Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2960 - segunda-feira 26 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Conselho Nacional de Educação inicia sua reunião de fevereiro

O Conselho Nacional de Educação inicia neste dia 26 de fevereiro sua sessão ordinária, estando previstos encontros das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior.
Vale registro que o colegiado vem buscando desenvolver seus trabalhos com maior independência.  Uma das metas é estabelecer um mecanismo que permita uma estrutura capaz de evitar que seus pareceres fiquem na dependência dos técnicos do Ministério da Educação para ter validade nacional.
Atualmente o Ministro tem que homologar todos os atos normativos e isso só acontece depois de uma nota técnica dos servidores do MEC.
Há pareceres aguardando essa revisão há vários anos, o que vem causando protestos dos conselheiros. Esse mês haverá também reunião do Conselho Pleno.
Tanto no Pleno como na CEB existirão estudos sobre avaliação, através de análises de resultados notados nos últimos exames nacionais.
A sessão vai até o dia 1º de março e todos os detalhes podem ser vistos por meio do site www.mec.gov.br/cne

(IPAEduc 085-02/07)
 

Comissão de Educação do Senado Federal realiza audiência pública com o Ministro da Educação

Atendendo a um requerimento da Senadora Marisa Serrano a Comissão de Educação do Senado Federal realiza nesse dia 27 de fevereiro, sessão com a presença do Ministro da Educação.
O encontro será às 10 horas, sendo aberto à participação pública.
Os principais assuntos são os resultados da avaliação (SAEB e ENEM) da educação fundamental e média.
Também será debatido o FUNDEB, o novo fundo de financiamento da educação básica.
A pauta está inserida no site www.senado.gov.br

A Comissão de Educação é presidida pelo ex-Ministro e atual Senador Cristovam Buarque.

(IPAEduc 086-02/07)


FIES tem mais de 40.000 vagas ociosas

O Ministério da Educação não vem conseguindo preencher as vagas do financiamento estudantil.
Criado com o objetivo de auxiliar os alunos carentes o programa, que antes se chamava crédito educativo, não cumpre suas funções eis que as exigências criadas pela Caixa Econômica Federal de dois fiadores dificultam extremamente o processo.
O governo pretendia atender 100.000 estudantes mas só atingiu 59.521 inscritos.
A União Nacional dos Estudantes vem protestando já há algum tempo mas nada ainda foi anunciado.
Enquanto isso o índice de inadimplência continua sendo alto nas escolas particulares eis que alunos não conseguem vagas nas universidades pública e não conseguem pagar as parcelas das anuidades nas escolas não estatais.


(IPAEduc 087-02/07)


Instituto agradece as mensagens recebidas no ensejo do seu 34º aniversário

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, responsável pelo Jornal da Educação, dentre outros periódicos, agradece aos educadores de todo o pais que encaminharam mensagens em homenagem ao aniversário da entidade, ocorrido no último dia 23 de fevereiro.
Criado em 1973 o IPAE irá apresentar em março uma série de novos serviços voltados, em sua totalidade, para a melhoria da qualidade da educação.

(IPAEduc 088-02/07)


Orientação Técnica –
Concessão de bolsas de estudo e de pesquisa para docentes

Existem algumas linhas de apoio para concessão de bolsas de estudo e pesquisa para professores de educação básica e superior.
As regras são estabelecidas pelos agentes de financiamento, normalmente vinculadas ao Poder Público.Em determinados casos as bolsas podem auxiliar a docentes no exterior, contudo atualmente a maioria é voltada para que os trabalhos sejam feitos no Brasil.
0s maiores agentes de fomento são o CNPq, FINEP e algumas fundações estaduais, como é o caso da FAPESP (São Paulo) e FAPERJ (Rio de Janeiro).
0s quantitativos variam conforme as características das bolsas, sendo a maior parte não reembolsável.Durante o período das bolsas os professores podem vir a se licenciar, conforme os regimes de trabalho previstos nas relações empregatícias. 
Há, em determinadas convenções, a chamada licença sabática, prevendo esse afastamento por diversos meses ou alguns anos (normalmente não superior a dois).

(IPAEduc 089-02/07)

Direitos na educação – Aprendizado insuficiente por falta de eficiência das escolas

O aluno matriculado em escola pública ou privada tem direito a um ensino de qualidade. Ocorrendo dificuldades operacionais dos estabelecimentos de ensino, como longas greves dos professores ou funcionários, falta de condições de trabalho para os docentes (carência de materiais, equipamentos, etc.) bem como outras razões de natureza diversa, os prejudicados podem requerer na Justiça o cumprimento de seus direitos, sob pena de responsabilidade civil das entidades mantenedoras.
A matéria é complexa e depende de provas concretas de que a deficiência é da escola e não do aluno.

(IPAEduc 090-02/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
  • Edição e Administração 
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    http:// www.ipae.com.br - e-mail: ipae@ipae.com.br
  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4