.

(IPAEduc 037-03/07)
 

Encontro sobre Educação Superior reúne reitores do Brasil e da China

Reitores e dirigentes de universidades brasileiras e chinesas irão participar do 1º Fórum de Reitores China-Brasil, em São Paulo, no próximo dia 16.
O tema do encontro será Educação Superior Intercâmbio e Cooperação no Século 21.
O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Associação de Intercâmbio Internacional da China, órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país.
Na reunião serão discutidas formas para ampliar o conhecimento sobre o sistema universitário dos dois países. Além disso, a Capes quer incentivar cooperação envolvendo professores e alunos, além de abordar áreas de interesse comum, tais como agricultura, engenharia espacial, petróleo e gás.
A realização do 1º Fórum foi acertada em novembro de 2006, durante visita de delegação da República Popular da China à Capes.

(IPAEduc 038-03/07)


Dinamarca sediará a VI CONFINTEA

A sexta Conferência Internacional da UNESCO de Educação de Adultos CONFINTEA, um evento estratégico se celebrará em 2009, vários associados internacionais, regionais e nacionais participaram da primeira reunião de planejamento da CONFINTEA VI, nos dias 01 e 02 de março, em Elsinore, na Dinamarca.
O Brasil foi representado pelo diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A CONFINTEA é a única plataforma significativa em âmbito internacional para o diálogo político e a renovação de compromissos em matéria de educação de adultos.

  (IPAEduc 039-03/07)


Encontro de Ministros da Educação da América Latina e Caribe será na Argentina

Em novembro de 2002, ministros da educação de 34 países reunidos pela UNESCO, lançaram em cuba o projeto Educação Regional para a América Latina e Caribe, PRELAC, para fazer avançar uma educação de qualidade para todos. Agora, depois de quatro anos do lançamento do projeto, os ministros se encontrarão novamente em Buenos Aires, Argentina, nos dias 29 e 30 de março de 2007, para examinar os sucessos, as dificuldades, os desafios e o aprendizado especialmente em relação à qualidade da educação.
PRELAC enfatiza a perspectiva ética e política para alcançar os objetivos do Programa Educação para Todos, da UNESCO.
O II Encontro Intergovernamental  do projeto de Educação para América Latina e Caribe será no hotel Intercontinental, em Buenos Aires.
Informações no site da UNESCO www.unesco.org

(IPAEduc 040-03/07)


Orientação técnica -
Segurança e preservação dos livros nas bibliotecas

Muitas escolas, desde educação básica até o nível superior, encontram grande dificuldade para preservar os acervos existentes nas bibliotecas e salas de leitura. A depredação e o furto de livros não estão ligados às classes sociais nem variam conforme os costume de diferentes regiões do país. 
O problema é comum em todas as unidades de ensino. Existem sistemas que permitem a redução de prejuízos devendo os mesmos ser adotados.  
Campanhas educativas também costumam gerar resultados, entretanto o mais eficaz é a forte vigilância na entrada e na saída do ambiente, a existência de armários para guarda dos objetos pessoais, a proteção nas janelas, a proibição de uso de canetas e estiletes e, sempre que possível, a existência de um circuito interno de TV. É preciso que exista um regulamento do uso da biblioteca prevendo todas essas práticas a fim de evitar possíveis questionamentos por parte dos usuários.

(IPAEduc 041-03/07)


Direitos na educação -
Cobrança de taxas para seleção de alunos do ProUni

A sistemática adotada pelo Programa Universidade para Todos prevê que numa primeira fase o Ministério da Educação faz o processo de pré-seleção dos alunos tomando por base uma série de aspectos estabelecidos nas normas operacionais do programa.
As escolas superiores podem fazer uma nova seleção objetivando aferir conhecimentos e conhecer o perfil do aluno que irá, se aprovado, estudar o curso superior em sua unidade.

É proibido, contudo, a cobrança de qualquer taxa para esse processo de seleção uma vez que a legislação deixa claro que o beneficiário goza do direito de isenção em todas as etapas da escolha.

(IPAEduc 042-03/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4