Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2936 - quinta-feira 18 de janeiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Abertura de capital por instituição de ensino abre nova fase dos negócios na educação

A Anhangüera Educacional Participações, grupo que detém o controle de instituições de ensino superior no Estado de São Paulo, será a primeira empresa do setor a comercializar suas ações na bolsa de valores.
Até alguns anos existia a proibição expressa de que as mantenedoras de ensino superior tivessem fim lucrativo.   Posteriormente, com a mudança da legislação, passaram a ser permitidas as sociedades anônimas e outros tipos de corporações, ensejando a transformação das associações em empresas comerciais.
Atualmente a organização educacional mantém 22 mil alunos, 800 professores e 600 funcionários e atua em onze unidades nas cidades do interior paulista.
São novos tempos para as escolas superiores que passam a ter, como principal objetivo, os resultados educacionais com intuito financeiro.   Afinal, as sociedades anônimas existem exatamente para a obtenção de lucros. 
Provavelmente existirão críticas de alguns setores contudo não há nenhuma ilegalidade nessa prática adotada.

(IPAEduc 073-01/07)
 

Mudanças no ensino religioso é defendido por ex-Secretário de Educação Superior do MEC

O ex-Secretário Superior do MEC e atual Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Nelson Maculan Filho, pretende acabar com a modalidade confessional nas escolas da rede pública fluminense.
Em sua opinião o Estado é “republicano e laico”, sendo preciso haver independência entre a igreja e o estado.

(IPAEduc 074-01/07)


FNDE define valor das bolsas em programas de formação de professores

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definiu esta semana os critérios para a concessão e os valores das bolsas mensais que serão pagas aos professores das redes públicas da educação básica.
Têm direito à bolsa profissionais que trabalham em atividades de apoio aos programas de formação inicial (Pró-Licenciatura) e continuada (Pró-Letramento) de professores do ensino fundamental e médio.
O Pró-Letramento é um programa do MEC, em parceria com as universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, e com a adesão de estados e municípios. Podem participar os professores em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das redes públicas.
Para o Pró-Licenciatura — programa de formação inicial a distância, para professores que trabalham de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e no ensino médio — o FNDE definiu três funções de apoio. O professor pesquisador receberá bolsa de R$ 1.000,00; o formador, R$ 800,00; e o tutor, R$ 600,00. E a título de incentivo à participação dos professores nos cursos, o fundo dará bolsa mensal de R$ 100,00 aos cursistas.
A bolsa será depositada pelo MEC diretamente na conta do professor de apoio e do cursista.
O Censo Escolar de 2004 divulgado pelo FNDE, indica a existência de 180 mil funções docentes nas redes públicas da educação básica sem a formação exigida por lei, que é a licenciatura.
A bolsa de incentivo aos cursistas visa reverter esse quadro e atender uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O plano estabelece que, até 2010, pelo menos 70% dos professores da educação básica tenham concluído uma licenciatura em instituição qualificada.

(IPAEduc 075-01/07)


Diretor da UNESCO lamenta violência contra acadêmicos e intelectuais no Iraque

O Diretor Geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, lamentou a morte brutal de estudantes na Universidade de Al-Mustansiriyah em Bagdá (Iraque), em 16 janeiro, e condenou a campanha de violência promovida contra acadêmicos e intelectuais iraquianos. Mais de 60 estudantes foram mortos e 200 feridos quando dois carros-bombas explodiram próximo à entrada da Universidade Al-Mustansiriyah em Bagdá.
Um suicida detonou um cinto explosivo na porta traseira do campus. De acordo com um oficial da universidade, a maioria das vítimas eram estudantes do sexo feminino que estavam se dirigindo para casa.
 “Eu estou profundamente chocado e entristecido por este massacre - o ato o mais atrasado em uma deplorável campanha de violência contra acadêmicos e intelectuais do Iraque. Esta é não somente uma tragédia humana, mas também um terrível revés para a reconstrução do país,” disse o Diretor Geral.

(IPAEduc 076-01/07)


Orientação técnica –
Incentivo aos professores

Inúmeras são as práticas empresariais de incentivo aos colaboradores das corporações.  Os resultados práticos costumam serem positivos eis que geram demonstrações de reconhecimento por êxitos obtidos nas organizações.
No campo educacional inexiste ainda prática dessa atitude, na quase totalidade das escolas básicas ou superiores.
Uma das medidas que podem ser adotadas é a realização de concursos internos ou em determinadas áreas, por meio dos sindicatos ou associações que congregam grupos de colégios.
As regras devem ser claramente definidas a fim de evitar que existam desgastes e critérios duvidosos.  Isso ocorrendo, ao invés de haver um incentivo, nota-se um efeito inverso, com reflexos muitos deles incontornáveis.

(IPAEduc 077-01/07)


Direito na Educação –
Direito dos alunos a receberem o que consta das propagandas de cursos

As instituições educacionais, públicas ou privadas, são obrigadas a cumprirem o que divulgam nas campanhas publicitárias e informações dadas antes das matrículas. O aluno tem o direito portanto a receber todos os itens que foram prometidos e o não atendimento enseja indenização, cujos valores são definidos pelo Poder Judiciário, no momento das demandas que podem ocorrer.Essa medida faz com que se evite a chamada "propaganda enganosa". A justiça entende que em caso de dúvida o aluno é beneficiado e mesmo nas escolas públicas, onde não de aplica, pelo menos em tese, o Código de Defesa do Consumidor, os princípios nele contidos devam ser seguidos.

(IPAEduc 078-01/07)
 


Jornal da Educação

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    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
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    O Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Atua nas áreas de Administração da Educação, Informações Educacionais, Direito Educacional, Tecnologia em Educação, Educação a Distância e Pesquisas Educacionais.

    FICHA CATALOGRÁFICA
    Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
    1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4