Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2946 - quinta-feira 01 de fevereiro de 2007
ISSN 0104-9895

 


Ministério da Educação submete aos Conselhos de Educação proposta de regulamentação de educação a distância em nível básico

O Ministério da Educação enviou ao Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação minuta de portaria dispondo sobre a solicitação de credenciamento de instituições de ensino para a oferta de cursos a distância no nível básico,  fora dos limites da unidade da federação em que a mesma estiver sediada.
Referido Fórum encaminhou aos Conselhos o documento para manifestações.
É intuito do governo regulamentar nacionalmente o sistema de EAD padronizando comportamentos e evitando, assim, que um Estado possa credenciar unidades de ensino para atuar em outras regiões.
A medida fere a autonomia dos Sistemas de Ensino que, pela legislação vigente, decidem independentemente da vontade do MEC.
Dificilmente haverá um consenso entre os entes federativos mas mesmo assim o Ministério deve editar o ato normativo em breve.

(IPAEduc 001-02/07)
 

Associação Brasileira de Educação elege novos membros de seu Conselho Diretor 

A Associação Brasileira de Educação é a mais tradicional entidade que congrega educadores e instituições. Criada em 1924 e com relevantes serviços prestados ao país, possui um extraordinário acervo documental sobre a educação.
Presidida pelo Professor João Pessoa de Albuquerque a ABE conta com um grupo de associados que prestam sua colaboração voluntária em estudos e pesquisas.
Nesse dia 31 de janeiro foi realizada Assembléia que, dentre outros assuntos, elegeu membros para o seu Conselho Diretor.

Dados completos sobre a associação podem ser obtidos acessando ao site www.abe1924.org.br                                                                                                          

(IPAEduc 002-02/07)
 

IPAE lança programa de aperfeiçoamento para professores e coordenadores do ensino médio 

O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação está lançando um programa voltado para profissionais que atuam no ensino médio.
Trata-se de um sistema moderno de desenvolvimento de recursos humanos para a educação, especialmente direcionado para auxiliar as equipes técnico-administrativa e pedagógica na melhoria dos resultados institucionais.
Para atender ás regiões de todo o país, o instituto adotou metodologia de educação á distância que permite excelentes resultados a curto prazo.
Os cursos para aperfeiçoamento de professores são desenvolvidos totalmente a distância, inclusive a avaliação, e caracterizam-se como livres, serão fornecidos certificados ao término dos cursos, para os alunos com aprendizado igual ou superior a 70%.
O IPAE ainda oferece cursos de especialização a distância na área de educação.
Mais informações sobre os cursos oferecidos, carga horária e inscrição, através do email ipae@ipae.com.br ou pelo telefone (21) 3905-0964.

(IPAEduc 003-02/07)
 

Definidos professores que lecionarão no Timor Leste

Já estão definidos os professores brasileiros  que participarão do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste. Os treze selecionados promoverão a formação em língua portuguesa de professores de escolas primárias timorenses.
Além de um coordenador para as atividades, foram contemplados professores de cinco áreas diferentes: português; sociologia, filosofia, antropologia, história ou geografia; matemática; biologia, física ou química; e pedagogia ou psicologia. Também foi estipulado um cadastro de reserva para cada área, caso haja desistências.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior recebeu mais de três mil inscrições. O projeto terá duração de 12 meses, durante os quais os professores receberão US$1,1mil (bolsista) e US$ 2 mil (bolsista coordenador local da atividade).
Também serão oferecidos seguro-saúde, auxílio-instalação e transporte aéreo para o Timor Leste. O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de fevereiro.

(IPAEduc 004-02/07)

 

Orientação técnica –  Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

O Brasil dispõe de um Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, fruto de compromisso do Estado com a concretização dos direitos humanos e uma construção histórica da sociedade civil organizada.
O PNEDH fundamenta-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU de 1948 e contempla uma série de ações que podem auxiliar em muito as instituições de ensino.
Existem focos específicos voltados para a educação básica e para a educação superior, bem como para outros segmentos.
O Plano pode ser acessado através do site www.planalto.gov.br/sedh

(IPAEduc 005-02/07)


Direitos na Educação – Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os portadores de necessidades especiais possuem assegurado pela legislação o direito de tratamento igualitário às demais pessoas, não podendo existir qualquer tipo de discriminação.
As escolas são obrigadas a oferecer métodos que permitam que exista o aprendizado.
Nas escolas públicas a assistência tem que ser totalmente gratuita. 
Já nos estabelecimentos da rede privada, cuja matrícula é feita mediante remuneração financeira, é permitido que, em alguns casos, seja adicionado um valor extra para que sejam colocados profissionais especializados.  
A matéria é polêmica mas a tendência do Poder Judiciário é permitir essa cobrança devendo haver a natural concordância do aluno ou seu responsável, quando menor, antes da assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais.

(IPAEduc 006-02/07)

 
 

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
  • Editora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação cadastrada no ISBN (International Standard Book Number) sob o nº 85927 conforme registro na Biblioteca Nacional.
  • Reprodução permitida desde que citada a fonte
  • Editor Responsável - João Roberto Moreira Alves
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  • Perfil institucional
    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.

    FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4