Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 12 - nº 2931 - quinta-feira 11 de janeiro de 2007
ISSN 0104-9895

 

Educação a distância tem nova portaria com procedimentos de regularização e avaliação 

O Ministério da Educação acaba de baixar a Portaria Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007, dispondo sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade de educação a distância. A norma detalhas procedimentos inclusive acerca da implantação e funcionamento dos pólos que são, na prática, centros avançados de apoio no processo de aprendizagem. A íntegra do documento poderá ser vista na página 8 do Diário Oficial da União, seção 1, de 11 de janeiro.

(IPAEduc 043-01/07)

Calendário de Avaliação do ciclo do SINAES é definido pelo MEC 

A Portaria Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2007, definiu o calendário de avaliação do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. As instituições cujos alunos participaram do Exame Nacional de Desempenho do Estudante de 2004 terão que se submeter novamente à análise em 2007; as de 2005, em 2008 e finalmente as de 2006 em 2009. A norma, que pode ser vista na página 7 do DOU de 11 de janeiro, seção 1, contém os procedimentos que precisam ser feitos pelas instituições de ensino superior.

(IPAEduc 044-01/07)

Estudo mostra que 66% dos docentes não têm formação adequada

Estudo realizado pelo Ministério da Educação estima que dois terços dos professores que atuam em escolas com cursos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e no ensino médio não possuem formação adequada para lecionar. Os números, apurados a partir do Censo dos Profissionais do Magistério, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, dão conta de que dos 1.049.100 professores, 694.626 estão nessa situação. Os casos mais graves são de física e química que lideram esse ranking negativo com 90% e 86% respectivamente. As disciplinas mais bem atendidas são biologia (42%), língua portuguesa (43%) e educação física (49%). Esses subsídios permitem que as instituições de ensino superior que possuem programas de formação de docentes possam ver o grande mercado que existe. A tendência é de aumentar o número de alunos eis que com o FUNDEB as prefeituras e estados terão mais verbas e terão condições de abrir novas escolas, com funções docentes sendo imprescindíveis.

(IPAEduc 045-01/07)

Oferta de estágio vem crescendo especialmente nas grandes cidades 

os fornecidos pelo CIIE – Centro de Integração Empresa-Escola, a mais relevante agência de integração entre o setor educacional e o produtivo, mostra que em 2006 houve o crescimento das ofertas de estágio em 12,5%, em relação ao ano anterior. Uma das razões é que tendo em vista a complexidade da legislação trabalhista e o sentido protecionista que existe as empresas preferem iniciar o vínculo com seus colaboradores por meio de estágio.   Passada a fase probatória na maioria das vezes o estagiário é efetivado. Um dos fatores importantes para essa migração do quadro de estagiário para o fixo é o comportamento do estudante, o cumprimento dos horários e o interesse pelos assuntos da corporação.   Normalmente quando os três fatores não são atendidos não há a renovação dos contratos de estágios. As escolas por sua devem ter também o interesse em criar condições para que seja facilitado o estágio.  A instituição ganha também eis que o aluno consegue vivenciar a prática que encontrarão no futuro quando ingressarem formalmente no mercado de trabalho.

(IPAEduc 046-01/07)


Orientação técnica – Profissões do futuro como elemento de definição de cursos 

As escolas devem ter uma visão ampla no momento da definição dos cursos a serem oferecidos para os alunos, tanto na educação básica – especialmente no ensino médio – como na superior. Muitas das vezes há um mercado de alunos contudo o formado não terá, mais à frente, condições de empregabilidade. As profissões, num mundo moderno, acabam rapidamente. Conhecer as tendências mundiais e as profissões do futuro é importantíssimo para que os currículos sejam dimensionados de forma correta. Os setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas são: informática, saúde, meio ambiente, turismo (incluindo lazer e entretenimento), biotecnologia, administração, tecnologia da informação, terceiro setor e educação. Entre as profissões do futuro são citadas: administradores de comunidades virtuais, engenheiros de rede, gestor de segurança na internet, consultor de carreiras, coordenadores de projetos, coordenadores de lazer e entretenimento, designer e planejador de games, gestor de patrocínios, gestor de empresas do terceiro setor, especialistas em meio ambiente, engenharia genética, gerentes de terceirizaçao, gestor de relações com o cliente, especialista em educação a distância e tecnólogo em criogenia.

(IPAEduc 047-01/07)


Direitos na educação – Informações quanto à programa das disciplinas 

Os alunos têm o direito de conhecer o programa das disciplinas que serão oferecidas nos anos ou semestres letivos. O correto é que a instituição de ensino disponibilize esses dados antes do início das matrículas a fim de permitir que os alunos possam conhecer o que será ministrado no período letivo. Tais dados podem estar disponibilizados eletronicamente, com acesso aos alunos, contudo é preciso que exista meio que facilite a informação daqueles que ainda não de matricularam.

(IPAEduc 048-01/07)


Jornal da Educação

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    (enfoca os principais acontecimentos que ocorrem no Brasil e no Mundo na área educacional, sendo as matérias aprofundadas nos Informativos (mensais) e Revistas especializadas (bimestrais) também editadas pelo IPAEduc )
  • Exemplares arquivados na Biblioteca Nacional de acordo com Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 (Lei do Depósito Legal).
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FICHA CATALOGRÁFICA
Jornal da Educação – Ano 1 – nº 1 (fevereiro de 1995) – Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (diário)
1. Direito à educação – periódico. I – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – CDU 37.011.001.4