Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação
ano 11 - nº 67 - março de 2006
ISSN 1414-4778

 

                

As políticas institucionais como fator relevante para a avaliação                                                

    0s sistemas gerenciais modernos recomendam a existência de políticas internas que permitam contribuir para o desenvolvimento das organizações.

    Esse princípio é adotado eficientemente em entidades públicas ou privadas, independentemente de seus portes, ramos de atividades e movimentos econômicos ou sociais.

    Numa época em que a competitividade é fundamental para o sucesso a falta de uma política clara que permita uma visão de longo prazo, tanto para os integrantes da equipe, como para os usuários dos serviços, pode significar uma estagnação e mais do que isso, um forte retrocesso.

    0 mesmo fenômeno acontece também na área educacional, desde escolas de educação básica até as de ensino superior.

Dentro desse contexto o Poder Público, incumbido pela Constituição Brasileira para avaliar a qualidade de ensino nas instituições, vem dando grande importância à existência de uma política para o ensino, a pesquisa e extensão.

    0 recente Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior, aprovado pelo Ministério da Educação e que integra o Sistema Nacional de Avaliação, determinou que todas as universidades, centros universitários, faculdades integradas ou isoladas, institutos superiores de educação e demais organizações que possuam cursos de graduação façam  constar de seus Planos de Desenvolvimento Institucional a política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.

    Mais à frente as mesmas normas deixam explícito que também é obrigatória a definição de políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e dos integrantes do quadro técnico-administrativo.

Para se ter a dimensão do valor atribuído as duas políticas têm peso, respectivamente, de 30 e 20 numa escala total de 100.

    Em outras palavras pode-se dizer que estando corretas as políticas para ambos setores (ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e  pessoal) a escola já garante 50% de aprovação.   Todos os demais pontos somam os mesmo cinqüenta pontos.

    0 sistema governamental ainda adiciona mais 5% relativo à política de atendimento ao estudante.

    Para que a instituição não cometa erros é necessário que exista um grupo de colaboradores que se encarregue por essa parte essencial da vida das organizações.

    Antes de aprovação e divulgação ampla das políticas internas é preciso que exista uma análise dos impactos que as medidas trarão nas finanças da entidade.   Um erro pode ser fatal, sem retorno ou com um custo elevadíssimo, moral ou financeiro.

    Mas, com  políticas bem elaboradas, o empreendimento tende a ter crescimento e com isso trazer prosperidade para todos.

    A ciência gerencial é extremamente importante e tende a se valorizar no futuro.

    Nenhuma instituição sobrevirá se não contar com contratos de comprometimento que permitam se conhecer as tendências a médio e longo prazo.

    0s planos emergenciais, de curto prazo,  podem trazer alguns resultados mas, sem dúvida, reflete insegurança.   Todos indagam: que será do amanhã?

    Sem essa resposta o sucesso é adiado e a instabilidade reina em todos os setores da empresa ou instituição. 

 

                                João Roberto Moreira Alves
Presidente do Instituto de Pesquisas
Avançadas em Educação


(IPAEduc - 133-03/06)

 

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FICHA CATALOGRÁFICA
Carta Mensal Educacional
- N. 1 (dez. 1996). - Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1996 - N.1 ; 29.5 cm   Mensal
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1. Direito Educação - Rio de Janeiro - periódico. I.  Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. CDU 37.014.1(05)