Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2949 - terça-feira 06 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Comissão Especial da Reforma Universitária é extinta e próximos passos serão decididos pelo novo Presidente da Câmara dos Deputados

A Reforma da Educação Superior, iniciada com grande pompa pelo governo federal, foi gradualmente perdendo força até acabar, melancolicamente, abandonada na Câmara dos Deputados sem qualquer resultado prático.
Nos últimos meses ninguém mais se interessava pelo Projeto de Lei e nem mesmo o relator, Paulo Delgado, do PT de Minas Gerais (não foi reeleito), deixou pronto o anunciado substitutivo. As diversas reuniões informais não deixaram vestígios e, nas formais, não foram deixadas resoluções.
Com o término do período legislativo a Comissão fica sem membros.
Caberá ao presidente da Câmara reconstituí-la com abertura de prazo para que os partidos indiquem deputados e eles, entre si, decidam sobre o presidente, os vice-presidentes e o relator ou simplesmente abandonar a idéia de um tratamento especial para o assunto.
Segundo o regimento interno é tecnicamente possível que a matéria vá direto para votação no Plenário da Câmara, sendo designado um relator e votado logo a seguir, sem discussões.
Como em política tudo é praticamente possível e o presidente da Câmara é do partido governista, devemos acompanhar, atentos o andamento do projeto.
Uma coisa é certa: o projeto, se prosseguir, será fortemente modificado. Caso não seja na Câmara, será no Senado Federal.

(IPAEduc 019-02/07)
 

Reforma ministerial é mais uma vez adiada para depois do Carnaval

O governo federal não tem demonstrado prioridade para confirmar ou substituir os atuais ministros, dentre eles o da educação.
Antes era a escolha do presidente da Câmara; agora é o Carnaval.
Enquanto isso, a Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação permanece com interino.
Pouco tem acontecido e até mesmo o número de portarias ministeriais vem decrescendo (o que é bom para o país, acostumado com a "fúria legislativa" mas, na prática, representa um pequeno número de decisões).

 
(IPAEduc 020-02/07)

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados não é composta e não se reunirá em breve.  Situação diferente acontece no Senado Federal

As duas Casas Legislativas têm dado atenção diferenciada para os assuntos da educação.
Enquanto na Câmara os parlamentares sequer foram escolhidos para integrar as comissões técnicas, inclusive a de educação, no Senado acontece práticas diferentes.
Está previsto para esse dia 6 de fevereiro reunião da Comissão de Educação onde deverá ser oficializado o nome do Senador Cristovam Buarque para a liderança da mesma e eleitos os vice-presidentes.

(IPAEduc 021-02/07)
 

Painel da Educação Superior discute a validade dos Cursos Seqüenciais como forma de aumento de receita e oxigenação de IES

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, com o apoio do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, promove nesse dia 7 de fevereiro, das 14 às 17 horas, o Painel da Educação Superior que tem como tema central "Cursos Seqüenciais: como, onde e quando?".
O evento é aberto às instituições de ensino superior e a reserva de vagas para participação pode ser feita pelo e-mail ipae@ipae.com.br.
O evento poderá ser realizado em outras capitais, mediante articulação entre o IPAE e as entidades que congregam instituições de ensino superior.

(IPAEduc 022-02/07)

 

Orientação técnica - Universidades coorporativas  

As empresas de grande porte têm criado as chamadas "universidades corporativas" que exercem uma importante missão de aperfeiçoar profissionais que estão em serviço.
Apesar do nome as mesmas não se equiparam às instituições de ensino superior eis que não podem expedir diplomas dos cursos oferecidos. Ao término das capacitações são geralmente concedidos certificados, que não permitem o exercício de profissões nem têm validade para prosseguimentos de estudos extra-empresa.

Um caminho possível para validar esses cursos é a celebração de convênios de cooperação técnica com universidades, centros universitários ou faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação.

Nesse caso há uma maior vantagem para os participantes e para as próprias corporações e geram recursos adicionais para as mantenedoras, quando privadas.

(IPAEduc 023-02/07)

 

Direito na educação - Descontos nas mensalidades decorrentes de convênios

As instituições de ensino, tanto na área básica, no na superior, celebram, em muitas oportunidades, convênios com empresas, associações e outras organizações para agregar alunos em maior quantidade.
Geralmente são oferecidos descontos nos preços dos cursos ou condições especiais.
É necessário que tais convênios sejam disponibilizados nas centrais de atendimento para que os interessados possam saber exatamente quais são os descontos e os riscos de mudanças de regras.

(IPAEduc 024-02/07)

Jornal da Educação

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    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
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  • FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4