Curso de especialização profissional
através de aprendizagem a distância
- Ficha Técnica -  

Administração da Educação

Apresentação

Modalidade

Carga horária

Sistema de crédito

Pré-requisito

Apoio ao aluno

Estrutura curricular

Produção científica

Certificação

Investimento

Estudo compartilhado

Aluno não identificado

Sistema de matrícula e desenvolvimento do curso

Importante

Informações

Matricula online
 


PERFIL INSTITUCIONAL

O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação é uma organização social de iniciativa privada que tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. Sua fundação ocorreu a 23 de fevereiro de 1973 e atua em todo o território nacional, possuindo vinculação com milhares de unidades educacionais e empresariais, organismos públicos e sociais e agentes propulsores da sociedade.

Possui convênios de cooperação técnica com grandes universidades brasileiras e estrangeiras e está vinculado às principais entidades que congregam instituições de educação. Suas atividades estão concentradas nas áreas de pesquisas, desenvolvimento de recursos humanos, consultoria, publicações técnicas e informações educacionais.
   
Edita periódicos e outras publicações técnicas, que são distribuídos no Brasil e no exterior, como forma de promover a educação permanente e difundir estudos e pesquisas.


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Apresentação

O Curso de Administração da Educação foi elaborado com o objetivo de oferecer aos profissionais que atuam na área de educação, maiores conhecimentos dos processos administrativos, que em conjunto com área pedagógica, possibilite melhor desempenho e qualidade no desenvolvimento das suas funções de planejamento, organização, direção e controle, assim como na geração de benefícios financeiros.

O programa de administração da Educação foi dividido em quatro partes: Técnicas de Administração, Recursos Humanos, Econômico-Financeira e Legislação específica da educação. Todas têm por finalidade colaborar com  o sucesso da gestão e do autoconhecimento, possibilitando inovações, melhorias constantes a maior competitividade.

A metodologia de educação a distância permite que sejam atendidas todas as regiões brasileiras e estabelecimentos de quaisquer níveis, democratizando as formas de enriquecimento qualitativo dos gestores educacionais.

Ao final do curso, o Instituto de Pesquisas e Administração da Educação pretende ter contribuído, de modo eficaz, para o seu enriquecimento profissional, ampliando suas possibilidades num mercado de trabalho altamente competitivo, permeado pela vertiginosa evolução tecnológica.

Modalidade

A modalidade é de educação a distância com uso da internet. Essa metodologia permite que sejam atendidas todas as regiões brasileiras e estabelecimentos de quaisquer níveis, democratizando as formas de enriquecimento qualitativo dos gestores educacionais.  

Carga horária

Cada unidade de ensino tem carga equivalente a 80 horas de estudos e, para a integralização do programa são necessárias 400 horas (80 x 4 unidades mais 80 
horas de produção científica).  Mas você pode estudar no seu ritmo de aprendizagem. Flexibilidade é uma das principais características da educação a distância. Você faz o seu horário de estudo!

Sistema de crédito

Cada unidade tem equivalência a seis créditos, sendo necessário, para integralização do curso um mínimo de vinte e quatro.

Pré-requisito

Conclusão do ensino superior (graduação em qualquer área)

Apoio ao aluno

*

Orientação inicial para os estudos através da educação a distância

*

Apoio para desenvolvimento dos exercícios de aferição de aprendizagem a cada unidade didática, que deverão ser entregues no prazo máximo de 45 dias.

*

Orientação para o trabalho de conclusão do curso (produção científica)

*

Interação permanente, sempre que houver necessidade ou dúvidas do aluno

Estrutura curricular

O ensino está dividido em quatro unidades didáticas estruturadas como cursos independentes, mas interrelacionados e ainda um trabalho de conclusão de curso que será uma produção científica.

*

Técnicas de Administração da Educação
* Legislação Educacional Brasileira
* Recursos Humanos na Educação
* UNIDADE DIDÁTICA OPTATIVA - Introdução ao Direito Educacional ou Direito Educacional Brasileiro ou Direito Educacional Constitucional ou Administração da Pequena e Média Escola ou Administração de EAD ou Legislação aplicável a EAD ou Recursos Humanos para EAD ou Materiais Didáticos para EAD

Produção científica

Ao final da conclusão de quatro unidades o aluno deverá fazer seu trabalho de conclusão do curso, sob forma de monografia ou similar, permitindo uma visão de conjunto do aprendizado e servindo de base para a difusão do conhecimento.

Certificação

Os cursos de especialização profissional não permitem o exercício profissional eis que no Brasil isso só ocorre com a conclusão da graduação e a expedição do correspondente diploma.

Assim, os certificados têm validade como enriquecimento do saber.

Ao término de cada unidade didática há uma certificação, assim que ocorra o aproveitamento dos estudos.

Concluídas as quatro unidades e elaborada a produção científica, há a certificação plena do curso.

Investimento

- matrícula individual -

O investimento para quatro unidades mais a produção científica é de R$ 1.053,00 à vista ou 6 parcelas de R$ 195,00 (totalizando R$ 1.170,00).

- estudo compartilhado -
(vide instruções especificas)

2 alunos - desconto de 20%
3 alunos - desconto de 25%
4 alunos - desconto de 30%
5 alunos - desconto de 35%

- unidades associadas -

As Unidades Educacionais ou Empresariais Associadas têm direito a desconto de 5% em qualquer das situações.

- financiamento e bolsas de estudo -

O Instituto possui linhas especiais de apoio a alunos que necessitem de tratamento financeiro especial, através de um sistema de crédito educativo, com maiores prazos ou descontos especiais.

Estudo compartilhado

Uma das grandes inovações do sistema adotado pelo Instituto é a possibilidade do estudo ser feito por um grupo de pessoas, utilizando-se o mesmo material didático e de apoio.

Os exercícios para a avaliação e a produção científica terão que ser individualizados.

Há condições especiais de pagamento para alunos que optem por essa forma (vide instruções especificas no item "investimento").

É necessário existir um mínimo de 2 e um máximo de 5 alunos para que a modalidade do estudo compartilhado seja  implantada.

Aluno não identificado

Outra grande inovação trazida para o Brasil pelo Instituto é a possibilidade do aluno não ser identificado.

Muitas das vezes o aluno, por diversas razões, não pretende se expor aos eventuais riscos de uma avaliação insatisfatória ou externar o desenvolvimento de seus estudos.

Para atender a esses casos específicos o aluno faz sua matricula através do uso de um pseudônimo e recebe uma senha. Pode também optar por ser um número de caixa postal eletrônica.

O desenvolvimento do curso é idêntico aos demais casos, contudo não há a certificação.

No momento em que o aluno quiser (e se assim pretender) ele identifica-se e é submetido a uma avaliação específica, sendo-lhe conferida a certificação a que faz jus.

Sistema de matrícula e desenvolvimento do curso

1. - Para iniciar o curso é necessário fazer a matrícula, preenchendo a ficha de matricula e o respectivo certificado. A ficha é sempre com o nome do aluno e o certificado em nome de quem é o responsável pelo custeio financeiro do curso; caso seja o próprio aluno não é necessário o preenchimento dos dados pessoais no último; defina a forma e sistema de pagamento;

2. - Envie-nos através do e-mail instituto@ipae.com.br e aguarde instruções;

3. -  Imediatamente após a matrícula, o Instituto envia as instruções junto com o material de apoio inicial, podendo a remessa ser feita através de e-mail ou pelos correios, a critério do aluno;

4. - O aluno estuda em casa, no local de seu trabalho ou onde preferir o conteúdo programático. Embora não exista um prazo rígido para a conclusão da unidade é recomendável que a mesma seja feita no prazo de 30 dias (o que permitirá que em seis meses exista a conclusão total do curso);

5. - No final de cada unidade há um conjunto de exercícios que devem ser feitos pelo aluno e enviado ao Instituto por e-mail, permitindo a aferição de aprendizagem. Atingindo um mínimo de 70% de aproveitamento há a certificação parcial (da respectiva unidade de ensino) e o Instituto remete o material didático seguinte.

6. -  Procedimento idêntico é feito em todas as unidades seguintes;

7. -  Caso não seja alcançado o mínimo exigido a equipe do Instituto encaminhará orientação para estudos complementares, ocorrendo nova(s) avaliação(ões) até que se atinja o aproveitamento;

8. -  Objetivando uma visão ampla sobre os principais acontecimentos na área de educação o aluno terá acesso,  ao Jornal da Educação possibilitando uma série de informações para a complementação do aprendizado;

9. -  Após a conclusão de todas as unidades o aluno deverá elaborar uma produção científica (monografia ou trabalho similar). Para tanto, a partir da conclusão de três unidades, já se iniciará a orientação para o desenvolvimento;

10. - Ao término de cada unidade há a certificação parcial e no final do curso, a certificação plena.

 

- IMPORTANTE -

O Curso de Administração da Educação é um programa livre desenvolvido como especialização profissional. Confere certificado que normalmente é aceito como enriquecimento de conhecimentos, entretanto sem validade para fins de ascensão em carreiras públicas.

Os cursos funcionam com base no Parecer 18, de 27 de janeiro de 2010, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que ressalta a dispensa de credenciamento junto ao MEC de organizações especializadas que se dedicam a atendimento a profissionais que atuam no mercado de trabalho.

 

Informações

http://www.ipae.com.br Q e-mail: insituto@ipae.com.br

Av. Rio Branco, 156 - conjunto 1926 - CEP 20040-901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
21-3905-0964

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