EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS DIRETRIZES

CURRICULARES NACIONAIS

(workshop)

 

JUSTIFICATIVA

O Parecer nº 20/2009 e a Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009 alteram substancialmente as outras diretrizes curriculares para a Educação Infantil. Dentro deste contexto o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação preocupado em orientar e aperfeiçoar a educação infantil, através do Núcleo de Desenvolvimento Profissional elaborou o workshop sobre as novas diretrizes curriculares nacionais da educação infantil, com o intuito de ajudar as escolas a se adaptarem à nova realidade da educação infantil

 

OBJETIVOS

Conhecer os princípios definidos pelo Conselho Nacional de Educação através do Parecer nº 20/2009 e da Resolução nº 5/2009

Analisar os impactos que as novas diretrizes curriculares trouxeram para as escolas de educação infantil

Apresentar subsídios para que as escolas de educação infantil possam usar a nova Resolução como instrumento de marketing educacional

 

METODOLOGIA

Workshop é um programa de capacitação em que há discussões de casos práticos e participação intensa do público. Deve ser desenvolvido em grupos pequenos e é normalmente utilizado para aprofundar um tema.

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação através de seu núcleo de Desenvolvimento  Profissional dimensionará o workshop a partir do programa elencado abaixo ajustando-o as necessidades do dia a dia da escola(empresa)

Uma vez definida a data e o local o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação designará um dos seus consultores, cujo o perfil encontra-se no site www.ipae.com.br com vasta experiência para realização do evento.

Cabe a instituição definir o espaço, público alvo, quantidade do mesmo (não é recomendável mais de 50 pessoas).

O local deverá ter além da  estrutura operacional os seguintes elementos: data show, computador, microfone, quadro e internet(recomendável).

 

PROGRAMA 

  • Evolução da Educação Infantil

  • A identidade do atendimento na Educação Infantil

  • A função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil

  • Currículo da Educação Infantil

  • A visão da criança: o sujeito do processo de educação

  • Princípios básicos: éticos, políticos e estéticos

  • Organização Curricular

  • Organização das experiências de aprendizagem na proposta curricular

  • O processo de avaliação

CARGA HORÁRIA

4 horas

PÚBLICO ALVO

Corpo docente e profissionais  dos diversos setores e afins que trabalhem na escola

CERTIFICAÇÃO

Será oferecida certificação pelo Instituto de Pesquisas e Administração da Educação

INVESTIMENTO

O investimento e definido a partir da característica da instituição, especialmente na necessidade de deslocamento da equipe.
O pagamento será feito: 40% no ato da contratação e 60% cinco dias antes da realização do evento

 

PERFIL

INSTITUCIONAL

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Sua fundação ocorreu a 23 de fevereiro de 1973 e atua em todo o território nacional, possuindo vinculação com milhares de unidades educacionais e empresariais, organismos públicos e sociais e agentes propulsores da sociedade.
Mantém convênios de cooperação técnica com grandes universidades brasileiras e estrangeiras e está vinculado às principais entidades que congregam instituições de educação.
Edita periódicos e outras publicações técnicas, que são distribuídos no Brasil e no exterior, como forma de promover a educação permanente e difundir estudos e pesquisas.
A logomarca do Instituto representa o perfil da inteligência na tela, marcando a evolução da educação através de várias formas de transmissão de conhecimentos

 

INFORMAÇÕES

instituto@ipae.com.br

Avenida Rio Branco, 156 - conjunto 1926 - CEP: 20040-901 - Rio de Janeiro – RJ

(21) 3905-0964/3471-6301  -    instituto@ipae.com.br     -    www.ipae.com.br