Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2945 - quarta-feira 31 de janeiro de 2007
ISSN 0104-9895

 


Governo  fixará piso para professores do ensino básico e fundamental

A diferença entre a remuneração dos professores nos municípios e nos estados, a diversidade da jornada de trabalho e os recursos envolvidos para definir o piso salarial nacional para professores da educação básica foram as principais preocupações do Ministério da Educação e das entidades representativas dos professores e trabalhadores em educação.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação e do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação definiram em Brasília, a criação de um grupo de trabalho responsável pelas pesquisas que servirão de base para definição do piso.
O MEC, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vai elaborar uma planilha para orientar a coleta de dados pela rede de educação (Undime e Consed) para subsidiar a decisão para a fixação do piso nacional. Ao fazer a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, fixará o piso salarial para professores do ensino básico e fundamental. Mas, como a União só tem ensino superior, a conta ficará para estados e municípios.
O Poder Executivo tem o prazo até 6 de março para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o piso.

(IPAEduc 127-01/07)
 

Estudantes pré-selecionados do Prouni têm uma semana para confirmar dados

Termina nesta sexta- feira, 2 de fevereiro o prazo concedido pelo MEC para que os mais de 97 mil estudantes pré-selecionados do Programa Universidade Para Todos, compareçam às  instituições para qual foram aprovados e comprovem as informações da ficha de inscrição.
Entre os papéis indispensáveis, o pré-selecionado deve comprovar ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral; ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00 em valores de hoje) se foi aprovado para bolsa integral; e até três salários mínimos (R$ 1.050,00) per capita familiar para bolsa parcial de 50% do valor da mensalidade, além dos documentos pessoais como cadastro da pessoa física (CPF) e carteira de identidade.
De acordo com o diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, quem não comprovar dados dentro do prazo estipulado perderá a bolsa.
A partir de 2 de fevereiro, as vagas que não forem ocupadas serão preenchidas por estudantes reclassificados. A lista dos reclassificados será publicada pelo MEC em 12 de fevereiro.
O Prouni concede bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de baixa renda, em instituições privadas ou públicas de educação superior.

(IPAEduc 128-01/07)


Conselho Nacional de Educação inicia seu encontro de janeiro

O Conselho Nacional de Educação que realiza, até o dia 1 de fevereiro, sua primeira reunião do ano, promoveu estudos acerca da formação de professores através da comissão especial criada no ano de 2006.
Paralelamente existiram sessões do Conselho Pleno e das Câmaras de Educação Básica e Superior.
A íntegra da pauta está inserida no site www.mec.gov.br/cne.

(IPAEduc 129-01/07)
 

Morteiros atingem escola de meninas em Bagdá

Bombas explodiram na segunda-feira, 29 de janeiro, no pátio de uma escola de meninas no oeste de Bagdá, matando cinco crianças e ferindo 21, na mais recente atrocidade da guerra civil entre muçulmanos sunitas e xiitas no Iraque.
O ataque à Escola Kholoun aconteceu no bairro de Adil, uma área considerada volátil.
O colégio é sunita, e o assassinato das crianças foi provavelmente praticado por milicianos xiitas que têm atacado Adil pelo norte.
Os Sunitas de Bagdá têm sido cada vez mais empurrados para o quadrante sudoeste da cidade. Além do ataque à escola, mais oito pessoas morreram em ataques a bomba em Bagdá ontem. Num atentado contra curdos em Kirkuk, dois carros-bomba mataram 16 pessoas.

(IPAEduc 130-01/07)

 

Orientação técnica – As mudanças nas organizações

Todos os processos de mudanças trazem reflexos nas organizações e pessoas. Existem, contudo, técnicas que possibilitam a minimização das reações contrárias.
É preciso que os responsáveis pelo processo tenham uma visão de futuro, saibam fazer um planejamento eficiente, conheçam os recursos existentes para implementar as alterações e, especialmente, saibam bem as potencialidades da equipe.
No campo da educação essa realidade não foge à regra existente nas empresas. O mais importante é que se constate se realmente é necessário mudar.

(IPAEduc 131-01/07)


Direitos na educação –
Cumprimento integral da carga horária 

Os alunos, ao contratarem os serviços educacionais, estão, na verdade “comprando um serviço” devidamente descrito no contrato de matrícula e no regimento escolar.
Nesse último documento há sempre inserido, como anexo, uma “grade curricular” constando o número de horas a ser ministrado no curso.Vale ressaltar que não são as chamadas “horas-aula” de 50 minutos.  São horas (relógio) de 60 minutos.Assim, se um curso tem, por exemplo, 3.000 horas divididos em seis semestres, são, a princípio, 500 horas por período.
0 valor pago (se for o caso da escola particular) ou exigível corresponde a 500 horas de 60 minutos.
Não pode haver a redução desse tempo, sob pena de estar sendo “vendido e não entregue” parte do serviço, infringindo não só a legislação educacional, como também o Código de Defesa do Consumidor.

(IPAEduc 132-01/07)

 
 

Jornal da Educação

  • Publicação diária do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
  • ISSN (International Standard Serial Number) nº 0104-9895 conforme registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (Centro Brasileiro do ISSN), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.

    FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4