Normas para edição de e-books, audiolivros e videolivros

                                                                                                             

 

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Desde sua fundação, em 23 de fevereiro de 1973, a entidade atua em todo o território nacional, associado a milhares de unidades educacionais.

 

O Instituto, através de sua editora, produz e-books, audiolivros e videolivros, além de materiais didáticos, publicações técnicas e periódicos.

 

A Editora IPAE tem seu registro no ISBN (International Standard Book Number ou Número Internacional Padrão do Livro) sob o número 85.927 e as obras editadas são devidamente arquivadas na Biblioteca Nacional e atendem às normas que regem as edições.

 

A edição dos livros eletrônicos é aberta a autores nacionais e estrangeiros.

 

Poderão ser editados e-books partindo de textos originais ou feitas reedições. Nesse último caso é necessária concordância expressa da editora anterior, se o livro não tiver sido publicado pelo próprio autor.

 

O processo de elaboração de e-books tem características próprias, no tocante à estruturação editorial, sendo as mesmas definidas pelo IPAE.

 

Os originais devem ser digitados utilizando-se a fontes convencionais e revisados já observando o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

 

Os livros podem ser de qualquer área do conhecimento, devendo o autor apresentar o título proposto para análise de viabilidade através do IPAE.

 

Deverão conter, preferencialmente, um mínimo de 50 páginas (em formato Word) e um máximo de 200 páginas.

 

Já os audiolivros são produzidos a partir de narrativas feitas pelo autor ou por terceiros, tendo duração mínima de uma hora e máxima de quatro horas. Poderão ser feitos também a partir de textos escritos.

 

Os videolivros seguem a mesma linha dos audiolivros, contudo são utilizados vídeos.

 

Os originais serão analisados e revisados por técnicos de áudio vinculados ao IPAE ou terceirizados, conforme as necessidades e características próprias

 

A produção dos audiolivros e videolivros poderá ser feita no Centro de Produção Científica do IPAE ou em estúdios de empresas conveniadas.

 

O processo industrial de reprodução poderá ser feito internamente no IPAE ou em outros locais, a seu critério.

 

O autor deve observar os aspectos de direitos autorais, não fazendo transcrições de obras protegidas por copyright, excetuando-se trechos dentro dos limites permitidos pela legislação vigente. Quando ocorrerem citações as mesmas deverão constar na Bibliografia, conforme critérios da ABNT.

 

O autor enviará, à parte, um currículo resumido, com, no máximo, quinze linhas e fotografia digital.

 

Os textos devem ser remetidos, para análise pelo IPAE, através do e-mail producaocientifica@ipae.com.br 

 

O IPAE dará resposta ao autor no prazo máximo de trinta dias, informando sobre as condições e investimentos para edição.

 

Havendo a aprovação será firmado um contrato de edição, onde se estabelecerão condições gerais e específicas.

 

Os audiolivros poderão ser disponibilizadas na Rádio Virtual da Educação do IPAE e os videolivros na TV Virtual da Educação, caso exista interesse do autor.

 

Ao submeterem os textos o autor aceita tacitamente as condições e normas do Instituto.

 

É permitida a coautoria, aplicando a todos os autores as presentes regras.

 

O Instituto se reserva no direito de alterar as presentes normas sempre que necessário.

 

As mesmas vigentes estarão disponíveis no link  

 

http://www.ipae.com.br/normas_e-book_audiolivros_videolivros.htm

 

Maiores esclarecimentos poderão ser prestados através do e-mail instituto@ipae.com.br ou pelos telefones (21) 3905-0964, 3471-6301 ou 99566-5186 ou na sede do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (Avenida Rio Branco, 156 – conjunto 1.926 – Rio de Janeiro – RJ)

 

 

(normas vigentes a partir de 10 de agosto de 2020)