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Áreas de Atuação

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Produção científica

 

 

A produção científica reveste-se da maior importância no conjunto das atividades cientificas porque é através dela que este conhecimento produzido é difundido e democratizado.

Uma das finalidades da produção científica é levar até à sociedade informações e/ou alternativas para a solução de seus problemas e para o desenvolvimento integrado e sustentável.

É a produção científica, ainda, um instrumento de que dispõe as universidades e demais instituições de ensino e pesquisa para prestar contas à sociedade, mostrando os resultados, a pertinência e a relevância de suas ações. É, também, o espelho do desempenho docente e discente, nas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, traduzindo o esforço institucional de produção própria.

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação  mantém um Núcleo específico para o atendimento da difusão de obras cientificas, tendo como objetivo a divulgação dos textos produzidos de forma individual ou coletiva através da inserção dos mesmos nas publicações em revistas editadas ou por intermpedio da edição de livros e/ou artigos através das mídias atuais (e-books e/ou áudio-books).

O Núcleo de Produção Cientifica está dividido em quatro áreas: Publicações Técnicas, Centros de Estudos; Pesquisa Cientifica e Museu de Tecnologia Educacional.

Nas publicações técnicas os textos produzidos são editados em quatro revistas (Atualidades em Educação, Revista do Direito Educacional, Revista Brasileira de Educação a Distância e @dministração da Educação) e utilizados em eventos presenciais ou cursos a distância.

O IPAE edita também Guias Práticos, dentre elas as Consolidações de Legislação na área educacional.

Um outro campo de atuação prende-se à edição de audiolivros e e-books.   Além dos elaborados pelos Consultores do IPAE a Editora do IPAE atende à demanda de autores não integrantes dos seus quadros fixos.

Os e-books são obras com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital. “e-book” é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico. A portabilidade é uma de suas principais características: uma obra do Brasil pode ser adquirida em qualquer parte do mundo, e em questão de segundos. Quando o assunto é facilidade de transporte, então, nem se fala: enquanto milhares de e-books podem ser levados para cima e para baixo com o uso de um dispositivo móvel (como um pendrive), carregar dois livros simultaneamente é complicado. Os formatos em que essas obras são encontradas variam, sendo que os mais tradicionais são .pdf, .doc, .odt, .txt, .lit e .opf. O preço é outro atributo a ser levado em consideração, já que e-books, devido à sua facilidade de divulgação e ao seu baixo custo de produção, normalmente saem muito mais baratos que modelos impressos. E por falar em impressão, vale a pena salientar que o mesmo pode imprimir o e-book. A Editora do IPAE já editou alguns e-books e os disponibiliza na versão CD-Rom ou link.

Já os Audiobooks ou audiolivros ou livros falados são uma nova forma de construir o saber, pois são uma gravação do conteúdo de um livro lido em voz alta. Ouvir um livro permite que conheçamos mais obras em menos tempo, pois dá a oportunidade de executar outras atividades enquanto escutamos. A mobilidade permite que os arquivos sejam gravados em cd ou arquivos em MP3, WMA e outros. Os audiobooks são ideiais para quem não tem tempo de parar o que está fazendo para ler um livro, mas aprecia uma boa história.   Os audiobooks são também uma nova forma de veicular o livro, e para isso, quanto mais formas de acesso, melhor.

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação tem as condições necessárias para transformar livros em audiolivros, sendo que a gravação poderá ser feita pelo próprio autor, por pessoa indicada pelo mesmo ou por um dos nossos colaboradores ou em ebooks.

As normas para publicação encontram-se abaixo transcritas.

Como formas de aprofundamento dos temas existem em funcionamento os Centros de Estudos que têm por objetivo reunir profissionais e estudiosos que atuam ou pretendem atuar em segmentos ligados à educação, em torno de determinadas áreas temáticas. Existem grupos organizados nos Centros de Estudos de Direito Educacional, Educação a Distância, Administração da Educação, Violência na Educação e Educação Política. Poderão ser criados outros grupos a partir de novos temas. Objetivam mais especificamente analisar aspectos conjunturais ou específicos e produzirem documentos que possam ser debatidos em grupos abertos, difundidos através da internet e de outras formas, discutidos em encontros presenciais ou a distância e editados em revistas científicas editadas pelo Instituto de Pesquisas e Administração da Educação e outras organizações. Por fim representam importantes núcleos de geração do conhecimento e de influência em projetos de leis e programas de políticas públicas da educação. Os estudos, debates e mensagens serão feitos pela internet.

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação desenvolve uma série de pesquisas científicas e dentre elas destacam-se: As Tecnologias de Informação e Comunicação e a influência na educação; Legislação Educacional Brasileira; Direitos e Deveres na Educação; A Educação na Imprensa Brasileira; Periódicos Educacionais Brasileiros; Violência na Educação; Educação a Distância no Brasil; Memória da Educação Brasileira e A Educação nos Municípios Brasileiro

Por fim há em funcionamento o Museu de Tecnologia Educacional que foi criado a partir de uma pesquisa sobre os principais equipamentos que serviram de base para o progresso do aprendizado ao longo dos séculos. Em seu acervo há bens que foram usados em escolas brasileiras, de procedência nacional e estrangeira.  O Museu é, atualmente, virtual.

 

Normas para apresentação de artigos e edição de e-books e audiolivros

 

a) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS EDITADAS PELO INSTITUTO DE PESQUISAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

b) NORMAS PARA EDIÇÃO DE E-BOOKS E DE AUDIOLIVROS

 

 

Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
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