Colaboradores

Antonio Charbel José Zaib

Antonio Charbel José Zaib

Consultor

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1993), pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela FSJ/RJ, MBA em Finanças pela FGV/RJ. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e Reitor do Centro Universitário São José. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia. http://lattes.cnpq.br/8060496871056228

Arnaldo da Costa Varella Filho

Arnaldo da Costa Varella Filho

Colaborador

Possui graduação em Direito pela Universidade Candido Mendes (1984). Atualmente é diretor -VL3 Aprendizagem Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais MBA Executivo -COPPEAD -UFRJ Experiência Possui MBA Executivo da COPPEAD-UFRJ. Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Sócio-Diretor da Empresa de Consultoria VL Gestão Empresarial. Foi Consultor de Negócios e Gestão do Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro -BIO RIO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Internacionalização de Empresas, Inovação, Elaboração e Avaliação de Plano de Negócio,Negociação, Gestão de Parque Tecnológico e Incubadora, Gestão de Empresas, Gestão de Custos, Gestão de Processo http://lattes.cnpq.br/5212231212550016

Carlos Eduardo Rangel Xavier

Carlos Eduardo Rangel Xavier

Colaborador

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Professor Universitário, responsável pelo canal Direito Sem Juridiquês no YouTube (com cerca de 70 mil inscritos em novembro de 2019), Diretor Jurídico da Associação Nacional de Educação Domiciliar, autor do livro "Educação Domiciliar no Brasil: Aspectos filosóficos, políticos e jurídicos" e Procurador do Estado do Paraná. http://lattes.cnpq.br/4189904151873992

Carolina Drechmer Hoffman

Carolina Drechmer Hoffman

Colaborador

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Atuou na gestão de projetos em duas grandes construtoras/incorporadoras (Gafisa S/A eBascolBrasil). Desde 2013 na sociedade de um escritório de arquitetura e interiores (Finestra Arquitetura) e desde 2015 com foco exclusivo em projetos educacionais. Atende ao Grupo Bom Jesus (44 unidades no Brasil), Rockfeller Language Center (projetos de franquias pelo Brasil), Colégios Dom Bosco, projeto de ampliação da UniDom -Centro Universitário Dom Bosco, projeto da sala de robótica da Positivo Informática, reforma e ampliação da Escola do Bosque e Mananciais em Curitiba.

Daniel Pinheiro Hernandez

Daniel Pinheiro Hernandez

Colaborador

Médico (Clínico e Epidemiologista), formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT), do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), em 1978.Professor Titular de Histologia da Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT –UNIFESO).Especialista em Histologia e Embriologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).Mestre em Educação, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).Médico (aposentado) da Secretaria de Saúde de Teresópolis, onde chefiou, por mais de 20 anos, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, tendo atuado em diversas situações de interesse da Saúde Pública, como na recente pandemia de H1N1.Ex-bolsista no Equador, Peru e EUA.Colaborador do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE).Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES), da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) e da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM).1º Secretário da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM).Fundador e Coordenador do Grupo de História da Medicina (GHM) do UNIFESO, e do Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC), do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO.http://lattes.cnpq.br/8009418572258052

Edson de Oliveira Nunes

Edson de Oliveira Nunes

Colaborador

Bacharel, licenciado em Ciências Sociais e graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Ph.D em Political Science -University Of California At Berkeley. Integrou a Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação. Atualmente Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Candido Mendes, Presidente e membro do Conselho administrativo do IBAM e do conselho editorial da revista de Administração Municipal -Municípios, membro da Associação Brasileira de Educação e Membro do conselho editorial da Revista Inteligência.http://lattes.cnpq.br/5118474363373140

Fátima Bayma de Oliveira

Fátima Bayma de Oliveira

Colaborador

Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Administração Pública pela University of Connecticut (EUA). Bacharel em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Professora Titular da FGV nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da EBAPE/FGV. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Membro do Conselho FUNDEB. Foi Secretária-Executiva do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT e Diretora de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego. Ensino e pesquisas nas áreas de administração e educação. Autora de vários artigos e livros nas áreas de Educação e Gestão de Saúde e Gestão Pública. http://lattes.cnpq.br/4031770197674534

Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

Colaborador

Graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1998), Especialização em Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (2012) e Mestrado em Educação, linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação, na Universidade da Cidade de São Paulo (2013). É Assessora Jurídico-Educacional de algumas Instituições, com experiência em Planejamento, Avaliação Educacional e Registro Acadêmico. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). http://lattes.cnpq.br/3687078673237041

Hugo Túlio Rodrigues

Hugo Túlio Rodrigues

Colaborador

Gestor nas áreas de: fomento ao desenvolvimento empresarial e inovação; Gestor na área de ciência, tecnologia e inovação; empresário e consultor nas áreas de inovação, gestão e planejamento e estratégia; Consultor em prospecção tecnológica e apoio a novos negócios nas áreas de energia, tecnologia da informação, biotecnologia, educação envolvendo startups e ambientes de inovação. Exerceu diversos tipos de cargo: Presidente, Diretor, Coordenador de Programas, Subsecretário, Chefe de Representação, Coordenador de Planejamento e de Marketing e Vendas. Secretario Executivo, Coordenador de Cursos e outros. Trabalhou em 16 instituições dos tipos: empresas estatais e privadas, órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal, associações, fundações e instituições sem fins lucrativos. As instituições em que teve maior permanência foram a FINEP e a COPPE/UFRJ. Doutor com a tese: Gestão pelo Conhecimento com o Foco na Inovação, Arquitetura de Gestão Integrada aos Negócios da Empresa pela UFRJ; Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares e Engenheiro Civil pela UFMG. Na maioria das instituições por onde passou realizou e participou de transformações e mudanças. Atualmente é Sócio e Diretor da VL empresa de consultoria na área de inovação e gestão. http://lattes.cnpq.br/9113055598126393

João Batista Araújo e Oliveira

João Batista Araújo e Oliveira

Colaborador

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1969), mestrado em Psicologia -Tulane University (1972) e doutorado em Pesquisa Educacional -Florida State University (1973). Atualmente é presidente do Instituto Alfa e Beto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: alfabetização, fluência de leitura, ensino estruturado e gestão da educação. http://lattes.cnpq.br/6519588859492979

José Raymundo Martins Romeo

José Raymundo Martins Romeo

Colaborador

Ex-reitor da Universidade Federal Fluminense, ex-presidente do CRUB -Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; ex-secretário de Ciência e Tecnologia de da Prefeitura Municipal da Cidade de Niterói, Membro da Sociedade Brasileira de Física -São Paulo, da Academia Brasileira de Educação, Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense e Pró-Reitor de Assuntos Internacionais da UniversidadeCandido Mendes.

Júlio Cesar da Silva

Júlio Cesar da Silva

Colaborador

Mestre em direito, especialista em direito educacional. Ex-reitor da UNIG, ex-presidente da OAB –Nova Iguaçu. Diretor da CIMPRO –Centro de Implementação de Projetos Inovadores em Educação

Lucia Sanches

Lucia Sanches

Colaborador

Pós-Doutoraem Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-Doutorado em Tecnologias Educacionais (UNED-Madrid-Espanha), Doutora em Comunicação Social -Processos Comunicacionais (UMESP, 2006), Mestra em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Graduada em Comunicação Social, sendo Bacharel em Relações Públicas pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1983). Atualmente é Gerente de Educação a Distância na Associação Santa Marcelina atuando na implantação e gestão da modalidade nas Faculdades e nos Colégios da Associação. Consultora em Implantação e Gestão de EaD, capacitação docente e tutoria para EaD, design instrucional, elaboração de cursos e disciplinas para EaD, incluindo a criação, roteirização e produçãode material didático, videoaulas e teleaulas. É professora convidada da Universidade Metodista de São Paulo para os cursos de Pós-Graduação e Visiting Scholar da UNED -Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid). Avaliadora Institucional do INEP, portaria 1395-MEC.

Luciano Sahtler

Luciano Sahtler

Colaborador

Doutor em Administração pela FEA/USP. Membro do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Membro do Conselho de Educação e Treinamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Luiz Paulo Vieira Braga

Luiz Paulo Vieira Braga

Colaborador

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) , Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (1984) e Especialização em Comércio Eletrônico pela Fundação Getúlio Vargas (2001). Foi professor no Colégio Santo Inácio, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia da UFRJ, no Instituto Militar de Engenharia, no Instituto de Matemática da UFRJ e no CECIERJ. Foi Coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, Chefe do Departamento de Métodos Estatísticos e Diretor do Instituto de Matemática da UFRJ. Foi Coordenador dos Cursos de Extensão da UFRJ e representante dos Professores Associados na CPPD. Foi premiado na Maratona de Negócios do Campus Party 2014 em São Paulo como melhor projeto de jornalismo na internet. Voto de Louvor aprovado em Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 31.10.95 pelo desempenho da carreira docente. Agraciado com o diploma Amigo do Instituto Militar de Engenharia (IME) em 11.08.93. Publicou e apresentou dezenas de trabalhos no Brasil e exterior. Tem dez livros publicados no Brasil. Orientou e co-orientou dezenas de alunos de graduação, mestrado e doutorado. É membro vitalício da International Association of Mathematical Geosciences. Membro do Lions Clube Recreio dos Bandeirantes. Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências (ALAC) do Distrito LC1. Atualmente é professor no Departamento de Geologia da UFRJ, atuando principalmente nos seguintes temas: geoestatística, mineração de dados e ensino a distancia. É ainda avaliador do Sistema SINAES e o diretor do Projeto Observatório da Universidade.

Mary Sue Carvalho Pereira

Mary Sue Carvalho Pereira

Colaborador

Pedagoga pela Universidade Candido Mendes, é Especialista em Psicologia Pedagógica(FGV), Especialista em Educação a Distância (SENAC NACIONAL), Mestre em Tecnologia de Informaçao e Comunicação em EAD(UFC)) e pesquisadora em Educação Infantil e Educação Inclusiva. Vice Presidente da ABT(Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, RJ), gestão 2011-2013. É orientadora de Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Pós-Graduação da AVM/UCAM, onde também leciona as disciplinas de Didática, Processos de Aprendizagem, Administração e Supervisão Escolar, Educação Infantil e Desenvolvimento, Aprendizagem na Educação Inclusiva na Pós-graduação presencial. Professora de História da Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia na AVM/UCAM. Coordena área de Educação semipresencial que integra as modalidades presencial e distância, em atividade bimodal(blended learning), nos cursos de Pós Graduação da AVM/UCAM. Apresentou trabalhos sobre EAD na China e Toronto (Canadá) http://lattes.cnpq.br/8738991411603299

Paulino Delmar Rodrigues Pereira

Paulino Delmar Rodrigues Pereira

Colaborador

Paulino Delmar Rodrigues PereiraGraduado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão. Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão.

Paulo Alcântara Gomes

Paulo Alcântara Gomes

Colaborador

Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado em Física, Engenheiro Civil, Mestre em Ciências e Doutor em Ciências em Engenharia Civil, na área de Estruturas. Realizou estágios de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico no Laboratório Nacional de Engenharia Civil -Serviço de Estruturas, em Lisboa, Portugal e no Centro Internacional de Ciências Mecânicas (Udine, Itália).Ex Presidente Fórum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro; do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e ex reitor da Universidade Castelo Branco e Universidade Federal do Rio de Janeiro; ex Conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Atual Diretor Académico da Faculdade Cesgranrio. http://lattes.cnpq.br/4654285232321755

Pedro Carlos Pereira

Pedro Carlos Pereira

Colaborador

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel, em Barra do Piraí, atual Centro Universitário Geraldo de Biase (UGB), em 1982.No ano de 1985 concluiu o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Matemática Superior na Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu, RJ, atual Universidade Iguaçu (UNIG).Em 1997, concluiu na Universidade Santa Úrsula, RJ, o Curso de Mestrado em Educação Matemática.No ano de 2009, concluiu o Curso de Doutorado em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Em 2017, concluiu o Curso de Pós-Dutorado em Educação na Universidade IBEROAMERICANA, em Assunção, Paraguai.Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, criou e coordenou: Especialização em Ensino de Matemática; Programa PET-Matemática e Meio Ambiente; Programa PIBID-Matemática; Programa de Iniciação Científica Descobrindo e Construindo Novos Talentos.Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; professor do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT); professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidad Columbia del Paraguay eda Universidad del Sol, em Assunção-Paraguai; membro do grupo de pesquisa em História da Educação Matemática –GHEMAT; professor multiplicador do setor de Matemática -Projeto Fundão da UFRJ; membro do Grupo de Trabalho Educação Matemática nos Anos Finaisdo Ensino Fundamental e Ensino Médio (GT2) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da educação matemática, ensino de matemática, formação de professores, educação e matemática. http://lattes.cnpq.br/2097222516450760

Rita deCássia Borges de Magalhães Amaral

Rita deCássia Borges de Magalhães Amaral

Colaborador

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Habilitações em Supervisão Escolar, Magistério das Disciplinas Pedagógicas, Administração Escolar; Especialização em Planejamento Educacional; especialização em Gestão da Educação a Distância, Planejamento, Implementação. Tem experiência nas áreas de assessoria de projetos educacionais, Coordenação Pedagógica no Ensino Superior, Credenciamento e Reconhecimento de Cursos de Graduação e Pós-Graduaçãonas modalidades presencial e a distância. Também possui ampla experiência em Desenvolvimento de Conteúdos para EaD. Preside a Comissão Própria de Avaliação das Faculdades São José sendo responsável pela elaboração de instrumentos de avaliação, sistematização e avaliação dos processos de avaliação interna da Faculdade. É membro do Conselho Científico e Técnico da ABT -Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e do Comitê Científico da ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância. http://lattes.cnpq.br/2134934715765490

Roberto Pontes da Fonseca

Roberto Pontes da Fonseca

Colaborador

Gestão educacional básica e superior de mantenedoras e mantidas, sólida experiência em posições de liderança e gestão de equipes, vivência em ambientes governamentais, sindicais, políticos, jurídicos, financeiros, educacionais e da sociedade civil, articulação e desenvolvimento de ações estratégicas do conselho gestor. Ex-Reitor –Centro Universitário Metodista -Instituto Porto Alegre –RS; Ex-assessor Direção Geral -Rede Metodista de Educação do Brasil –SP.Mestrado em Filosofia da Educação -Stricto sensu –Universidade Metodista Piracicaba; Especialização em Marketing –Lato sensu -Fundação Educacional Machado Sobrinho; Graduação Administração -Fundação Educacional Machado Sobrinho. http://lattes.cnpq.br/5946137209475716

Ronaldo Mota

Ronaldo Mota

Colaborador

Ex-Reitor da Universidade Estácio de Sá, Diretor Executivo de Educação a Distância do Grupo Estácio e Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Física na Universidade de São Paulo, Mestre na Universidade Federal da Bahia, Doutor na Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Em Física, foi Pesquisador I do CNPq por quase 30 anos na área de Modelagem e Simulação em Materiais Nanoestruturados e atualmente é Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na área de Desenvolvimento de Diagnóstico para Detecção de Micro-organismos em Ambientes Hospitalares. Em Educação, as áreas de interesse são: Gestão da Inovação, Tecnologias Educacionais Inovadoras e Aprendizagem Independente em Educação Superior. Exerceu atividades administrativas como Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação. Anteriormente, foi & quot; Professorial Visiting Fellow" no Institute of Education da University of London na Cátedra Anísio Teixeira/CAPES e condecorado pelo Presidenteda República como Comendador na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.Federal Fluminense e Pró-Reitor de Assuntos Internacionais da Universidade Candido Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7447943300478765

Sandra Regina Pinto dos Santos

Sandra Regina Pinto dos Santos

Colaborador

Possuidora de doutorado em Educação, mestrado em Educação Ambiental, graduação em Ciências Biológicas, Pedagogia da Administração Escolar e Língua e Literatura Francesa. Atualmente é Diretora Geral do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e gestão educacional. É implementadora do primeiro curso normal superior público do Brasilhttp://lattes.cnpq.br/2054087813960238