Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2955 - quarta-feira 14 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

CAPES atuará na formação de professores da educação básica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, assumirá este ano a formação de professores da educação básica, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil. A nova atribuição será garantida pelo Projeto de Lei nº 7.569/2007, aprovado na segunda-feira, 12, pela Câmara dos Deputados.
De acordo com Jorge Guimarães, presidente da entidade, a fundação acrescentará sua experiência com a pós-graduação ao projeto original da UAB, criado pela Secretaria de Educação a Distância. “O projeto de lei traz uma nova e importante missão para a Capes. E para que possamos obter sucesso, será fundamental a ampliação de nossa estrutura”, considera.
A nova CAPES entra em funcionamento somente após a sanção do projeto de lei pelo presidente Lula. O projeto foi encaminhado para o Senado em regime de urgência, e a votação deve ocorrer na próxima semana. Se não houver alteração, será remetido à sanção presidencial.
Hoje existem cerca de 300 mil professores sem diploma de nível superior nas salas de aula brasileiras. “A UAB, além de promover a formação dessas pessoas, também promoverá a formação continuada de profissionais que já passaram pela graduação.
Muitos professores freqüentarão laboratórios didáticos aos quais eles não puderam ter acesso quando tiveram sua formação inicial. Isso contribuirá para que eles reforcem e atualizem seus conhecimentos”, concluiu Ronaldo Mota, secretário de Educação a Distância.
 

(IPAEduc 055-02/07)

 

Livro sobre educação em presídios é distribuído pelo MEC

O Ministério da Educação começa a distribuir a publicação Educando para a Liberdade, que apresenta um projeto para o ensino nas prisões. O livro, com 70 páginas, em português e espanhol, é uma produção conjunta dos ministérios da Educação e da Justiça com a UNESCO.
O projeto começou a ser construído em 2005, a partir do princípio de que a educação é um direito do cidadão preso, não um benefício a ser concedido, como explica o diretor de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Timothy Ireland.

O livro contém as diretrizes do projeto e as propostas traçadas em cinco seminários regionais e um nacional realizados em 2006, além da sistematização das experiências com educação prisional realizadas em 12 estados.
Com a distribuição da publicação, o MEC pretende fomentar o debate sobre a educação prisional no Brasil e entre os países vizinhos, aprimorar e qualificar o projeto, que está em fase de teste.
Os 500 exemplares da cota do MEC serão enviados às 26 secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, às coordenações e aos fóruns de educação de jovens e adultos, às universidades e a organizações não-governamentais parceiras do projeto.
Os países do Fórum Eurossocial na América Latina - Argentina, Nicarágua, Honduras, El Salvador, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru e Bolívia - também receberão a publicação.

(IPAEduc 056-02/07)


Professores fazem especialização em educação inclusiva

Mais de 1,4 mil professores e gestores das redes públicas da educação básica de todas as regiões do País terão a oportunidade, este ano, de fazer especialização em educação inclusiva, a distância. Iniciativa da Secretaria de Educação Especial, o curso será ministrado pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com o laboratório de estudos e pesquisas em ensino e diversidade da Universidade Estadual de Campinas.
A especialização, em 180 horas, será oferecida a 1.440 professores e gestores que participaram, em 2005 e 2006, do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O objetivo do MEC, segundo a coordenadora-geral de articulação e políticas de inclusão da Seesp, Denise de Oliveira Alves, é preparar educadores para o atendimento educacional especializado dentro dos sistemas públicos de ensino.
Para preparar a especialização, a UFCE promoverá, no período de 26 a 30 de março, em Brasília, curso presencial destinado a formar 144 tutores, um de cada pólo do programa. Os tutores vão acompanhar os cursistas nas atividades propostas pela universidade, tirar dúvidas e orientá-los na preparação do trabalho final.
A especialização ocorrerá entre 16 de abril e 5 de outubro. A formação vai atualizar o professor nos temas educação especial, educação para deficiência mental, física, auditiva e visual. A UFCE, que vai certificar os professores, terá o apoio das salas de recursos multifuncionais implantadas em mais de 600 municípios.
 

(IPAEduc 057-02/07)


Pela primeira vez Harvard tem uma reitora

A Universidade de Harvard, umas das mais importantes do mundo, elege sua primeira reitora, a historiadora Drew Gilpin Faust, de 59 anos.
Uma reunião do conselho da universidade referendou a escolha. Drew é conhecida por sua especialização na guerra civil americana e na história do sul do país, a nova reitora da instituição que é uma das maiores referências acadêmicas  do mundo, assume o posto no dia 1º de julho, como a 28ª reitora da universidade.
A nomeação da historiadora ocorreu depois de um longo processo realizado com o máximo de sigilo. Faust dará continuidade ao que está virando tradição na Harvard, ela é a quinta catedrática não-cientista a assumir, de forma consecutiva o comando da tradicional universidade.
O último cientista a ocupar o posto foi James Bryant Conant, que se aposentou em 1953.

(IPAEduc 058-02/07)


Orientação técnica -
Apresentação de documentos aos alunos

As escolas são obrigadas a apresentarem seus regimentos escolares, projetos pedagógicos e, se particulares, planilha com os preços dos serviços educacionais em qualquer época do ano aos alunos matriculados ou que pretendam se matricular nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino de qualquer nível ou modalidade.
Os documentos são públicos e nada impede que sejam até divulgados nos sites das unidades de ensino.
É também permitido que sejam copiados e levados para casa pelos alunos ou seus responsáveis.
A proibição de fornecimento de cópias desses elementos considerados essenciais para se conhecer os detalhes do nível de ensino pode acarretar pedidos administrativos ou judiciais, com amplo ganho de causa para os discentes.
Diferente posição há no tocante aos contratos sociais ou estatutos da entidade mantenedora. Tais documentos são reservados e somente os sócios ou associados têm direito aos mesmos.

(IPAEduc 059-02/07)


Direito na educação -
Aumento no preço dos serviços educacionais 

O preço é fixado para um período, podendo ser anual (para escolas que usam o regime anual) ou semestral (para os que têm matrículas semestrais). Durante o período não pode haver qualquer tipo de aumento, mas entre um e outro, é permitido o reajuste, especialmente para cobrir aumento de pessoal (professores e demais empregados) e para suportar as melhorias do projeto pedagógico.

(IPAEduc 060-02/07)

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.
  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4